SAIBAIS, CREIAIS E ENTENDAIS

saibaisIsaías 43:10 – “Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; o  meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá”.

Uma das estratégias malignas para barrar o avanço na vida espiritual é o uso da dúvida. O maligno astutamente começa a fazer questionamento quanto à fé em Deus e Sua Palavra. Quando o crente, que na realidade não está crendo, cai nesta teia da embromação maligna; ele fica empacado como uma mula teimosa. Ele diz: enquanto não me explicarem, eu não vou tomar nenhuma decisão a favor de Cristo. A dúvida é um veneno que paralisa e mata. Ela é o pecado da incredulidade em ação. Nestes últimos tempos muitos estão caindo nesta cilada do inimigo e estão se apostatando da fé. Precisamos mais do que nunca “resistir firmes na fé” (I Pedro 5:9) (Tiago 4:7). O apóstolo exorta a que “fiquemos firmes” (Efésios 6:14) e na carta de Judas vemos a exortação para “batalharmos diligentemente pela fé” (Judas 3), (II Timóteo 4:7). Vemos a estratégia maligna na Bíblia e precisamos conhecê-la para que não tenhamos desvantagens. Encontramos em Gênesis 3:1 o diabo trazendo confusão na mente de Eva: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comerás de toda a árvore do jardim?”. Deus não havia dito isso, o diabo falou isto para confundir Eva a fim de trazer dúvidas ao seu coração. O maligno é “expert” em enganos, por isso precisamos estudar bem a Palavra de Deus. O Senhor Jesus diz em João 8:44 que o diabo é o pai da mentira. O diabo já está condenado e não tem mais o que perder, por isso, ele é ousado, não tem vergonha nenhuma, haja vista que em Mateus 4 chegou a tentar o próprio Senhor Jesus. Seu objetivo é desviar-nos de Deus e Sua Palavra, levando-nos a perder a fé. Ele sabe que Deus procura fé, exige fé para a salvação, então fará de tudo para que as pessoas não creiam em Deus. Deus até permite tribulações na vida do crente para que a fé deste seja confirmada (I Pedro 1:5-7). A fé é preciosa, vale mais do que o ouro depurado. Pela fé somos salvos e pela fé agradamos a Deus (Efésios 2:8 e Hebreus 11:6). Quando não cremos vamos atrás de sinais e maravilhas, como a multidão em João 6:30 – “Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos?”. Eles queriam ver para crer, mas o que funciona mesmo é o contrário: crer para ver. O Senhor havia dito à Marta: “Se creres, verás a glória de Deus” (João 11:40). O problema das pessoas é que elas simplesmente não crêem no Senhor Jesus e isto, segundo as Escrituras é o grande pecado. O Senhor Jesus em João 16:8-9 está dizendo que quando o Espírito Santo viesse, Ele convenceria o mundo do pecado, do pecado porque eles não estavam crendo no Senhor Jesus. A Bíblia registra até mesmo a incredulidade dos irmãos do Senhor Jesus. João 7:5 – “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele”. A Bíblia também registra muitos que expressaram sua fé no Senhor e foram curados. Em João 4:47-50 vemos um oficial do rei rogando ao Senhor Jesus para que fosse à sua casa, pois seu filho estava à morte. O Senhor disse para ele ir, apenas ir, sem Jesus. Este oficial creu e foi: “Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu”. Quando o Senhor estava em Cafarnaum, trouxeram-lhe um paralítico e o Senhor Jesus viu a fé deles e o curou (Mateus 9:2). Temos muitos outros exemplos de fé na Bíblia e Deus registrou para nos dizer o quanto precisamos crer Nele.

Precisamos crer no Senhor Jesus! Ele disse aos judeus incrédulos que viviam questionando-O: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24). Há urgência nestas palavras, há seriedade. A falta de fé leva à morte eterna. Fé não é para ser procrastinado, deixado para depois. Alguns querem crer só um pouco antes da morte. Esses são infelizes, pois a Bíblia diz que bem-aventurados são os que não viram e creram (João 20:29). O salmista diz: “Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia” (Salmo 84:12). Muitos estão travados pela dúvida. Querem primeiro saber de tudo para depois crerem. Mas a Bíblia ensina que não é assim. Isaías 43:10 coloca uma ordem e não podemos mudar esta ordem de Deus. Primeiramente fala que devemos “saber” ou “conhecer”. Ao vir para a igreja, precisamos ouvir a Palavra para que venhamos a conhecer o Senhor da Glória. Precisamos ir à Jesus e tomar o seu jugo (Mateus 11:29), isto é, andar com Ele como o Senhor da nossa vida. Colossenses 2:6-7 – “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”. Precisamos crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. II Pedro 3:18 – “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. À ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”.

