EGOCENTRISMO

egocentrismoNo mundo em que vivemos, o EGO reina em toda parte. A mídia não tem outra coisa senão propagar o Ego. Tudo incita o Ego; as propagandas, os filmes, as novelas, os esportes. Tudo gira em torno do Ego. Adoração ao Ego é evidente em nossa sociedade. É comum, em um restaurante, um grupo de amigos, no meio do jantar, pedir ao garçom para trazer um bolo de aniversário. Lá vai a turma cantar e gritar sem se importar com outros clientes que jantam tranquilamente. Isto é culto ao ego. Você já ouviu aquela música: “Parabéns para você, eu só vim para comer; o presente que é bom esqueci de trazer”. Não é uma música egocêntrica? Neste dias, em uma lanchonete, o rapaz que fazia o lanche me chamou de: “meu rei”, três vezes. Confesso que outrora me sentiria feliz; porém, agora que conheço o Rei, ser chamado desta forma é algo fora, não bate, é ridículo, é falso, não é autêntico. Não aceito este tratamento. Essas palavras não são acolhidas em meu coração. Não fui criado para ser rei de ninguém, muito menos de mim mesmo. Fui criado para um Rei, o Rei Jesus. Ele não é Rei apenas dos judeus, Ele é nosso Rei também. As pessoas giram em torno do ego próprio ou do ego dos outros. Que vida pobre e infeliz. Precisamos viver centrados em Cristo e não em nós mesmos. A televisão mostra propagandas tipo o da Tim – sem fronteiras. Somos capazes de expandir, somos ilimitados, ninguém nos segura. Somos cada vez mais gigantes. A Ford diz que está criando a máquina mais perfeita. Apesar de saberem que o ser humano é a obra prima de Deus, maliciosamente instiga a pensar que o seu carro também é. Quase lá com o homem; aliás, é a segunda máquina mais perfeita. E esta segunda máquina mais perfeita, que são os carros da Ford, levará a máquina mais perfeita (o ser humano) para mais longe ou para além – Go further! Este além significa outra vida? Vida eterna? Eu me pergunto: para mais longe de Quem? Ir além de onde? A propaganda da Nextel é pura egolatria. A coca-cola diz: “mais você”. A Gisele B. diz que a Claro TV “deixa você na frente sempre”. Se milhões de telespectadores estão na frente, afinal quem está na frente? A mulher passar a perna no marido para assistir sua novela? Então a Claro TV está querendo chamar briga nas famílias. A Volkswagen pega o carro gol com o ator Silvester Stallone e a atriz Gisele B. e quer dar a impressão que o carro é forte e bonito. Porém, qualquer batidinha com o gol, já era! Essas propagandas agradam o ego, por isso funciona para o egocêntrico ou ególatra. Infelizmente estamos o tempo todo olhando, ouvindo e aprendendo o contrário das Escrituras. Contrário do evangelho, do verdadeiro cristianismo onde é Cristo quem nos guia, e não mais o próprio ego. Precisamos ser desarraigados deste mundo perverso (Gálatas 1:4). O sistema deste mundo é satânico. Leia Efésios 2:1-3. Pela cruz, precisamos morrer para o sistema deste mundo (Gálatas 6:14). Precisamos atentar para as exortações de Romanos 12:1-2; Tiago 4:4; I João 2:15-17; II Timóteo 4:10. Precisamos aprender a andar e viver de modo totalmente Cristocêntrico (II Coríntios 5:15). Este é o padrão de Deus, esta é a vida normal de um cristão e de uma igreja verdadeira. Não deixe nada se interpor entre você e Cristo. Cuidado com a tecnologia tipo: celular, computador, televisão a cabo. Eles roubam o seu tempo e faz sua mente voltar às coisas deste mundo. Desta forma conseguem levar Deus e Sua Palavra ao esquecimento. Use estas coisas apenas para te ajudar, jamais para te afastar da comunhão com Jesus Cristo. Gosto de um jogo no meu Notebook que se chama “hanafudá”. Quando me sobra um pouco de tempo, entro e brinco um pouco. Mas houve dias em que passei horas jogando e não percebi. Resolvi então colocar uma disciplina na minha vida. Não me deixarei dominar pelo jogo. Apesar de ser lícito, não posso ser dominado por nenhum jogo, novela, série ou qualquer outra coisa deste mundo. I Coríntios 6:12 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. I Coríntios 10:23 – “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Façamos sempre essas perguntas: 1. Convém? 