A HORA JÁ CHEGOU – Segunda Parte

João 3:6 – “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.

Hebreus 12:9 – “Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?

Relógio01Vimos no estudo passado que em João 4:23, o Senhor Jesus disse à mulher samaritana que vem a hora e esta hora já chegou. Que hora é esta? É a hora de o novo mover de Deus. Não mais através de homens, de materiais, de coisas palpáveis, visíveis, audíveis, porém, pelas invisíveis, ou seja, pelo Seu Espírito. Esse novo mover não é baseado em sentimentos da alma ou do corpo. Agora é pelo Espírito do Senhor diretamente ao nosso espírito. Deus não está preocupado com o nosso exterior. Ele não pede para vestirmos paletó e gravata ou vestidos compridos. Ele não pede para as mulheres deixarem o cabelo comprido. Aliás, nesse novo tempo, tudo é muito simples. Nada de suntuosidade, de pompas, de aparências religiosas. O Senhor Jesus é o exemplo: sempre simples e humilde, sem nenhuma ostentação. A mudança não ocorre no âmbito físico ou corporal. Simplesmente ir a uma igreja e se tornar membro dela não basta. É preciso nascer de novo, nascer no espírito.

I Coríntios 15:45-49 – “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é o primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial”.

II Coríntios 5:16-17 – “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

As Escrituras falam claramente de “mudanças”. Agora não é mais segundo o velho Adão e sim, segundo Cristo. Esse novo tempo é segundo o Espírito de Cristo. Desde o início do Seu ministério terreno, o Senhor Jesus dizia a respeito desse novo tempo. Em João 2 quando transformou a água em vinho, Ele já dizia a respeito desse novo tempo, dessa nova alegria. Sem dúvida alguma essa nova vida no espírito é bem melhor. Em João 3 o Senhor diz à Nicodemos sobre o novo nascimento. Pelo novo nascimento adentramos a esta nova vida no espírito. Não mais segundo a carne; agora é pelo espírito. Você precisa nascer de novo para poder ver, entender e viver esta nova vida no espírito. Pela inclusão na morte de Cristo, o nosso velho homem procedente de Adão morre e pela ressurreição, nasce o novo homem criado em Cristo (Efésios 2:10). Esta é a nova criação que as Escrituras tanto falam.

Efésios 2:10 e 15 – “Pois somos feitura dele, criado em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. “aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz”. Leia II Coríntios 4:6.

Efésios 4:22-24 – “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

Na velha vida, sem o espírito, vivíamos segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Efésios 2:3). Éramos ignorantes quanto às coisas do Espírito. Não conseguíamos entender a linguagem do Espírito.

I Coríntios 2:14 – “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucuras; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. Uma pessoa sem o novo nascimento, sem o Espírito de Cristo nela, é facilmente levada e enganada através de cartas, tarôs, horóscopos, profecias que falam de sucesso e satisfaz os desejos da carne. Por isso os filmes de Hollywood que divulgam a doutrina espírita fazem tanto sucesso; temos como exemplo o filme: Ghost – do outro lado da vida. O nascido de novo, ao viver neste novo tempo, vive no espírito, pois é pelo espírito que ele recebe a direção do Espírito de Deus. Romanos 8:16 – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. O tempo todo o Espírito do Senhor nos guia. Gálatas 5:18 e 25 – “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei”. “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. Romanos 8:14 – “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

Nesse novo tempo, o novo nascido recebe uma nova visão. O cego de nascença, curado pelo Senhor em João 9, ilustra a nossa vida. Todos nascem com cegueira espiritual devido ao fato de não terem ainda nascido no espírito. Mas quando nascemos do espírito, podemos dizer: antes eu era cego, agora vejo! O novo nascido percebe, tem discernimento espiritual, tem percepção espiritual porque o Espírito do Senhor habita nele. O Espírito pode falar ao nosso espírito. Deus dá esse entendimento ao novo nascido.

Colossenses 1:9 – “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual”.

Nas cartas do apóstolo João o verbo “sabemos” repete muitas vezes. Somente o novo nascido pode ter este privilégio, pois somente pelo espírito é possível saber a verdade, conhecer a verdade, andar na verdade. Em I João 5:20 vemos: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

É interessante notar que o Senhor Jesus curou muitos cegos. Em Mateus 9:27 vemos a cura de dois cegos; em Marcos 8:22 tem a cura do cego de Betsaída; em Lucas 18:35 tem a cura de Bartimeu, o cego e mendigo de Jericó e em João 9 vemos a cura do cego de nascença. Percebemos o quanto o coração do Senhor deseja que comecemos a enxergar pelo espírito. Tanto que Ele veio como luz a fim de que não andemos nas trevas. Enxergar com os olhos do espírito é de suma importância.

Veja Lucas 18:41-43 – “Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus”. Será que o Senhor não pergunta para você também? Qual é a tua resposta? Lembre-se: foi a fé no Senhor Jesus que curou o pobre cego.

Saiba que estamos em um novo tempo onde é possível viver enxergando com os olhos espirituais. Após a cruz começou um novo tempo, o tempo de andarmos no Espírito e a enxergarmos também no espírito. Aquele que começa a enxergar no espírito continua enxergando cada vez mais as coisas concernentes ao Espírito.

I Coríntios 2:10 – “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”.

Agradeço a Deus por abrir os meus olhos espirituais. O novo nascimento me proporcionou uma nova visão. Antes eu achava que todos os crentes eram bons, que todas as igrejas eram boas, que toda pregação era maravilhosa. Quanta cegueira, quanto engano! Cada vez mais posso discernir pelo espírito as coisas que são do diabo e as que realmente são de Deus. Como esta nova visão está me ajudando. Deus me abriu os olhos! Obrigado Senhor!

Após a cruz, vejo pela ótica do Senhor Jesus e isto é maravilhoso!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Setembro de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s