LIBERTAÇÃO DO PODER DO PECADO

Romanos 6:1-14

libertar poder pecado (1)O homem nasce com uma natureza pecaminosa que o domina de uma forma tirana. A inclinação para o pecado vem de dentro, faz parte desta natureza decaída que herdamos de Adão. Somos por natureza escravos do pecado e isto é visível em todos, em todas as épocas e em todos os lugares. Até mesmo os filmes hollywoodianos atestam esta terrível realidade através de filmes de violência e imoralidade. O homem sem Deus precisa obedecer ao comando do pecado; e então, acaba praticando atos pecaminosos. Os presídios e os cemitérios são provas irrefutáveis desta terrível escravidão. A religião veio para disfarçar um pouco esta horrível realidade; porém não consegue solucionar este enorme problema da humanidade. Ao ver as guerras, os latrocínios e as injustiças; o coração humano clama por libertação. Um presidiário, solitário em sua cela, não consegue ter paz e perdoar a si mesmo devido ao crime praticado. Ele passa muitos anos em reclusão e promete a si mesmo e a todos que, jamais cometerá outra vez um crime bárbaro. Uma vez solto, quando menos espera, volta à prática de crimes hediondos. Ele é um escravo e não sabe disso. O que ele precisa não é apenas cumprir pena para obter o perdão ou indulto; ele necessita de alforria do pecado. Ele precisa estar livre do poder do pecado que o domina. Na prisão, ele havia recebido uma luz de Deus que o levou ao arrependimento e confissão dos pecados cometidos. Saiu confiante de que agora sua vida iria mudar radicalmente para melhor. Mas, em um dia “virado”, digamos assim, ele vira um “cão” e violentamente acaba cometendo outro crime. Torna-se réu secundário e sua pena é mais pesada. Na realidade, ele não precisa apenas do perdão, mas necessita desesperadamente da libertação do pecado. A natureza pecaminosa que habita nele precisa ser subjugada. O apóstolo Paulo descobriu isso. Romanos 7:14-20 – “Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim”. Na realidade, o grande problema da humanidade é o pecado que habita dentro do ser humano. Esta é a causa de tanto sofrimento, enfermidade, maldição e morte. Nascemos espiritualmente mortos devido à queda de Adão. Desde Adão o homem não pode, por natureza, ter comunhão com Deus. Não há um espírito dentro dele que possa ligá-lo a Deus. Somente através do novo nascimento, nascemos espiritualmente, e então, podemos comungar com Deus no espírito. O pecado havia roubado esta tremenda dádiva. É graça pura poder estar com Deus, em Cristo, e ter Cristo em nós. Isto só é possível “via cruz”. Todos necessitam desesperadamente da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pois somente pela cruz podemos ser libertos da terrível escravidão que o pecado impôs sobre nós. Romanos 6:6 – “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. Sem cruz não há libertação do pecado. Quando Jesus foi levantado na cruz, no monte do Calvário, naquele ato, Ele nos atraiu para Si a fim de morrermos com Ele para o pecado (Romanos 6:3). João 12:32 – “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Fomos incluídos em Sua morte para que o poder do pecado fosse destruído e conseqüentemente nos tornássemos livres. Verdadeiramente Jesus Cristo, o Filho de Deus nos fez livres do pecado na cruz. João 8:36 – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Somente o crucificado com Cristo, isto é, aquele que morreu para o pecado, finalmente é liberto do poder do pecado. Já não é mais escravo do pecado, é livre em Cristo Jesus. Isto é vida abundante! Na cruz, fomos batizados em sua morte e com Ele fomos sepultados a fim de ressuscitarmos juntamente com Ele. O plano de Deus para a nossa libertação do pecado consiste em nossa inclusão na morte, sepultamento e ressurreição juntamente com Cristo. Nesta experiência de fé, nesta revelação da Palavra da Cruz, Deus opera o milagre do Novo Nascimento. Somos criados em Cristo Jesus. Efésios 2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Pela cruz Deus nos fez nascer de novo e então fomos feitos, em Cristo Jesus, nova criatura. II Coríntios 5:17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Como é maravilhosa esta nova vida em Cristo Jesus. Não somos mais escravos do pecado.  O pecado deixou de reinar em nós e nem precisamos mais permitir tal coisa. Romanos 6:12 – “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões”. Que libertação maravilhosa! Agora não precisamos mais andar na prática do pecado como outrora (I João 3:9). Pela cruz, Deus, em Cristo, nos libertou do poder do pecado e agora, pelo novo nascimento, o próprio Senhor Jesus Cristo vem viver em nós. Gálatas 2:19-20 – “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Nesta nova vida, a vida de Cristo é tudo. Ele torna-se nossa vida, nosso Senhor, nosso tudo. Ele nos guarda do poder do pecado. Porque fomos por Ele libertos do pecado e porque Ele agora habita em nós, somos guardados por Ele para que não andemos na prática do pecado. I João 3:9 – “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado;  pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”. Jesus Cristo nos guarda do pecado e o maligno não pode nos tocar (I João 5:18). O verdadeiro cristão é aquele que nasceu de Deus, aquele que tem a vida do Filho de Deus. Este é salvo, vai entrar no reino de Deus (João 3:5 e I João 5:11,12). Verdadeiramente Jesus Cristo veio para nos libertar do pecado (Mateus 1:21 e I João 3:5). Isto fez toda a diferença em nosso viver diário e nos traz toda a esperança para o nosso futuro. Ser liberto do poder do pecado pela inclusão na morte e ressurreição de Jesus Cristo foi a experiência mais tremenda da minha vida. O pecado me levava a viver em constante busca dos prazeres carnais e mundanos; mas agora, em Cristo, meu prazer é viver para o Seu inteiro agrado e para a glória do Pai. Aleluia! Isso é vida abundante! Sou livre do pecado e posso adorar a Deus em espírito e em verdade, com toda a liberdade e alegria.

