OBEDECER A DEUS – Parte 01

Deus-ainda-falaHebreus 5:8-9 – “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,”.

A salvação eterna é para todos os que lhe obedecem. Se o próprio Filho precisou obedecer a Deus Pai, seria diferente para nós? De modo algum! Temos uma natureza rebelde, pois nosso primeiro pai, isto é, Adão, foi desobediente. A obediência é uma das primeiras e mais importantes lições de vida. Precisamos aprender urgentemente esta preciosa lição e ensiná-la aos filhos, pois isto poderá livrá-los da morte prematura. Conta-se que um garoto de mais ou menos seis anos pegou seu pequeno triciclo, desceu até à calçada e começou a rodear o quarteirão. Depois de algumas voltas, o guarda o parou e perguntou: Filho, porque ficas apenas rodeando o quarteirão? Senhor, respondeu o menino; estou fugindo da minha mãe! Fugindo? Sim! Mas você continua sempre no mesmo lugar. Claro, minha mãe me ordenou a não atravessar a rua sozinho, disse o menino ao guarda. Este garotinho foi ensinado a obedecer e sua obediência o salvou de atropelamento e morte. Como é preciosa esta lição, certamente muitos jovens e adolescentes teriam sido salvos se tivessem aprendido quando ainda crianças.

Mateus 7:21 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Somente os que obedecem ao Pai poderão entrar no reino dos céus, disse Jesus. Muitos se dizem crentes, vão aos cultos todas as semanas, mas não atentam à Palavra de Deus para cumpri-la. Isto é seriíssimo! Deus espera que nós O obedeçamos todos os dias e o dia todo. Precisamos urgentemente aprender a obedecer a Deus como o nosso irmão Primogênito aprendeu. O Senhor tem nos chamado a segui-lo como um discípulo. Oswald Sanders diz que encontramos a palavra “crente” apenas duas vezes na Bíblia. A palavra “cristão”, três vezes e a palavra “discípulo”, 269 vezes. Vemos em Lucas 9:23 – “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Para o discípulo, o obedecer é de extrema relevância. Não esqueçamos que nestes últimos tempos os homens estão cada vez mais arrogantes, desobedientes aos pais e irreverentes (II Timóteo 3:2). Mas o nosso caminho é inverso dos que se perdem; sejamos humildes e obedientes a fim de herdarmos a vida eterna em Cristo Jesus para a glória do Pai.

Em Gênesis 2:16-17 vemos: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. A ordem de Deus é clara e expressa! Podemos encontrá-la nas Escrituras. O Deus Todo-Poderoso está plenamente ciente a respeito da nossa obediência ou desobediência. Gênesis 3:11 – “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? O pecado da desobediência trouxe maldição e morte. Gênesis 5:5 – “Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu”. Houve também a perda da comunhão com Deus. O pecado nos afasta de Deus. Isaías 59:2 – “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Quão terrível é o pecado! O pecado da desobediência acarretou todo tipo de desgraça  para o homem.

Quando examinamos Gênesis, percebemos que Deus não impôs ao homem encargos tipo: tenham fé, sejam santos, louvem a Mim, ide e pregai o evangelho, sejam humildes, amem uns aos outros, e etc. A única coisa que Deus havia pedido era para que não O desobedecessem. Simplesmente uma ordem! Nada mais!

Devido à desobediência do homem, este perdeu o direito à árvore da vida. Gênesis 3:24 – “E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”. Apesar de toda tragédia já conhecida, encontramos em Apocalipse a liberação à árvore da vida. Apocalipse 22:14 – “Bem-aventurado aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”. O acesso à árvore da vida foi liberado pelo “SANGUE DO CORDEIRO”, isto é, pela CRUZ DE CRISTO. Somente os crucificados e ressuscitados em Jesus terão acesso à árvore da vida. Houve uma cruz entre Gênesis e Apocalipse. JESUS CRISTO, O CRUCIFICADO veio para nos resgatar na cruz do Calvário. A cruz de Cristo mudou a história da humanidade para sempre. Somos bem-aventurados, isto é, muito, muito, mas muito feliz mesmo. Tudo porque o sangue do Cordeiro derramado na cruz do Calvário nos lava de todo o pecado. I João 1:7b – “…, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

Maravilhosa cruz, bendita cruz, preciosa cruz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Senhor foi obediente até à morte e morte de cruz diz Filipenses 2:8 – “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.

Adão desobedeceu e trouxe a morte; porém, Jesus obedeceu e trouxe a vida. Romanos 5:19 – “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”. A desobediência de Adão foi terrível, porém, a obediência de Jesus foi maravilhosa. Foi na cruz que o Filho obedeceu ao Pai. A cruz é a prova dessa maravilhosa obediência do Filho. Quando alguém inquirir a razão do nosso acesso à árvore da vida, podemos simplesmente dizer que Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo obedeceu na cruz e na cruz fomos incluídos Nele, pois ali mesmo Ele nos atraiu para Si. Somos salvos porque fazemos parte dos redimidos do Senhor que obedecem a Deus. Apocalipse 12:17 – “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar”. Satanás vai irar-se contra a Igreja do Senhor e vai pelejar contra os cristãos; porém, Aquele que venceu estará com os seus que guardam o mandamento de Deus. Apocalipse 14:12 – “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

O nascido de novo, lavado pelo sangue do Cordeiro, tem prazer em obedecer ao Pai. Obediência é inquestionável, é assunto de primeira grandeza no coração dos filhos de Deus. Não caiamos no erro de Adão; sigamos as pegados do Cordeiro de Deus que obedeceu até à morte e morte de cruz.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Fevereiro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s