AH! SE O MEU POVO ME ESCUTASSE

Salmo 78:1 – “Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca”.

escutasseQuando lemos a história de Israel ficamos perplexos com duas coisas: Com a dureza e incredulidade do coração do povo e com a infinita misericórdia de Deus. Apesar de o povo, literalmente tapar seus ouvidos para não ouvir a voz de Deus, Este não os abandonava. O Deus de amor, libertou, sustentou e guiou o povo, mas, mesmo assim, eles viraram as costas e foram atrás de ídolos. Mesmo sendo misericordioso e gracioso para com eles, não obstante, continuavam obstinados e infiéis. Confesso que no passado já fiquei indignado com o povo de Israel; porém, hoje, vejo que sou pior do que eles. Deus me abriu os olhos para que eu possa ver minha podridão e me fez ver o quanto vivi no desagrado Dele. Fico me perguntando: o que seria de mim se não fosse a graça e a misericórdia de Deus? Reconheço com vergonha e gratidão a bondade de Deus. Sou eternamente grato ao meu Deus que me amou de verdade e não desistiu de mim. Sua compaixão se acendeu e Sua destra poderosa me alcançou. O Senhor Jesus veio me resgatar quando eu estava no fundo do lamaçal. Por desobediência e falta de temor, continuei na prática do pecado e cheguei a estar na “boca do leão”, isto é, já estava sendo engolido pelo Diabo (II Timóteo 4:17-18). Quando somos jovens, desconhecemos o perigo do pecado e, vivemos na prática deles como se nada pudesse nos acontecer. Terrível engano! O pecado tem ceifado a vida de muitos jovens nestes dias. Muitos tem ido para o mundo em busca de prazeres e não tem mais ouvido a voz do Senhor. Deixaram de ler a Bíblia e de ir aos cultos. No Livro de Provérbios vemos Deus pedindo para ouvir Sua voz. Vemos Deus falando e o povo rejeitando e então, em seguida, vemos o juízo sendo dito (Provérbios 1:24-33). A mensagem de hoje é um grito de desespero de alguém que já foi jovem e esteve perto da morte eterna. É tempo de ouvir a voz do Senhor e viver em santo temor. Peço aos jovens: ouçam o Senhor, não se apartem Dele. Ele é a nossa Rocha da Salvação, Nele tudo subsiste. Abandonar o Senhor Jesus é escolher a morte e o inferno. Vemos no Salmo 78 a história do povo de Israel, um povo eleito, amado pelo Senhor, protegido e guiado. Mas esse povo provocava a ira de Deus, desprezavam seus conselhos e eram infiéis à Sua aliança. Deus os perdoava e em seguida, este povo, que tipifica cada um de nós, continuava tentando e pecando contra Deus. Deus verdadeiramente é paciente e misericordioso! Esta é a segunda coisa que me deixa perplexo. Como Deus pode ser tão paciente? Verdadeiramente podemos dizer que Sua misericórdia não tem fim, renovam-se a cada manhã. Lamentações 3:22-23 – “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. Como vimos no Salmo 78, o povo, mesmo tentando e provocando o Senhor, era por Ele perdoado, incrível não? Salmo 78:38 – “Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniqüidade e não destrói; antes, muitas vezes desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação”.

Nestes dias recebi uma ligação interurbana de uma mãe via celular. Uma mãe sofrida ao ver, por longos anos, seus filhos fora do caminho do Senhor. Os filhos, apesar de terem ouvido a Palavra muitas vezes, continuam vivendo no pecado e longe do Senhor. Esta mãe está sofrendo com as desventuras e dificuldades dos filhos. Sei que é difícil uma mãe deixar de se preocupar com os filhos; assim também é o nosso Deus. Ele se preocupa e deseja muito o bem-estar dos Seus. Deus se compadece e não nos abandona, mesmo quando O traímos e O rejeitamos. Falei para esta mãe deixar Deus tratar dos filhos, pois os filhos precisam passar pelo estreito para que possam finalmente olhar para Deus (Oséias 2:14). Disse à ela: não se preocupe!  Entregue os filhos e descanse no Senhor. Apenas creia, pois o nosso Deus é paciente e benigno. Sim, Deus trata os pecadores à Sua maneira. Se não crerem no Senhor Jesus, certamente morrerão em seus pecados (João 8:24). Por fim, perguntei a esta mãe piedosa, temente e fiel a Deus: e quanto à senhora? Está tudo bem? Sua resposta foi firme e clara: Sim, pastor, Deus é fiel e nada me falta! Ele tem cuidado de mim. Eu estou bem! Deus tem cuidado dela, sustentado e guardado pelo Seu poder. Sinto descanso, como pastor, pois sei que esta irmã vive em temor e obediência a Deus. Ela aprendeu a ouvir a voz do Senhor e tem se deleitado em Cristo Jesus. Alguns anos atrás, quando ainda vivia no pecado e na desgraça, Deus, por Sua bondade e misericórdia a chamou e a salvou. Desde então, ela fielmente tem seguido o Senhor Jesus e a Ele tem se submetido. O Senhor Jesus mudou a vida dela, pois ela ouviu Sua voz. Ela começou a freqüentar os cultos semanalmente, sem falhar, por anos e porque ouviu a Palavra e creu no Senhor Jesus, foi salva do pecado, do mundo e de Satanás. Em João 6:45 o Senhor Jesus diz: “…. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”. Como foi precioso para esta irmã estar em todas as reuniões ouvindo a Palavra de Cristo. Ela ouviu e aprendeu e o Pai a levou para Cristo.

Salmo 81:8 – “Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!” Este é o desejo de Deus: que nós O ouçamos. Deus quer que ouçamos Sua voz, Sua Palavra. Não palavras de homens, não experiências de homens, não pregação de homens; mas Sua Palavra (Leia Jeremias 23). O coração de Deus suspira a que ouçamos Sua voz. Precisamos dar ouvido ao que Deus tem a dizer através da Pessoa maravilhosa do Seu Filho. Deus falará por meio de Cristo e Sua Palavra (Hebreus 1:1-2). Deus deseja falar conosco hoje. Ouçamo-LO! Salmo 81:11-16 – “Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao Senhor se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha”. 

Hebreus 13:8 – “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. Nosso Deus é imutável! Sua Palavra é eterna! Somos o Seu povo hoje e precisamos saber que Ele continua desejando que nós O ouçamos. Apesar de muitos de nós ainda vivermos no pecado e no mundo, Sua misericórdia ainda subsiste, por isso, creiamos que hoje ainda é dia de salvação. Hebreus 3:12-15 – “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Abril de 2013.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s