POR CAUSA DA SUA CRUZ

por causa da sua cruzQuando caminhamos pelo livro de Romanos, vemos nos primeiros capítulos nossa miserável condição diante de Deus. Pecadores da pior espécie, homens ímpios e perversos, totalmente indesculpáveis diante do Justo Deus. Na Sua soberania Deus retrata um pouco da nossa condição no capítulo 1:29-31 – “cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia”. Somos as mais terríveis das criaturas, passíveis de morte; pois o salário do pecado é a morte, diz as Escrituras. Esta é a situação do homem natural, sem Cristo e sem o conhecimento do evangelho. Nosso vizinho, amigo ou parente que ainda não conhece o verdadeiro evangelho do Senhor Jesus, encontram-se nestas condições. Vivendo de maneira ímpia e perversa, os nossos conhecidos de coração endurecido, acumulam para si mesmos, ira para o dia da ira (2:5). Andávamos desgarrados e perdidos (Romanos 3:9-18); mas a graça de Deus nos alcançou pelo evangelho de Cristo. Diante desta situação tão degradante e desesperadora, Deus, em Cristo, nos apresenta o evangelho que tem poder para nos salvar: Romanos 1:16 – “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”. A simples condição que Deus coloca é a fé. Romanos 1:17 – “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Como Deus é maravilhoso! Ele resolveu nosso grande problema que é o pecado e resolveu também nossos muitos problemas, que são os pecados. A nossa justificação diante de Deus ocorreu devido a propiciação ou a cruz de Cristo. Romanos 3:24-25 – “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;”. Toda obra da redenção é devido a Sua cruz. Sem cruz não há salvação, não há evangelho, não há esperança, não há reconciliação, não há justificação, não há regeneração, não há comunhão,… não há! Toda obra da salvação já foi realizada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário. Agora o pecador precisa crer! No capítulo 4 e 5 de Romanos vemos o exemplo de Abraão e a justificação pela fé. Romanos 5:1 – “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”. Nossa justificação provém da cruz de Cristo. Romanos 5:9 – “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue [cruz], seremos por ele salvos da ira”. Sempre que a Bíblia fala do sangue de Jesus, devemos logo reportar para a Sua cruz. Nestes preciosos capítulos de Romanos, vemos claramente a cruz de Cristo como a única solução de Deus para o nosso problema chamado “pecado”. No capítulo cinco, Deus amorosamente nos explica como a nossa condição em Adão é terrível e como Cristo é a nossa salvação. No capítulo seis, novamente Deus mostra que a cruz é a única solução para o nosso pecado. A nossa inclusão na cruz de Cristo é a única saída para não sermos mais escravos do pecado: Romanos 6:6 – “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. Neste capítulo, percebemos claramente o amor de Deus se manifestando ao expressar seu desejo quanto à nossa libertação do pecado. Jesus Cristo veio nos libertar e salvar do pecado! (Mateus 1:21). Em seguida, Deus fala da libertação em relação à lei e ao ego. A nossa co-crucificação trata da libertação do pecado, da lei e do ego. Após passar pela cruz de Cristo chegamos ao capítulo oito. Finalmente, pela cruz, o pobre pecador condenado dos primeiros capítulos pode dar um grito de liberdade e vitória. A cruz de Cristo ou o Cristo crucificado operou total libertação do pecado e fez do pobre pecador uma nova criatura em Cristo Jesus. Depois de muito tempo debaixo do jugo do pecado e da condenação, ele pode gritar: Romanos 8:1 – “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Neste capítulo, além do grito de liberdade, encontramos a solução para uma vida vitoriosa sobre a vida carnal. Viver no Espírito é a solução para não mais viver na carne. A vida no Espírito agrada a Deus. Após essa corrida do capítulo um ao oito de Romanos, veremos em um pequeno trecho, que foi devido a cruz de Cristo que, agora, podemos nos alegrar por estar sendo mais do que vencedores. Vamos ler Romanos 8:31-39. Por causa da cruz de Cristo, pelo Seu sangue derramado, fomos justificados e reconciliados com Deus. Agora estamos do lado de Deus e Deus é por nós. Agora sim, mano! Não esqueçamos que, pela cruz, Deus nos tirou da condição de pecador, perverso, passível da ira e morte e nos trouxe para a condição de uma pessoa justificada, reconciliada e vencedora. A razão de nossa redenção foi a cruz de Cristo. Romanos 8:32 – “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”. Foi na cruz que Deus Pai não poupou o Seu Filho. O Pai entregou o Filho na cruz por nossa causa! Para nos tirar da desgraça, maldição e condenação. Também, o Pai deu o Seu Filho na cruz para nos “fundir” com Ele a fim de desfrutarmos Dele por toda eternidade. Por causa da cruz, podemos viver livres do poder do pecado e da condenação. Por causa da cruz podemos viver em liberdade e vitória, pois vivemos agora em Cristo Jesus. Pela cruz, o Pai nos deu Jesus, Seu Filho. No Filho, temos tudo de Deus! Em Cristo recebemos graciosamente todas as coisas do Pai (v.32). No verso 33 Deus fala da Sua justificação, por isso, já não estamos mais debaixo de acusação. Estamos livres, com ficha limpa. Lá na cruz, Deus cancelou o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças e nos era prejudicial. Deus pegou nossa dívida e encravou-a na cruz! Colossenses 2:14 – “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”. O Senhor deu um brado de vitória: tetélestai! = Está pago! Está consumado! Tudo foi por causa da Sua cruz! Romano 8:34 – “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu [cruz] ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”. Porque Cristo morreu na cruz e nós morremos também com Ele, ninguém mais poderá nos condenar. Por causa da cruz podemos bradar com alegria: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Na cruz fomos incluídos para sempre em Jesus. Vivemos Nele e Ele vive em nós. Fomos amalgamados para sempre Nele. Não há como ser separado Dele, aleluia! Romanos 8:35-37 – “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Onde Cristo nos amou? Na cruz! A cruz é o memorial que diz: Cristo nos amou incondicionalmente. Quanto amor! Mesmo quando ainda éramos pecadores, Ele nos amou. Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Porque houve uma cruz e pela cruz ainda hoje continua fluindo o grande amor de Deus para conosco é que, então, podemos bradar a pleno pulmões: NADA PODERÁ SEPARAR-NOS DO AMOR DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami    

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Outubro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s