“JEZREEL, LO-RUAMA E LO-AMI”

jezreelEstes são os nomes dos três filhos que o profeta Oséias teve com a prostituta chamada Gômer (Oséias capítulo 1). No verso um diz que a Palavra do Senhor foi dirigida a Oséias, nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. Jeroboão fez o povo pecar ao fazer dois bezerros de ouro e colocá-los em Betel e em Dã para que o povo viesse adorá-los (I Reis 12:25-33). Tempos de apostasia e idolatria em Israel, o reino do norte, onde Jeroboão era rei. Neste tempo Deus envia o profeta Oséias para casar com uma prostituta para que desta maneira pudesse falar ao povo de Israel que eles estavam prostituindo com ídolos. Naquela época o profeta vivia a mensagem pregada. Ao primeiro filho foi dado o nome de “Jezreel”, que significa: “Deus espalha” ou “Deus semeia”. Deus já estava dizendo que iria espalhá-los ao permitir que eles fossem levados para o cativeiro. Ao mesmo tempo em que profere o castigo, Deus, em sua graça, fala também de sua salvação. Oséias 1:11 – “Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel”. Esta profecia referia-se à Jesus Cristo como a Cabeça da igreja (Efésios 1:22-23). O grande dia de Jezreel se refere ao dia da crucificação do Senhor Jesus, onde derramou seu precioso sangue para nos redimir do pecado. Apesar do povo de Israel estar tão longe do Senhor, em plena idolatria e apostasia, o Deus bendito já dizia que haveria um dia em que os pecadores seriam novamente aproximados pelo sangue de Seu amado Filho. Efésios 2:13 – “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo”. Quando o Espírito Santo desvenda nossos olhos, vemos que cada detalhe do Velho Testamento desemboca em Cristo. De fato, tudo convergirá a Ele. Efésios 1:9-10 – “desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;”. A verdade é que tudo começa em Cristo, pois Ele é o Alfa; tudo é feito por intermédio Dele e tudo convergirá Nele, pois Ele é o Ômega (Romanos 11:36 e Apocalipse 22:13). Apesar de Deus ter espalhado seu povo devido ao pecado deste, levando-os ao cativeiro na Assíria e Babilônia; Ele, movido pela compaixão, promete trazê-los de volta. Em Oséias Deus profere uma sentença, mas ao mesmo tempo, Sua compaixão já profere uma solução. Observe como é grande Sua compaixão. Oséias 11:8 – “Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem”. Fico a pensar, quantas famílias estão destroçadas, separadas e longe do Senhor hoje? É literalmente como um Jezreel.  Mas, em Cristo, podemos receber de Deus a promessa de novamente sermos unidos. Cristo é a solução para as famílias destruídas e destituídas. Para o povo do Senhor há esperança, há promessas de restauração e salvação. Isaías 61:2-4. O castigo ou a disciplina do Senhor virá sobre os pecadores; porém, em Sua misericórdia e graça temos esperança. Isaías 60:10 – “…; porque no meu furor te castiguei, mas na minha graça tive misericórdia de ti”. Talvez você esteja vivendo o Jezreel hoje, longe de Deus, sem esperança e no laço do maligno. Mas há esperança! Veja Oséias 14:4-8.

A segunda criança de Oséias foi uma menina e a ela foi dado o nome de “Lo-Ruama” ou “Desfavorecida”. Este nome significa: “Aquela de quem não se teve compaixão”. O prefixo “Lo” significa: não. Ruama significa: “aquela que recebeu a graça ou a compaixão ou a misericórdia”. No tempo da apostasia e na vida de pecado e mundanismo, as pessoas são como Lo-Ruama. Sofrem opressões, depressão e são levadas cativas por todo tipo de laço do diabo. Pessoas literalmente “Desgraçadas” ou “Desfavorecidas”. Pessoas que vivem se arrastando pelos antros desta vida, cheias de pecado e ódio no coração. Feições tristes e duras, sem brilho nos olhos, sem alegria no coração. Efésios 2:1-3 e 12 dá um pequeno retrato desta vida longe de Deus: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos  nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”. Verso 12: “naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo”. O pecado leva as pessoas a serem Lo-Ruama, pois as afasta de Deus e de Sua graça e misericórdia. Que tristeza ver pessoas tristonhas vivendo na escravidão do pecado. A vida é triste e vazia quando se vive no pecado e longe de Deus. Mas há esperança, pois no primeiro filho de Oséias, Deus já predizia a respeito da cruz de Cristo. Pela cruz deixamos de ser Lo-Ruama. Talvez algumas pessoas a quem você ama seja Lo-Ruama; porém, saiba quem é o seu Senhor. Ele é o Deus de muitas misericórdias e cheio de compaixão; Ele é o Deus de toda graça. Salmo 103:8-18. Veja o verso 8: “O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”. Creiamos em Deus de todo o coração por que Ele já fez todo o necessário na cruz do Calvário para nos resgatar para Ele.

