APEGO IDOLÁTRICO

Em Êxodo 20:3, Deus diz para não termos outros deuses diante Dele. Isto seria idolatria. Qualquer pessoa ou coisa que toma o nosso afeto, respeito, coração, tempo, energia, dedicação pode se tornar um ídolo em nosso coração. O mundo trabalha ininterruptamente para criar ídolos. A mídia apresenta exaustivamente os ídolos da atualidade. Desde muito cedo as crianças são ensinadas à prática da idolatria, brincam com os ídolos em forma de bonecos. Os adolescentes adoram um cantor famoso tipo Justin Biber, as jovens tornam-se Maria chuteiras ao assediarem o Neymar, as mais velhas adoram ir ao show do Roberto Carlos e os fãs do esporte fazem de tudo para sentar à poltrona para assistir seu time de coração. Vivemos cercados de idolatrias, tudo tem sido usado pelo maligno para desviar as pessoas de Deus. A idolatria é vã, não salva, não acrescenta, é loucura e insensatez. Fomos criados para o louvor e glória de Deus e devemos contemplá-Lo continuamente para que sejamos transformados de glória em glória à Sua imagem (II Coríntios 3:18). Deus deseja que sejamos parecidos com o seu Filho (Romanos 8:29) e não com os ídolos deste mundo, pessoas revestidas da glória deste mundo, cheios de fama, riqueza e pompa. Glória esta muito pesada aos homens, por isso, quando as recebem acabam ficando doentes e loucas. Veja por exemplo Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson e muitos outros mais.

Precisamos cuidar para que nenhum ídolo resida em nosso coração por que o nosso Deus é zeloso (Êxodo 20:5). Um dos ídolos mais presente nos corações dos homens, em nossa sociedade capitalista e consumista, chama-se avareza. Em Colossenses 3:5 diz que a avareza é idolatria. O mundo nos ensina a ganhar dinheiro a qualquer custa, não importa os meios, o importante é acumular para si o máximo possível. Mas Deus nos ensina em I Timóteo 6 que há tentações e ciladas para o coração avarento e podem levá-lo para a ruína e perdição. Ensina também que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e pode não só desviar da fé como também atormentar com muitas dores. Em Apocalipse 22:15 diz que o idólatra não vai entrar no reino de Deus e isto significa que ele vai perder a vida eterna junto de Jesus Cristo. Não há problema em ganhar dinheiro, o problema é o dinheiro ganhar nosso coração.

Muitos anos atrás uma irmãzinha coreana muito piedosa usava um vestido simples e modesto. Ela achava que os vestidos caros eram do mundo e se deleitava em usar o seu vestido simples. Sempre usava este vestido, dentro ou fora de casa, era aquele mesmo vestido simples. Ela se sentia bem com aquele vestido por que ele era bem modesto. Um dia, quando alimentava seu filhinho, caiu sopa no vestido. Imediatamente pôs-se a lavar, esfregava-o para a qualquer custo tirar a mancha. Apesar de muito esforço, o vestido continuava com a mancha. Em meio a lágrimas, ela estendeu o vestido no varal e silenciosa contemplava a mancha que estragara o seu precioso vestido modesto. Neste mesmo dia, em seu quarto, em oração, Deus revelou à esta irmãzinha que aquele simples e modesto vestido havia usurpado o seu coração. Sem que ela percebesse, até mesmo com boa intenção no coração, algo simples do seu dia-a-dia invadiu e residiu em seu coração. O Senhor Jesus não tinha primazia naquele coração sincero, mas idólatra. Será que em nosso viver diário abrigamos pequenos ídolos? De modo inconsciente e pela falta de zelo, temos abrigado algo ou alguém em nosso coração? Estamos cientes que temos que tratar com cada um deles para que não nos desvie do Senhor? Estamos cientes de que cada um deles torna-se um empecilho oculto para a nossa vida cristã? Jeremias 17:9 diz que o nosso coração é enganoso e corrupto, por isso não devemos confiar em nós mesmos. Precisamos do Espírito Santo e da Palavra para não sermos enganados. Precisamos aprender a tratar a cada dia as nossas motivações. Para quem fazemos? Por que fazemos? Se o Senhor Jesus Cristo não for o centro da nossa motivação pode estar havendo idolatria. Sejamos zelosos e cuidados quanto a idolatria em nosso coração.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós 

Maringá, Novembro de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s