CARTA AOS JOVENS

Aos meus amados jovens; digo não como minha possessão, porém, como um pastor que abraçou suas vidas, que ama sinceramente a cada um e que deseja profundamente a sua plena salvação. Em um tempo onde o inimigo trabalha incessantemente, seduzindo os jovens através dos prazeres do mundo e da carne, não tem como ficar calado. Ao ver três jovens da igreja vivendo no mundo e no pecado, meu coração fica partido e aflito. Pela fé, creio que a infinita misericórdia de Deus os trará de volta à comunhão com o Senhor Jesus e Sua igreja.

I João 2:12-14 – “Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”.

Apesar de não ver estas palavras se cumprindo na vida de alguns jovens, na presença de Deus, declaro minha fé nestas palavras. Creio que estas palavras farão parte do testemunho de vida dos jovens desta igreja, pois não tem como não ser quando se tem o evangelho do Cristo crucificado. Através do novo nascimento, o Cristo crucificado e ressuscitado vive no jovem, por isso ele é forte. Ao ouvir a Palavra e praticá-la, certamente vencerá o Maligno. Um jovem nascido de novo, crucificado com Cristo, vive pela fé e, pela fé, vence o mundo.

I João 5:4,5 – “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a vossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?

O jovem nascido de novo aprendeu a mortificar a natureza terrena.

Colossenses 3:5 – “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lascívia, desejo maligno e a avareza, que é idolatria”. A cada dia, nega-se a si mesmo, toma sua cruz e segue a Jesus (Lucas 9:23). Ele foi crucificado com Cristo, foi liberto do poder do pecado e não serve mais o pecado como escravo (Romanos 6:6). Recebeu a revelação da sua morte e ressurreição com Cristo e agora não mais vive ele, e sim, Cristo (Gálatas 2:19-20). O jovem cristão, regenerado em Cristo, experimentou o poder e a eficácia da cruz, por isso, dia a dia toma-a a fim de crucificar a carne com as suas paixões e concupiscências (Gálatas 5:24). Ele permanece em Cristo, pois O confessa como o Filho de Deus. I João 4:15 – “Aquele que confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus”.

O jovem nascido de novo, pela cruz e pela fé vence o mundo e não anda na prática do pecado como dantes (Gálatas 6:14; I João 5:4,5; 2:15-17; 3:9; 5:18). O mundo está morto para ele, não exerce mais atração e não o deixa fascinado como outrora. Ele próprio morreu para o mundo. Agora vive como um lavado, santificado e justificado em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus (I Coríntios 6:11).

Quando eu disse que creio na Palavra de I João 2:12-14 onde diz que o jovem é forte, tem a Palavra de Deus e vence o Maligno é por que eu creio na obra da cruz. Na cruz o próprio Senhor venceu o Maligno (Colossenses 2:14-15) e, certamente, pela cruz em Cristo Jesus, o jovem também vencerá o Maligno.

O Cristo da cruz é o segredo da vitória sobre o inimigo. Jovens, creiam na mensagem da cruz, vivam a mensagem da cruz, pois desta forma terão o Cristo ressurreto em vocês e Ele vos guardará do pecado e conseqüentemente o Maligno não tocará em vocês (I João 5:18).

Meu querido jovem: Deus te deu toda a provisão para vencer o Maligno. Com certeza é isso que Ele deseja e espera de você e a prova disso está em Sua afirmação: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”.

O texto de I João 2:12-14 começa dizendo que os seus pecados são perdoados. Creia, há perdão para os seus pecados, não os encubra, não permaneça no pecado, venha para Deus a fim de que o sangue de Jesus Cristo te purifique de todo o pecado (I João 1:7 e 9). Não fique com vergonha; apesar de você ter sido um “sem vergonha” (isto todo pecador é) ao praticar os pecados da carne, Ele te ama e quer te perdoar. Para isso, você precisa se arrepender sinceramente e confessar seus pecados. Seu maior erro foi virar as costas para o Salvador e avançar em direção ao mundo e ao pecado. Agora, não cometa outra vez outro grande erro. Que erro? O erro de não voltar para Aquele que está de braços abertos para te receber, lavar, perdoar e te transformar em um vencedor. Temos a garantia por parte de Deus, pois na parábola do filho pródigo, Ele deixa claro que vai te receber de volta, mesmo estando sujo e maltrapilho, ok? Seu fedido! Venha para Cristo e volte para a Sua igreja para ouvir a Palavra de Deus. A Palavra vai te trazer fé para você vencer o Maligno.