O terceiro filho de Oséias foi “Lo-Ami”. Literalmente significa: “Não-Meu-Povo”. Deus não era o Deus deles, afinal, o povo estava adorando um bezerro de ouro. Deus não é um bezerro, Ele é Espírito e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade (João 4:24). O pecado nos leva a adorar muitas coisas, tipo: sexo, dinheiro, fama, pessoas, coisas e etc. Quando existe algum tipo de idolatria em nossa vida somos Lo-Ami. Precisamos entender que o nosso Deus é santo e puro. Não tem como ser um crente, ir à igreja e continuar vivendo no pecado. Por um tempo, o crente até consegue ir para os cultos, mas logo vai se desviar. Não dá para andar no caminho santo de Deus sendo um eterno pecador. O último verso do livro de Oséias diz: “Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”. Isaías 35:8-9 – “E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele”. Graças à infinita misericórdia de Deus não somos mais Lo-Ami. Agora somos tão somente “Ami”, isto é: povo do Senhor. Oséias 1:10 nos chama de “filhos do Deus vivo”. Porque houve uma cruz, tudo mudou! A cruz retirou o “Lo” da nossa vida. Na cruz, o “NÃO” foi retirado. A ira de Deus foi descarregada sobre Jesus na cruz do Calvário. Oséias 14:4 – “Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles”. Esta promessa cumpriu-se na cruz. Deus curou nossa infidelidade ao nos incluir em Jesus. Morremos e ressuscitamos com Ele e neste ato do novo nascimento, Deus curou-nos da nossa infidelidade para com Ele. Em Cristo, Deus nos incluiu em Sua família e acabou com nossa orfandade. Salmo 68:5-6 – “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz com que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril”. Deus é fiel e têm cumprido suas promessas, uma a uma, todas em Cristo Jesus. Efésios 1:5 – “nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Gálatas 4:6-7 – “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

I Pedro 2:9-10 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo (Lo-Ami), mas, agora, sois povo de Deus (Ami), que não tínheis alcançado misericórdia (Lo-Ruama), mas, agora, alcançastes misericórdia” (Ruama). Deus está falando que antes éramos Lo-Ami, isto é: não éramos Seu povo, mas agora, somos Ami, isto é: povo de Deus. Antes éramos Lo-Ruama, isto é: não tínhamos alcançado misericórdia, mas agora, somos Ruama porque Sua graça e misericórdia nos alcançaram; aleluia! Isto é cristianismo! Foi isto que o Senhor Jesus Cristo fez na cruz do Calvário. Ali na cruz, a misericórdia de Deus nos alcançou e em Cristo fomos reconciliados com Deus e nos tornamos Seu povo. Cristão é Ami e Ruama, isto é, pela graça foi salvo por Deus e em Cristo foi feito filho de Deus.

Oséias 2:23 – “Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da Desfavorecida; e a Não-Meu-Povo direi: Tu és o meu povo! Ele dirá: Tu és o meu Deus”. Sou grato a Deus, que pela Sua graça me alcançou em Cristo e me fez filho; por isso, tenho a maior alegria em chamá-Lo de Pai. Cristo em mim clama: Aba, Pai!

II Coríntios 6:18 – “serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Abril de 2013.

Anúncios

7 pensamentos sobre ““JEZREEL, LO-RUAMA E LO-AMI”

  1. A mente de Deus e o entendimento dado ao homem em saber a Verdade. o Espirito Santo vem pela vontade de pertencer a Deus. O plano fisico fica sendo a comprovacao da “teoria” na pratica. De muita uncao o Pr Mario.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s