OBEDECER A DEUS – Parte 05

obedecer_5Quando obedecemos a uma verdade de Deus, logo entramos em movimento crescente na vida espiritual. Experimentamos a presença do Senhor, Sua paz maravilhosa e crescemos na graça e conhecimento do Senhor Jesus. Quando, porém, não praticamos a Palavra de Deus, ficamos travados e nada acontece. Não há mudança de vida, não há crescimento espiritual, não há desfrute de Cristo e não há vitória. As conseqüências da desobediência à Palavra de Deus trazem maldição, derrotas e morte. Vida cristã consiste basicamente em obediência a Deus. Os servos do Senhor viveram e ensinaram a respeito da obediência a Deus. Vejamos por exemplo o apóstolo Tiago.

Tiago 1:21-25 – “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.

No evangelho segundo Mateus, encontramos o maravilhoso sermão da montanha (capítulos 5 a 8). O Senhor Jesus termina este tremendo sermão com as seguintes palavras: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparada a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mateus 7:24-27).

A Palavra de Deus é de extrema importância e devemos atentar com a máxima diligência. Apocalipse 1:3 – “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. Veja também Salmo 1:1-3, pois a bem-aventurança está intimamente ligada à Palavra de Deus.

Vamos ver as epístolas de Pedro. I Pedro 1:2 – “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas”.

I Pedro 1:14 – “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”. Como novo nascido, agora como filhos da obediência, somos caracterizados por ela, conhecidos pela obediência, tornamo-nos santos em todo o procedimento. “Filhos da obediência”, que expressão maravilhosa! Encontramos em Efésios 2:2-3 outras expressões como “filhos da desobediência” e “filhos da ira”: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.

Vemos que a obediência relaciona-se muito à santidade. A obediência é o princípio da verdadeira santidade. Veja I Pedro 1:22 – “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,”.

I João 2:3-5 – “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus”. Biblicamente falando, a obediência prova e comprova se realmente conhecemos e somos de Deus. Quem conhece a Deus, obedece. A obediência revela o nosso caráter diante de Deus. I João 5:2-3 – “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”. Estes poucos versículos revelam o lugar em que a obediência ocupa no coração de Deus. Deus dá muita importância à nossa obediência, Ele, de fato, requer nossa plena obediência. Tendo recebido esta revelação das Escrituras, devemos perguntar a nós mesmos: Que lugar a obediência ocupa em meu coração e minha vida?”. Estamos bem cientes sobre a importância da obediência à Deus? Conhecemos as Escrituras a respeito da obediência à Deus? Sabemos realmente que os filhos da desobediência tornam-se em filhos da ira? Estamos experimentando a bem-aventurança em nossa vida de obediência à Palavra de Deus?

Apocalipse 22:7 – “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

Temos visto até agora a ligação íntima que a obediência tem com nossa salvação, nosso caráter cristão, nosso amor para com Deus, nosso conhecimento de Deus e nossa santificação. Não esqueçamos jamais que Deus habita no coração daquele que comprova seu amor para com Deus através da obediência aos seus mandamentos (João 14:23).

Mediante as Escrituras foi-nos revelado o coração de Deus a respeito da nossa obediência à Ele. Certamente Deus dá muita importância à nossa obediência, sendo assim, com temor e tremor, obedeçamos a Deus em tudo!

Salmo 103:17-18 – “Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem”.

Deus é misericordioso para com o obediente.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Março de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s