A CRUZ É PARA VALER

Hino: A consagração – Disposto a sofrer pelo Senhor

“Muitos querem entrar no Reino, quem quer carregar a cruz?

Muitos o galardão almejam, mas o mundo quer deixar?

O caminho da cruz não quer trilhar, mas Sua bênção quer.

O caminho da cruz não quer trilhar, mas Sua bênção quer.”

Em Lucas 9:23 o Senhor Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

olhos-pra-cruzDe fato, a porta é estreita. Mateus 7:13,14 – “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho  que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”. Jessie Penn-Lewis diz que a cruz é o caminho para o reino e isto é verdadeiro. Não há como ir para o céu sem nascer de novo (João 3:3). Para nascer de novo é preciso, antes de tudo, morrer com Cristo na cruz (João 12:24). Por isso, sem cruz não pode haver o novo nascimento e sem o novo nascimento não há céu. Mesmo nascendo de novo, se abandonar a cruz, não tem como chegar no Reino de Deus. A cruz é fundamental para o peregrino, sem ela é impossível o peregrino continuar em direção ao Reino. A cruz vai livrá-lo dos enganos ardilosos do inimigo, vai protegê-lo da luxúria e tentações do mundo. Enquanto peregrinamos por este mundo perverso, se não houver cruz, os desejos carnais vão ser atraídos pelo prazeres transitórios do pecado e essa pessoa ficará à mercê do inimigo. O pecado será como uma tenaz (Hebreus 12:1), ou seja, uma cola grudenta que o impedirá de caminhar para o Reino. A cruz vai libertá-lo do pecado para que ele não ande como um escravo do pecado e vai tirar o seu ego do centro a fim de que o Senhor Jesus venha viver nele. A cruz é fundamental porque, por meio dela, Cristo vem morar em nós. Ele é o Guia, o Pastor, a Rocha segura. Sem cruz é estar sem Cristo e estar sem Cristo é estar fora do Reino. Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Cristo vai nos guardar do pecado e o Maligno não vai nos tocar (I João 5:18). A cruz nos leva para Jesus e traz Jesus para nós. Pela cruz ficamos nas mãos Dele e de Suas mãos ninguém pode nos arrebatar (João 10:28).

A primeira estrofe deste hino traz uma pergunta crucial. “Quem quer carregar a sua cruz?”

Aí está o segredo para entrar no Reino de Deus. Sem cruz não há Jesus e sem Jesus não há salvação. O apóstolo diz: “Estou crucificado com Cristo, logo não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Sem cruz o ego reina, com cruz, Cristo reina. Com cruz o homem torna-se Cristocêntrico e, sem cruz, o homem continua egocêntrico. Quer tudo para si. Quer o Reino, o galardão e as bênçãos, menos a cruz. O ego evita a cruz e a cruz mata o ego.

A segunda pergunta crucial neste hino é: “O mundo, quem quer deixar?”

A cruz é fundamental para nos desarraigar deste mundo perverso. Gálatas 1:4 – “o qual (Jesus Cristo) se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,”. Temos duas direções: a cruz ou o mundo. A cruz vai nos levar para o Reino e o mundo para o inferno. Aquele que vira as costas para a cruz segue em direção ao mundo, à morte e ao inferno. Aquele que toma a cruz, vira as costas para o mundo e vai em direção ao Reino. O mundo é inimigo de Deus porque ele seduz e mata as pessoas. Precisamos entender que não tem como ficar com um pé no Senhor e outro no mundo, isso não existe. Não tem como amar o mundo e amar o Senhor ao mesmo tempo. Ou um ou outro. Tiago 4:4 – “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Aquele que quer ir para o Reino precisa da cruz, pois só ela é capaz de nos separar deste mundo. Gálatas 6:14 – “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.”

O peregrino precisa saber que só há um caminho a trilhar, o caminho da cruz. AQUELE que trilhou o caminho da cruz diz ainda hoje a cada um de nós: SEGUE-ME! Este caminho O levou para o Reino, agora Ele reina e reinará para sempre. Filipenses 2:8-9 – “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. Não temos dúvida que a cruz é o caminho para o Reino. Não resta dúvida que ao trilhar o caminho da cruz, chegaremos lá. II Timóteo 2:11,12 – “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos;”.

A primeira estrofe deste hino termina falando de bênção. Creio que a cruz de Cristo foi uma grande bênção para nós porque trouxe a bênção da vida de Cristo para nós. Jesus, de fato, é o nosso Salvador, pois nos salvou dos nossos pecados (Mateus 1:21). Não podemos esquecer também que bênção é sermos tirados, arrancados e afastados de toda a perversidade. Atos 3:26 – “Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades”. Hoje sei que a cruz é uma grande bênção, pois por meio dela fui liberto do pecado. Romanos 6:6 – “sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. Trilhar o caminho da cruz é uma grande bênção para todo cristão. Viver vida de cruz é o melhor de Deus para nós neste mundo. Ao chegar no Reino por ter trilhado o caminho da cruz, viveremos eternamente na glória e no Reino do nosso Senhor Jesus Cristo. Após refletir sobre as duas perguntas desta primeira estrofe, desejo apenas deixar o seguinte convite: VAMOS NEGAR A NÓS MESMOS, TOMAR A CRUZ E SEGUIR O SENHOR JESUS ATÉ O REINO. Avante, avante ó cristão! Em breve, pela senda do Calvário, chegaremos no Reino de Deus, aleluia!

A CRUZ É PRÁ VALER… É RADICAL!… É CRUCIAL!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Janeiro de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s