FINALMENTE DESENGANADOS

Quando o médico chama os familiares e dá a notícia de que o paciente terminal não tem mais esperança, diz-se que o médico “desenganou” a família. Chamem os parentes por que certamente a hora da morte chegou. Não fiquem iludidos, vai morrer mesmo! Não há alternativas, não há salvação! Há somente uma verdade, uma realidade: A MORTE CHEGOU!

A família foi desenganada! Que expressão fantástica! Essa expressão mostra que até então a família vinha sendo enganada. O engano consistia no fato de que o sujeito não iria morrer. O engano consiste no fato de manter a ilusão de que não vamos morrer. A verdade, no entanto, desengana, isto é, tira do engano. A Palavra de Deus não pode falhar. Deus havia dito que se eles pecassem: “certamente morreriam” (Gênesis 2:17 fine). Deus nunca nos enganou! O engano veio de Satanás quando disse à Eva: “É certo que não morrereis” (Gênesis 3:4). O Diabo é o pai da mentira (João 8:44).

Muitas vezes vivemos enganados, achamos que nunca vamos morrer. Pessoas dirigem imprudentemente e acham que nunca vão sofrer ou causar acidente grave. Muitos cometem pecados e mais pecados e jamais pensam que isto vai dar em morte. Crentes se afastam da Palavra, de Cristo, da igreja e vão para o mundão e acham que está tudo bem. Quanto engano! Para disfarçar este engano o diabo faz propagandas e mais propagandas através da mídia, filmes e outros meios mais e mostra que a morte é banal, corriqueira e simples. Em João 11 vemos o Senhor Jesus chorando ao ver o sofrimento causado pelo pecado e pela morte. Deus não deseja a nossa morte. I Timóteo 2:4 – “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

Desenganar é dar a notícia de morte. Todos, de fato, morrerão fisicamente, pois todos pecaram e o salário do pecado é a morte (Romanos 3:23; 6:23). Mas existe a segunda morte (Apoc. 2:11), a morte espiritual. Muitos temem esta segunda morte quando a morte chega. Parece até um mistério. Para que não temamos mais a segunda morte é precisa estar desenganado dela. A grande notícia para desenganar é falar que é preciso morrer na cruz em Cristo Jesus. Pregar a mensagem da cruz é desenganar as pessoas, é tirar as pessoas do engano de Satanás a respeito da morte. Uma pessoa desenganada vive em paz, segurança e certeza da vida eterna. Quando a Bíblia diz que já morremos com Cristo na cruz do Calvário, ela está nos desenganando.

Romanos 6:2-10 fala da morte para o pecado. Esse morrer ocorreu quando fomos incluídos na morte de Cristo na cruz. II Coríntios 5:14b diz que “um morreu por todos; logo, todos morreram”. Ao ouvir a mensagem da cruz, certamente estamos ouvindo uma mensagem que nos desengana. Ela diz claramente que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Diz que Jesus Cristo morreu a nossa morte para que não mais venhamos a morrer a segunda morte. Quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados, pela graça, Deus nos deu vida juntamente com Cristo (Efésios 2:5). Quando recebemos a vida de Deus em nós, isto é, quando Cristo, a nossa vida, vive em nós, somos totalmente desenganados. Toda a confusão se desfaz e passamos a viver a vida abundante, cheios de esperança e certeza quanto à vida eterna. Amo a mensagem da cruz porque ela acaba com o engano do Diabo em relação à morte. Somente a mensagem da cruz, não há outra mensagem que possa nos tirar do engano do Diabo. Quando recebemos a revelação da nossa morte inclusiva na cruz de Cristo, passamos a viver como “vivos-vivos”. Nós havíamos nascidos “vivos-mortos”. Vivos fisicamente, mas mortos espiritualmente. Ao sermos regenerados em Cristo passamos a ser “vivos-vivos”, isto é, vivos fisicamente e vivos espiritualmente. Por isso o Senhor Jesus disse à Nicodemos em João 3:5 – “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.  Pela cruz, Deus nos faz nascer de novo, agora no espírito. Isto é maravilhoso, pois todos os nascidos de novo são totalmente desenganados quanto à morte. Com muita alegria e gratidão posso dizer hoje em alto e bom som: FINALMENTE ESTOU DESENGANADO. Interessante notar que o nascido de novo além de ser um vivo-vivo, vive como um morto-vivo (II Coríntios 5:15; Romanos 14:8). Ele vive morrendo para si, para o pecado e para o mundo, por isso é um morto. Ao mesmo tempo ele vive para Deus e desta forma é um vivo. Sendo assim, podemos considerá-lo morto-vivo”. II Coríntios 4:10-12 – “levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida”. Você que nasceu de novo e foi feito “vivo-vivo”, não se esqueça de viver como um “morto-vivo”. Como? Vivendo vida de cruz, negando a si mesmo, esvaziando de si mesmo. Sempre submisso à vontade do Senhor e Soberano, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores: JESUS CRISTO.

FINALMENTE DESENGANADOS. A mensagem da cruz é o poder de Deus para nos salvar (I Coríntios 1:18). A morte inclusiva na cruz de Cristo é a única mensagem verdadeira, capaz de delatar todas as mentiras do Diabo e trazer a revelação da verdade quanto a nossa salvação. Não é à toa que o apóstolo decidiu pregar somente o Cristo crucificado (I Coríntios 2:2), aleluia! Que alegria poder conhecer a mensagem da cruz; somente por ela pude finalmente dizer: ESTOU DESENGANADO!

Como um finalmente desenganado, posso exultar e dizer: finalmente vivo em Cristo Jesus. Finalmente vivo em Cristo Jesus posso declarar com toda a convicção: A obra da cruz é real e eficaz! Não tenho mais dúvidas que o evangelho é o poder de Deus para nos salvar (Romanos 1:16).

ESTOU DESENGANADO, ALELUIA!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós, por isso estamos vivos.

Maringá, Outubro de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s