A BÊNÇÃO DE ABRAÃO

Vemos no livro de Gênesis que há duas descendências; uma abençoada e outra amaldiçoada. No capítulo um vemos o quanto Deus quer abençoar o homem (1:28) e no capítulo dois vemos Deus alertando o homem da maldição (2:16-17). Quando chegamos no capítulo três, infelizmente vemos o homem caindo na maldição (3:16-19). A partir daí vemos duas descendências bem distintas, separadas pela inimizade para sempre. A descendência da serpente também multiplica sobremaneira (Caim, Lameque, Ninrode e muitos outros mais). A descendência abençoada também prossegue com Enos, Enoque e Noé.

AbraaoNo início, quando Deus criou o homem Ele o abençoou com a bênção da multiplicação: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a… (1:28). A bênção do Senhor continua, Ele é o Deus da bênção. Em Noé vemos claramente que a bênção continua. Gênesis 9:1 – “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”. Veja também o verso sete: “Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela”. A linhagem da bênção continua com Sem e Jafé (9:26-27) e a da maldição com Cam (9:25). A descendência maldita continua provocando a Deus e tentando se estabelecer sem Ele. Eles queriam construir uma torre que chegasse ao topo do céu (11:4). Mas por ironia Deus desceu só para ver o que a descendência maldita estava para fazer. Enquanto eles querem subir até o céu por conta própria, Deus precisa descer. Por mais poderoso que o homem pensa ser, nada é diante do único, eterno e poderoso Deus. Quando chegamos no capítulo doze, vemos que Deus encontra um descendente abençoado chamado Abrão. Este foi diante do projeto de Deus de abençoar a terra, uma peça chave. Deus faz aliança com Abrão e o abençoa. Gênesis 12:2-3 – “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. A mesma bênção do início continua na linhagem de Deus. Veja como Deus é o Deus da bênção: 13:16; 15:5; 17:2-8, 21; 22:17-18; 24:1; 26:3-5,13.

A linhagem da bênção continua em Isaque, Jacó, Judá, passa por Davi, vai, vai, passa por José e chega em Jesus Cristo (veja Mateus 1:1-17).

Deus prometeu a bênção desde o início e Ele sempre cumpre o que promete. Quando lemos o Velho Testamento, após o novo nascimento, Deus abre os olhos para vermos Cristo. Cristo está tão presente no Velho Testamento. Tudo converge Nele, Ele é a razão do Velho Testamento, Dele testifica o Velho Testamento. O Velho Testamento anuncia a Sua vinda, a Sua obra na cruz, o Seu eterno reinado. O Velho Testamento glorifica o Senhor Jesus, entroniza-O, centraliza-O. A bênção que Deus promete desde o início é simplesmente o Seu Filho amado. Cristo é a promessa da bênção, Cristo é a bênção, em Cristo está toda a bênção. O projeto de Deus para nos abençoar ao longo de séculos e séculos desemboca em Cristo, se concretiza em Cristo, torna-se real e pessoal em Cristo.

No livro de Gálatas vemos claramente que a descendência de Abraão é apenas uma: CRISTO. Gálatas 3:16 – “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo”.

Precisamos entender que para sermos descendência de Abraão precisamos tornar-nos parte de Cristo. Sendo um com Cristo, tornamo-nos em descendência de Abraão e assim somos herdeiros da promessa que foi feita séculos e séculos atrás. O que Deus prometeu à Abraão se cumpre em Cristo. Muitos crentes e religiosos procuram a bênção de modo carnal, são os chamados filhos da escrava. Precisam sacrificar-se para tentar alcançar alguma graça de Deus. Hoje é doze de outubro, feriado nacional. Ao assistir noticiário pela televisão, vemos muitos filhos da escrava agradecendo a graça recebida, fazendo longas peregrinações até a cidade de Aparecida. Gálatas 4:21-31 fala destas duas linhagens. Muitos crentes vivem fazendo correntes, jejuns e outros sacrifícios mais para tentar alcançar alguma bênção do Pai. Nós já fizemos isto em nossa ignorância e sabemos hoje que não é este o caminho por isso, falamos com todo o fervor a respeito da bênção de Deus em Cristo Jesus. A Escritura é clara quando diz que é pela fé em Jesus Cristo e não pelos nosso esforço e mérito. Gálatas 3:8,9,22,26.

É pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo que nos tornamos herdeiros da promessa da bênção.

Foi na cruz que Deus nos incluiu na linhagem da bênção. Através da cruz tornamo-nos filhos da promessa por que pela cruz somos incluídos em Cristo. Não há outro caminho senão pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Somente pela cruz tornamo-nos um com Cristo e se estamos em Cristo somos também filhos de Deus pela fé no Senhor Jesus Cristo (Gálatas 3:26). Em Cristo somos herdeiros da promessa. Gálatas 3:29 – “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”.

Na cruz o Senhor Jesus se fez maldição em nosso lugar para que não mais continuássemos na linhagem maldita. A cruz trouxe a bênção de Abraão até nós em Cristo Jesus.

Gálatas 3:13-14 – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que  recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”. Desde as primeiras páginas das Escrituras Cristo já fora prometido a nós e Deus cumpriu Sua promessa para que em Cristo pudéssemos ser abençoados. Essa promessa da bênção de Deus se cumpre em Cristo somente para os que crêem Nele (Gálatas 3:22).

Durante muitos anos vivi como um escravo da lei, escravo da escrava por que não conhecia a cruz de Cristo. Pela cruz fui resgatado da maldição e feito filho da promessa, filho da bênção. Pela fé na Pessoa e obra de cruz do Senhor Jesus, Deus começou a me olhar em Cristo e agora tenho vivido como um filho abençoado. Agora não preciso mais ficar reivindicando, determinando bênção para mim ou para os outros. Em Cristo tenho sido abençoado a cada momento. Jesus Cristo é a chave de toda a bênção que procede do Pai e a chave para estar em Cristo é pela fé em sua obra de cruz. Sê tu uma bênção, em Cristo Jesus!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada

Maringá, Outubro de 2011.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s