ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO

eu-crucificadoEsta frase, apesar de desconhecida da maioria dos crentes, é o segredo da verdadeira vida cristã. Poucos ouvem esta frase e, pouquíssimos vivem-na. Mas os que vivem, não mais vivem para si mesmos ou por si mesmos. Não tem como separar a cruz com a morte. Cruz significa morte. Todo crucificado sabia que jamais retornaria vivo; não havia possibilidade alguma de sobreviver à crucificação. Seria, com toda a certeza, uma morte lenta, sofrida, agonizante e cabal. É possível ouvirmos a palavra da cruz e, no entanto, não vivê-la. Podemos ouvir muitas mensagens da cruz e ainda assim, não compreendê-la. Afinal, quem pode dizer esta frase? O que ela significa, no íntimo, para essa pessoa? À primeira vista, é esquisito dizer isto e, não há aparentemente, vantagem alguma em dizê-la. Uma pessoa não pode dizer isto a menos que realmente tenha tido essa tremenda experiência em sua vida. Quando somos conduzidos pelo Espírito Santo a essa experiência de morte e ressurreição com Cristo, tudo muda em nós. Nasce uma nova vida, pois Cristo começa a viver em nós. Precisamos entender que nossa identificação na morte e ressurreição com Cristo, não é algo físico e, sim, espiritual. Não é pelas emoções, mas pela fé. Não é entendimento humano, não é razão humana, mas é revelação do Alto. Aquele que nasceu de Deus pode expressar esta frase com toda a alegria e louvor e nela se gloriar. Essa frase é dita com propriedade pelo nascido de novo. É algo pessoal, é uma revelação de Deus ao coração do regenerado. Não é pelo estudo teológico, não é pela inteligência do homem; é apenas pelo Espírito. Em João 3 vemos Nicodemos fazendo uma grande confusão entre o físico e o espírito. O Senhor diz no verso cinco e seis: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Necessitamos da revelação do Espírito para entendermos o novo nascimento e a nossa crucificação com Cristo. Não basta dizermos: estou crucificado com Cristo somente pela nossa mente. Esta frase: “Estou crucificado com Cristo”, é algo real, pessoal e espiritual. Afinal, o que é estar crucificado com Cristo? Jesus, o Filho do Homem viveu neste mundo por cerca de três anos e meio. Mas, antes de sua crucificação, Ele disse algumas vezes aos discípulos que já estava deixando este mundo e pela crucificação, ressurreição e ascensão, deixou realmente este mundo. João 16:28 – “Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai”. João 17:11 – “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. …”. Estar crucificado com Cristo é estar separado deste mundo perverso. Somente quando estamos crucificados com Cristo é que verdadeiramente estamos crucificados para o mundo e o mundo para nós conforme Gálatas 6:14 diz. Se não estivermos crucificados com Cristo, não há morte para o mundo e o mundo é a razão de não vivermos para Deus. Quando amamos o mundo e tudo quanto nele há, deixamos de amar a Deus. Os cuidados deste mundo sufocam a Palavra de Deus e nos tornamos infrutíferos (Mateus 13:22). Quem não está crucificado com Cristo, vive como um crente mundano e infrutífero. A pessoa que não está crucificada com Cristo continua enquadrada em Efésios 2:1-2 – “…, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”. A pessoa que diz: estou crucificado com Cristo não tem prazer neste mundo, ela foi, de fato, desarraigada deste mundo perverso (Gálatas 1:4). Ela não busca mais as coisas deste mundo e, sim, as do alto (Colossenses 3:1-3). Quando dizemos: estou crucificado com Cristo, estamos dizendo que já estamos fora do sistema deste mundo tenebroso. Agora estamos em um novo reino onde só Jesus Cristo é o Rei Eterno. Ao nascer de Deus, Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Seu reino. Colossenses 1:13 – “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,”.

Em segundo lugar, quando dizemos que estamos crucificados com Cristo, estamos dizendo que estamos mortos para nós mesmos. O eu ou o ego é lançado fora. Quando o Senhor Jesus estava sendo julgado diante de Pilatos, este até queria soltá-Lo. Mas a turba, liderada pelos anciãos, instigava o povo para que houvesse uma manifestação popular para que Jesus Cristo fosse morto. Lucas 23:18 – “Toda a multidão, porém, gritava: Fora com este! Solta-nos Barrabás!”. Estar crucificado com Cristo é receber a mesma sentença: Fora com este! O nosso “eu” precisa ser lançado fora! Estar crucificado com Cristo significa morrer para si mesmo. O velho homem precisa ficar fora, precisa ser desempregado, destruído, destituído. A pessoa crucificada com Cristo não mais vive sua própria vida, pois esta foi lançada fora. Agora é Cristo quem vive nela. Tudo que faz, é feito por Cristo, em Cristo e para Cristo. A vida daqueles que ouvem a Palavra da Cruz não funciona porque não entendem que o “eu” precisa ser lançado fora. FORA COM ESTE! Não mais eu, mas Cristo! Isto é o que significa estar crucificado com Cristo. Eu precisei entender que: eu, Mario, fui lançado fora como Cristo o foi também. Aqueles gritos que ecoaram naquele lugar eram para mim também. Quando Cristo foi crucificado, Deus me incluiu Nele e cumpriu-se o veredicto, a sentença de lançar fora. Cristo foi lançado fora e eu fui lançado com Ele também. Não tenho mais o direito de viver como eu quero, agora só posso viver o que Jesus quer viver. Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Não posso mais esquecer que a sentença: FORA COM ESTE; foi para mim também. Quando estou crucificado com Cristo, esta sentença pesa sobre mim. O meu velho eu foi morto com Cristo e permanece na cruz. A frase é: Estou crucificado com Cristo. Não é: Estarei crucificado com Cristo. Muitos que ouvem a mensagem da cruz ainda estão nessa frase: estarei crucificado com Cristo. Eles ainda não creram que Jesus já nos atraiu e nos incluiu Nele naquela cruz. Muitos ainda aguardam algo acontecer enquanto que Deus requer apenas que creiamos em Sua Palavra e obra. É pela fé que a revelação de Deus vem sobre nós. Não fique pensando: Estarei crucificado com Cristo. Isto é falta de fé! A frase não diz: Fui crucificado com Cristo! Alguns chegaram a crer que foram crucificados com Cristo, mas com o tempo desceram da cruz. Um dia até acreditaram que foram crucificados, porém, a fé se foi e desceram da cruz. Voltaram à velha vida de pecados e mundanismo. Quando o Senhor estava na cruz, alguns vieram e disseram: “Desça da cruz e nós creremos em ti” (Marcos 15:30,32). Aqueles que deixam de ouvir a Palavra da Cruz, descem da cruz, não sabem o que significa: Estou crucificado com Cristo. Estar crucificado com Cristo significa que houve uma crucificação, foi um ato real e completo. Mas não terminou aí, essa ação tem seqüência, ela continua. Continuamos crucificados com Cristo. Essa seqüência permite que o veredicto: crucificado para o mundo e fora com este continue tendo efeito. É preciso estar crucificado com Cristo, pois só assim Ele poderá viver em nós. Estou crucificado com Cristo, que frase poderosa! Não dá para negociar com ela. Ela diz: FORA COM ESTE!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada

Maringá, Fevereiro de 2013.

Deixe um comentário

