A HORA JÁ CHEGOU – Terceira Parte

relogioGIRLTemos visto a diferença entre a antiga e a nova dispensação. Vimos em nosso último estudo que o povo de Israel podia contemplar com seus olhos naturais as coisas de Deus. Via o tabernáculo e mais tarde, viram o templo construído por Salomão. Também enxergava os sacerdotes com suas vestes, podia ver o sacrifício dos animais e o sangue deles. Participava das festas, porém estava cego quanto ao significado de tudo aquilo que lhe fora ordenado. A visão natural lhes permitia ver, mas por que não tinham a visão espiritual, eles estavam cegos em relação às coisas de Deus. Quando nascemos de novo, o Espírito Santo concede-nos uma maravilhosa visão espiritual. Além da visão espiritual, recebemos também uma audição espiritual. Na velha dispensação, Deus enviava os seus profetas para transmitir Sua Palavra ao povo. O povo ouvia as Palavras de Deus apenas com os ouvidos naturais. Isto muitas vezes não funcionava, pois eles não ouviam com os ouvidos espirituais. Não é à toa que viviam desobedecendo a Deus e conseqüentemente, viviam debaixo de maldição. Os evangélicos hoje não estariam incorrendo no mesmo erro? Ouvem a Deus apenas com os ouvidos naturais e logo se esquecem da Palavra de Deus. Ao esquecer, acabam não obedecendo a Deus. Isto os leva a uma vida de maldição.

Em Mateus 13:43, após proferir ensinos através de parábolas, o Senhor Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Vemos esta mesma exortação às Igrejas da Ásia Menor em Apocalipse. As sete cartas escritas para as igrejas da Ásia terminavam com esta solene exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz…”. As igrejas ao receberem a carta ou a Palavra do Senhor, não ouviram com voz audível como no Velho Testamento. Eles ouviram com os ouvidos espirituais, pois foi o Espírito quem disse. Está dito lá: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:”. Veja Apocalipse 2:7,11,17,29; 3:6,13,22. Primeiramente vemos que só os que têm ouvidos espirituais podem ouvir o que o Espírito diz. De fato, não tem como receber o ouvido espiritual se antes não nascermos de novo no espírito. Nunca devemos esquecer que, para nascer, é preciso primeiro morrer com Cristo. Por esta razão a Palavra da Cruz é tão preciosa. Ela nos diz que fomos incluídos na morte e ressurreição de Jesus Cristo.  Os nascidos de novo são aqueles que receberam esta maravilhosa revelação. Eles podem dizer com alegria e convicção: Estou crucificado com Cristo, agora é Ele quem vive em mim. Como é maravilhoso receber a nova audição. Ela é espiritual e capta a voz do Espírito Santo.

O nascido de novo pode ouvir espiritualmente ao discernir o mesmo espírito no irmão nascido de novo. Dois cristãos regenerados, ainda que nunca tenham se encontrado antes, podem perceber que são da mesma família. Há um discernimento espiritual, um ouvir interior que lhes permite reconhecer a voz do Espírito. Eles sabem que são filhos de Deus, irmãos em Cristo Jesus. Então a alegria transborda e o amor cristão se manifesta. São unidos no mesmo espírito e desfrutam de uma maravilhosa comunhão.

Marcos 7:32-35 – “Então, lhe trouxeram um surdo e gado e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva; depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te! Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente”.

João Batista foi preso e lá na prisão abateu uma dúvida em relação ao Senhor. Então o Senhor mandou anunciar a João o que eles estavam ouvindo e vendo: “os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mateus 11:4-5). O Senhor veio inaugurar um novo tempo, um tempo em que os surdos espirituais possam receber um novo ouvido; agora, um ouvido espiritual. Como nascidos de novo, desfrutemos alegremente do nosso ouvido espiritual ouvindo o que o Espírito Santo está dizendo à Sua igreja.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada  

Maringá, Setembro de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s