2. Está me dominando? 3. São lícitas? 4. Serve para edificação? 5. Glorifica a Deus? A única maneira de não sermos mais idólatras e cheios do ego é morrermos com Cristo na cruz. Fomos incluídos em Sua morte e este foi o plano de Deus para nos salvar. Ele já fez isso quando Jesus foi levantado no monte do Calvário a mais de dois mil anos atrás. Se Ele disse e Ele não pode mentir, então é verdade que fui incluído Nele e participei de Sua morte (Romanos 6:3-6). Não sinto nada, não vejo nada, mas simplesmente creio na Sua Palavra. Quando Cristo morreu, porque eu estava incluído Nele, eu morri também. Quando Ele ressuscitou, eu ressuscitei juntamente com Ele (Efésios 2:6); pois havia sido crucificado e sepultado juntamente com Ele. Romanos 6:1-14. Graças a Deus pela Cruz de Cristo, do contrário, continuaríamos a ser idólatras de nós mesmo. Nestes dias vi uma pessoa conhecida escrevendo no Facebook: “Nada pior do que uma pessoa egocêntrica, que só pensa nela, só vive para ela. Ela acha que o mundo gira em torno dela”. Não é fácil conviver com pessoas egocêntricas quando não se conhece a cruz de Cristo. Somente a cruz de Cristo pode nos ajudar em situações como esta. Na realidade, as pessoas sofrem com pessoas egoístas ao seu lado porque elas próprias têm no centro de sua vida o seu próprio ego reinando. Quando, pela cruz, Cristo passa a viver em nós; Cristo vai nos determinar e, não mais a pessoa egoísta do nosso lado. Nosso foco é Cristo, não o que nós queremos ou esperamos do outro. Sofremos porque nós também somos egocêntricos. A cruz é uma bênção para os nossos relacionamentos. Primeiro porque nos faz relacionar com o maravilhoso Senhor Jesus; manso, humilde, amoroso, bondoso, fiel e verdadeiro. Segundo porque agora é Cristo quem vive em nós. Se antes o maridão magoava a esposa com suas desculpas esfarrapadas, suas safadezas e mentiras; agora a esposa não vai ficar magoada, pois não tem mais o ego reinando e, sim, Cristo. O maridão que continua mentindo, vai mentir diante do Espírito Santo e isso não é uma boa coisa para esse “cabeção”. O livro de Atos fala de um casal que mentiu para o Espírito Santo e, em seguida, morreram rapidinho. Cuidado com a mentira, ela mata e faz ficar fora do céu, ou melhor, faz arder nas chamas do inferno. A mulher nascida de novo é determinada por Cristo, não mais pelo seu próprio ego e nem pelo ego do maridão. Que libertação, que paz maravilhosa! Isso sim é vida abundante. A cruz nos livra de tantas dores de cabeça. Nossa cabeça esquenta e fica a ponto de explodir porque o nosso ego reina. Somos ególatras por natureza. Precisamos da cruz de Cristo para nos libertar desta terrível opressão. A vida de um crucificado é incomparavelmente melhor do que a vida de um ególatra. A cruz de Cristo e o Cristo da cruz pode nos tirar de uma vida de idolatria de nós mesmos e dos outros. Ao sermos livres de nós mesmos, precisamos manter uma vida de cruz; isto é, uma constante negação de nós mesmos e uma total entrega a Jesus Cristo. Esta é a verdadeira vida cristã, vida abundante e vitoriosa. Assim, certamente seremos conduzidos à vida eterna. No céu não haverá egocêntricos, pois do contrário, Deus estaria muito ocupado apartando as brigas, constituindo tribunais para julgar os adúlteros e infiéis. Deus teria que fazer muitas prisões para os ladrões e assassinos. Se você é egocêntrico, fique sabendo que:

SÓ A CRUZ ACABA COM O EGOCENTRISMO

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Outubro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s