Em segundo lugar precisamos crer no Senhor Jesus. À medida que vamos conhecendo o Senhor, passamos a crer Nele cada vez mais. Muitos nem O conhecem e vivem em constantes dúvidas. Quando conhecemos o maravilhoso Senhor Jesus, não podemos deixar de crer Nele. Esta é a ordem de Deus: primeiro conhecer, depois crer. Ao invés de deixar o diabo colocar minhocas na cabeça para trazer confusões, comece a ler a Bíblia, comece a conhecer mais o Senhor Jesus. Então verá que a tua fé cresceu e que agora você está crendo de verdade.

Em terceiro lugar, a Bíblia fala em Isaías 43:10 que vamos então, finalmente, entender. Muitos invertem este processo e ficam paralisados na vida cristã. Não crescem, não tomam a decisão de seguir o Senhor; são pessoas que estão praticamente parados na vida cristã. O entendimento vem depois que conhecemos e cremos no Senhor. O Senhor diz em João 8:12 – “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. Se esperarmos para ver se realmente o Senhor é a luz do mundo e não seguirmos, tão somente continuaremos nas trevas. Muitos não querem seguir, não estão conhecendo-O, por isso, não conseguem crer Nele. Em conseqüência, eles continuam sem entender. As dúvidas vão desaparecer à medida que vamos conhecendo e crendo no Senhor Jesus. Para sair das dúvidas das trevas, precisamos seguir o Senhor. Não esqueçamos estes três passos: 1. Saber ou conhecer. 2. Crer. 3. Entender. Não queira entender tudo para depois crer. Apenas vá conhecendo cada dia mais o Senhor; creia Nele e então começará a entender.

Conta-se que um homem estava pregando o evangelho aos seus amigos na casa de um deles quando de repente chegou um amigo ateu. Logo começou a fazer um monte de perguntas só para confundir as pessoas que lá estavam. Cada pergunta era respondida com paciência, clareza e amor. Então o incrédulo, meio que impaciente disse: Eu só aceito o seu evangelho se você me responder como é que surgiu o mal e o pecado no universo? O evangelista disse: meu amigo, você está invertendo os fatos. Você deveria primeiro receber o evangelho para depois saber destes fatos. Vamos supor que eu seja um salva-vidas. Quando pulo ao mar para salvar uma vida, não fico questionando primeiro o porquê de o camarada estar se afogando. Simplesmente, primeiro vou salvar o cara, entende? Imagina se eu dissesse para o cara que já está desesperado: ei, eu vim aqui para te salvar, mas primeiro quero saber o motivo porque você está se afogando? Você não sabe nadar? Imagina também se o cara dissesse para mim: você veio me salvar, não é? Pois é; eu só deixo você me salvar se primeiro você me explicar porque é que eu estou me afogando. Se isto acontecesse, o cara correria o risco de morrer antes mesmo de saber as respostas às suas dúvidas. Sabe amigo, disse o evangelista: eu, particularmente preferia ser salvo a ter as minhas dúvidas dirimidas.

Talvez, caros amigos e irmãos, você esteja se afogando na frustração da vida, no vazio do pecado, na incerteza do amanhã e ainda esteja insistindo em primeiro saber por que tudo isso está acontecendo. Lembre-se que Deus não é de confusão, Ele é luz e Nele não há trevas. Se entregue à Ele, conheça-O e creia Nele e então verá que não terá mais dúvidas, pois você passará a entender as coisas Dele, com certeza. Para aquele que conhece e crê, não tem dúvidas.

Não se esqueça: saber, crer e por último, entender.

Gostaria de deixar dois versículos: Isaías 45:9 e Romanos 9:19

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Março de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s