Esta carta não terminou ainda! Há mais uma coisinha para você, querido jovem fedido. Abra a sua Bíblia em Hebreus 11:23-29. O decreto de Faraó era que todo filho macho teria que ser morto. Mas quem disse que o Diabo manda? Temos o Deus Soberano, Ele e só Ele manda e comanda tudo. O Diabo quer que todo jovem seja morto ao ser seduzido pelo mundo e pelo pecado. Pela graça e misericórdia de Deus, você jovem, que foi marcado pelo Diabo para ser morto, está sendo salvo. Assim como Moisés era formoso, você também é lindo aos olhos de Deus. Fedido, mas lindo aos olhos Daquele que ama o mais vil pecador. O Senhor Jesus veio para salvar o pecador fedido. Isso é que é amor não? Amar um pecador fedido…, que tremendo, não? Nosso Deus é maravilhoso!

Jovem, veja o exemplo de Moisés. No verso 24 diz que ele recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Ele não quis para si a honra deste mundo, o poder que o mundo oferece. Ele escolheu Deus ao invés deste mundo perverso e tenebroso. Que escolha fantástica! Ele não ficou com um pé na igreja e outro no mundo como o crente Jerimundo, parente do Demasmundo (II Timóteo 4:10).

Moisés, que homem de Deus! Hebreus 11:25 diz que ele preferiu ser maltratado junto ao povo de Deus a usufruir os prazeres transitórios do pecado. Paradoxalmente falando, seria como sofrer perseguição, e gozação só porque é um jovem virgem e puro. Ele prefere ser chamado de “E.T.”, “Nerdi”, tonto, frouxo, bobinha, crentinha, bicha e outros adjetivos mais. Ele prefere sofrer afrontas ao invés de usufruir os prazeres transitórios do pecado. Ele diz: PECADO? Tô fora! Os prazeres do pecado acabam, porém a salvação de sua alma é eterna. O jovem cristão não pode trocar o eterno pelo temporal. II Coríntios 4:17-18 diz: “eterno peso de glória, acima de toda comparação”. Os prazeres do pecado nem se comparam com o que Deus tem preparado para o jovem que permanece fiel à Ele. O que Deus já tem preparado é incomparavelmente melhor. Jovens, lembremos do que está escrito: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.

Moisés tomou a decisão certa! Ele não quis saber em viver os pecados transitórios e depois perder a glória do céu. Meu querido jovem inteligente: Escolha Jesus Cristo e não os prazeres transitórios do pecado. Se você continuar fedido, certamente não entrará na mansão celestial. Lá só vai ter cheirosinhos, ulalá!

Hebreus 11:26 diz que Moisés considerou o opróbrio de Cristo, a vergonha de Cristo, a cruz de Cristo como um tesouro maior do que os tesouros do Egito. Sem dúvida, a cruz de Cristo é riquíssima, comparada ao que o mundo pode oferecer ao jovem. Jovem, não se iluda com as ofertas do Maligno. Os prazeres do pecado e da carne no mundo não são nada comparados a um viver na cruz de Cristo. Ser crucificado é tremendamente maravilhoso, pois você poderá desfrutar da riquíssima comunhão com Jesus Cristo. Faça como Moisés; pela cruz, contemple o seu galardão lá no céu. Não fique com receio, com medo em relação ao Diabo. Deixa-o ficar furioso, você não precisa se preocupar, tão somente permaneça firme e pela fé, contemple Aquele que é Invisível (Hebreus 11:27).

Pela fé atravesse o Mar Vermelho e deixe o mundo para trás. Assim como os egípcios foram tragados, este mundo perverso também será (I João 2:17).

Quanto à você, diga como Davi: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação” (Salmo 13:5).

Maringá, 03 de Agosto de 2012.

Em Cristo Jesus, Mario Tsuyoshi Yamakami.

Comunidade Bíblica Regenerada

Cristo vive em nós

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s