“O pecado não terá domínio sobre vós;…” (Romanos 6:14).

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Abril de 2013.

Anúncios

3 pensamentos sobre “LIBERTAÇÃO DO PODER DO PECADO

  1. É difícil encontrar alguém para comentar sobre o tema “o poder do pecado”, porque a maioria dos homens são dominados pelo poder do pecado. O Apóstolo Paulo foi quem mais falou deste tema e enfrentou grande batalha interior. com é que ele domina o homem? após estudar a natureza humana profundamente, perguntei para o Senhor Deus, qual parte do corpo humano esta localizado o pecado, Ele me falou, na Mexerica do Pecado, então pedi sabedoria para entender, e o Senhor Deus me concedeu, aprendi muito, mas a cobrança agora é maior, mas Exaltado seja o Nome do Senhor, na terra e nos céus para todo o sempre! o lúcifer na sua loucura de ser igual a Deus, inventou uma arma forjada, “o conhecimento do mal”, a palavra “mexeriqueiro” está em levítico 19:16, foi necessário catalogar na Bíblia Sagrada ” o pecado que habita em mim” são a mesma coisa, sua ideia era dominar, isto é contém um RG do Mal, a primeira pessoa que foi instalado foi nele mesmo, transformou-se no Diabo, Adversário, Inimigo, Opositor, comercializou o RG do Mal com 1/3 dos anjos que estava ao seu alcance e implantou neles, possivelmente em troca de cargos, depois caíram, o homem estava protegido pelo “Mandamento”, engando pela astúcia da Serpente, desobedeceu ao Mandamento e perdeu a proteção do Senhor Deus, sabe aqueles olhos que abriam em ambos, é o Eu (Ego) Maligno, o Gerente do RG do Mal, ele ensina o homem a andar no caminho largo e praticar todo tipo de misérias pecaminosas, prende o Eu da Alma do homem que habita no coração intelectual e o escraviza, tudo isto passa pelo livre arbítrio com facilidade, o homem natural não entende, porque este mecanismo trabalha com as emoções, Ex. Ira, Medo, cobiça, mentira, adultério, egoísmo, soberbas, famas, fans, riquezas, etc…, cada gomo tem um sabor por isto o nome mexerica e mexeriqueiro, aquele que saboreia o pecado através da emoções malignas.
    Irmão Elcio

  2. Boa noite…sobre libertação dos pecados…na questão de ansiedade que é pecado, como saber que estou liberto desse pecado, haja visto, que todos os dias sinto sintomas físicos da ansiedade? Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s