CONHECENDO O CRISTO RESSURRETO

II Coríntios 5:16-17 – “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Cerca de quinhentos discípulos estavam no monte da ascensão. O Senhor os levou para Betânia, ergueu as mãos e os abençoou. Lucas 24:51 – “Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu”. Apesar destes terem conhecido o Jesus histórico e visto o Cristo ressurreto ascendendo ao céu, as Escrituras relatam de modo mais íntimo, pormenorizado, dois que viram o Cristo ressurreto e conversaram com Ele. Um é João na ilha de Patmos. Ao ver o Senhor ressurreto, caiu como morto, assustado e impressionado com a figura totalmente transformada do Cristo vivo. Outra foi Maria Madalena que, bem cedo foi ao sepulcro e não O encontrou. Maria Madalena era uma discípula que amava realmente o seu Senhor. João 20:1 – “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida”. Ficou assustada e foi correndo avisar os outros discípulos. Foram até o túmulo e não encontraram o corpo do Senhor. Os dois discípulos voltaram, mas Maria permaneceu junto à entrada do túmulo, chorando (v.11). Ela procurava desesperadamente o seu Senhor. O Senhor ressurreto estava ali e ela não O reconheceu. O Senhor falou com ela e ela o tomou por um jardineiro (v.15). Ela não O reconheceu, afinal, estava acostumada com o Jesus histórico. Ela sabia reconhecer o Senhor apenas como dantes, em carne. Jesus Cristo encarnado não permaneceu em carne, Ele foi ao céu e está em Espírito. Muitos ainda querem conhecê-Lo como Ele era em carne. Discutiu-se muito sobre o santo sudário até que viram que era uma farsa. Muitos O retratam em fotos, em filmes e em gesso ou madeira. Porque persistir em ver o Jesus em carne quando Ele está no Espírito? Precisamos conhecê-Lo como Ele é agora e não como quando aqui esteve em carne.

Maria não O reconheceu, talvez devido à tristeza e lágrimas. Há momentos em que nosso coração está partido. Sofrimento, dores, decepções, frustrações e outras coisas mais nos impedem de reconhecer o Senhor Jesus. Outras vezes é a correria, o cansaço, muito trabalho e os muitos cuidados deste mundo. A verdade é que poucos estão reconhecendo o Cristo ressurreto. Muitos vivem com o desespero batendo à porta e, como Maria Madalena procuram o Jesus em carne. Jesus Cristo ressuscitou, não é mais o mesmo Jesus Nazareno, filho de José e Maria. Ele é o Senhor Todo-Poderoso, que vive e reina. Ele, no entanto, continua sendo nosso Bom e Supremo Pastor. Ao coração que O ama e O busca, Ele se dá a conhecer. O coração de Maria Madalena estava de fato amando-O e buscando-O sinceramente. O Senhor ressurreto, falou à Maria, pois Ele é o Verbo da Vida. Ele disse: “Maria” (v.16). Como isso é maravilhoso! Ele chama pelo nome. Somente Ele, nosso bom pastor nos chama pelo nome. João 10:3 – “Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora”. O Pastor Jesus chama suas ovelhas pelo nome! Ele chamou Maria Madalena por que ela era sua ovelha. Quando a tristeza vem e não sabemos o que fazer, Ele está conosco e nos chama pelo nome. Nos momentos de desespero muitos procuram abrigo e socorro nas pessoas ou nas coisas deste mundo. Muitos não entendem que Jesus está chamando. Eles estão tão obstinados em querer sair da dificuldade e ficar aliviados que não conseguem perceber a presença do Senhor e nem ouvir Sua voz. Mas a ovelha do Senhor, mesmo com os olhos embaçados pelas lágrimas, consegue ouvir e reconhecer a voz de seu Senhor. Assim que Jesus a chamou, de imediato, ao ouvir sua voz, voltou-se para Ele e disse: Raboni, que quer dizer: meu grande Mestre. Maria reconheceu a voz porque ela era, de fato, sua ovelha. João 10:4-5 – “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

João 10:14 e 27 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. Maria conhecia e reconhecia a voz do Senhor Jesus. Ao ouvir a voz do Senhor as lágrimas cessaram, o desespero fugiu, a esperança surgiu e o riso invadiu seu rosto. A voz do Senhor trouxe nova vida, novo ânimo, nova alegria e nova esperança. A voz do Senhor trouxe novo ministério, nova direção, nova missão. Em João 20:17 e 18 vemos: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas”. Com certeza, nesta hora, o coração de Maria palpita aceleradamente, pois transbordava de júbilo, seu rosto brilhava de tanta alegria.  A voz do Senhor traz total mudança àqueles que sabem reconhecer e ouvir sua voz.

Dizia ela: Vi o Senhor! Vi o Senhor! Que experiência fantástica! Ver o Senhor da Glória, conhecer o Senhor da Glória, ouvir Sua voz gloriosa e vê-Lo ressurreto é a experiência mais maravilhosa que um ser humano pode ter. Agora Maria não mais O conhecia segundo a carne. Ela conheceu o Cristo ressurreto e foi isto que a transformou. A religião apresenta apenas o Jesus histórico, porém o evangelho nos permite conhecer o Cristo vivo. O nascido de novo não conhece Jesus como dantes. Agora Ele vive em seu coração e ele conhece o Cristo que venceu a morte. Maria foi anunciar com entusiasmo porque ela teve uma experiência viva com o Cristo vivo. Todos que conhecem Jesus Cristo vivo têm uma mensagem a anunciar. Quando Maria disse: “Vi o Senhor!”, ela podia dizer por que foi uma experiência pessoal. O novo nascimento é uma experiência pessoal, profunda, transformadora. Em João 20:20 os discípulos também viram o Senhor e sabe o que as Escrituras dizem? Eles se alegraram ao vê-Lo. Não existe alegria maior do que ver o Senhor ressurreto. Quando as pessoas vêem apenas as coisas deste mundo e deixam de ver o Senhor, sua vida vai ficando cada vez mais triste. Dá para ver no rosto a profunda tristeza das pessoas pelo simples fato de não estarem vendo o Senhor. Por outro lado, as pessoas que vêem o Senhor têm seu rosto transbordando de alegria, independente das circunstâncias em que se encontram. Cristo é nossa alegria, Nele podemos nos alegrar sempre (Filipenses 4:4).

Antes de a Maria ver o Senhor ela precisou ouvir Sua voz. Reconhecer e ouvir a voz do Senhor é imprescindível. Muitos crentes hoje querem ver sinais e maravilhas, querem falar com Ele como se Ele fosse um empregado e não se interessa muito em ouvir Sua voz. Porque não ouve o Senhor, quando vem uma voz estranha, não conseguem distinguir e são enganados. Precisamos ouvir sempre o Senhor para aprendermos a reconhecer Sua voz a fim de não seguirmos os mercenários. Há muitos hoje em dia. Que ovelha maravilhosa foi Maria Madalena. Ela reconhecia, conhecia e ouvia a voz do Mestre. O Senhor fala, chama pelo nome. Você está ouvindo-O? Está distraído ou ocupado a ponto de não ouvi-Lo? Estão surgindo muitos falsos profetas. Aprenda a ouvir urgentemente a voz do Senhor Jesus. Ouça o Senhor! Ouça Sua voz!

Oração: Pai celeste, muito obrigado porque Teu Filho amado é o Verbo da Vida. Desejamos ouvi-LO e seguí-LO a cada momento. Dá-nos a graça para ouvirmos Sua preciosa voz.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

 Maringá, Novembro de 2012.

Anúncios

2 pensamentos sobre “CONHECENDO O CRISTO RESSURRETO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s