É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO

João 3:3,5,7 – “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.

recem-nascidoTemos muitos “Nicodemos” nas igrejas. Pessoas sinceras, que amam e buscam a Deus; porém ainda não nasceram de novo. Conhecem muitas partes das Escrituras, ouviram pregações maravilhosas; mas ainda não sabem sobre a cruz de Cristo. Elas nem desconfiam que para haver o novo nascimento, primeiro precisa haver a morte de cruz. I Coríntios 15:36 – “Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer”. Para nascer de novo, primeiro precisa ser crucificado com Cristo. Muitos ainda não sabem que a morte de Jesus na cruz não foi apenas para perdoar os pecados. O Senhor Jesus disse antes de Sua crucificação que, quando Ele fosse levantado da terra, atrairia todos para Ele. João 12:32 – “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Quando o Senhor Jesus foi crucificado no Monte do Calvário, naquele ato, Ele nos incluiu Nele mesmo para que morrêssemos com Ele a fim de poder também ser ressuscitado com Ele para uma nova vida. É assim que se dá o novo nascimento. O Senhor também disse em João 12:24 – “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. A cruz é o instrumento de Deus para fazer-nos morrer para o pecado, para o mundo e para nós mesmos. Tendo sido crucificado juntamente com Cristo, Deus nos fez também com Ele ressuscitar. Em nosso ressuscitar juntamente com Cristo, o Cristo ressurreto passou a viver em nós. Agora somos uma nova criatura com a natureza divina em nós. II Pedro 1:4 – “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Tendo sido participantes da morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus nos fez uma nova criatura; agora estamos vivos no espírito, pois temos o Espírito de Cristo em nós. Efésios 2:10 – “Pois somos feituras dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. A nova criação só é criada em Cristo por meio da cruz. Sem o Cristo crucificado não há nova criação e muito menos a salvação. A nova criatura não só foi criada em Cristo como tem Cristo nela e ela está em Cristo. II Coríntios 5:17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. O desejo de Deus é nos ver através de Seu amado Filho. Somente aqueles que têm Cristo vivendo neles é que andam no Espírito e podem agradar a Deus. Aqueles que não nasceram de novo continuam vivendo na carne e desagradam a Deus. Como vimos em II Pedro 1:4, somente aqueles que são co-participantes da vida de Cristo podem ser libertos do pecado e das paixões carnais neste mundo. A cruz de Cristo nos liberta do pecado e a vida de Cristo nos guarda do pecado. I João 1:18 – “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda e o Maligno não lhe toca”.

Como é maravilhoso ser uma nova criatura! Podemos dizer com alegria: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:19-20).

Viver Cristo é viver a vida da ressurreição. I Coríntios 15:3-4 – “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. Leia também Romanos 6:5. Certamente Cristo ressuscitou e nós ressuscitamos juntamente com Ele. Houve uma ressurreição porque houve uma morte antes. Aqueles que foram crucificados com Cristo certamente foram ressuscitados com Ele. Não precisamos recear a cruz, pois é necessário primeiro morrer para depois poder ressuscitar. Este é o plano de Deus para que possamos ser Dele para todo o sempre. Deus deseja que sejamos primeiro crucificados com Cristo para justamente poder ressuscitar com Ele. Creiamos que em Cristo seremos vivificados. I Coríntios 15:22 – “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo”. Precisamos crer que se houve uma cruz ou morte, certamente houve também uma ressurreição. Atentemos para as verdades das Escrituras e creiamos e lancemos em fé na cruz de Cristo. Você pode desfrutar da sua ressurreição no espírito hoje e futuramente a ressurreição do seu corpo glorificado. Alguns ainda hoje não atentam para a ressurreição de Cristo por isso, são tão infelizes, mesmo sendo crentes. I Coríntios 15:14 e 19 – “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa pregação, e vã, a vossa fé. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. Precisamos crer na ressurreição juntamente com Cristo e desfrutarmos o quanto antes dessa nova vida no poder da ressurreição. Creiamos na ressurreição, pois as Escrituras afirmam tal verdade. I Coríntios 15:20 – “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”. No verso 22 diz: “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo”. A vida da ressurreição é maravilhosa; veja um pouco dela: I Coríntios 15:42-44 – “Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”.

Este é o plano de Deus para nós. Não há nada mais belo diante dos seus olhos do que ver os pecadores sendo feito uma nova criatura em Cristo Jesus. Pecadores salvos pela graça que agora vivem no espírito, não mais na carne. Para haver o novo nascimento foi preciso a cruz. A morte de cruz produz o novo homem e para o novo homem continuar vivendo no espírito é preciso que viva vida de cruz a cada instante de sua vida. A todo instante e em todas as coisas precisamos passar pela morte para que experimentemos a ressurreição. A vida do regenerado é uma vida ressurreta. Não vemos mais as características do velho homem tipo: mentira, ira, dolo, lascívia, pornografia, adultério, roubo e etc. O novo homem é alguém que anda no espírito por isso sua vida é cheia de “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). O novo homem não vive mais segundo o seu próprio entendimento ou desejos, mas vive segundo o espírito. Não há outro caminho senão a morte de cruz e a ressurreição em Cristo Jesus para que sejamos salvos e usados para a Sua honra e glória.

É MARAVILHOSO SER UMA NOVA CRIATURA!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami    

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Agosto de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s