APOSTASIA – Parte 05

Apostasia5Vimos até agora os perigos da apostasia nos dias de hoje. Muitos freqüentavam igrejas, tinham até cargos; no entanto, hoje estão no mundo e no pecado. Encontramos aqueles que sabem sobre igrejas e bíblia, mas vivem em mundano proceder. Ex-crentes; talvez seja a maior denominação na cidade hoje. A apostasia está presente em nosso meio, sem dúvida alguma. Quando ouvimos advertência sobre a apostasia, temos a tendência de achar que isso é só para os crentes fracos, desleixados e que tem pouca fé. Jamais imaginamos que pode acontecer conosco. A Bíblia em Hebreus 3:12-13 e 4:1 nos adverte: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em QUALQUER DE VÓS…”. QUALQUER DE VÓS traz a possibilidade de qualquer um que está entre nós. Só pelo fato de você estar na igreja já é motivo para haver apostasia. No verso 13 tem a expressão: “a fim de que NENHUM DE VÓS…”. Neste verso, além da advertência em relação à apostasia, vemos o zelo e o cuidado de Deus. Ele não quer que NENHUM se perca; por isso, está nos advertindo hoje. Que ninguém se apostate da fé; sim, que todos sejam salvos, pois esta é a vontade de Deus. I Timóteo 2:3-4 – “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Veja João 6:39 – “E a vontade  de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia”. Em João 17:11 vemos na oração sacerdotal do Senhor Jesus uma petição em favor da nossa segurança. O Senhor roga ao Pai para que nos guarde em Seu nome. No coração do Senhor Jesus há este desejo: QUE NENHUM SE PERCA! Por isso Ele orou em João 17:20 por aqueles que ainda iriam crer: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;”. O Senhor Jesus está ROGANDO ao Pai. Que coração cheio de compaixão, de zelo e de amor para conosco. Que oração poderosa! Isso traz segurança à nós que Nele cremos. O Pai não vai desprezar esse coração contrito que ROGA. Obrigado Senhor Jesus! É maravilhoso saber que Ele ainda intercede por nós. Romanos 8:34 – “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”. Nestes versos percebemos o quanto a advertência sobre a apostasia é séria diante dos olhos do Senhor Jesus.

A carta aos Hebreus traz mais uma vez a advertência a todos, no capítulo 4:1 – “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que ALGUM DE VÓS tenha falhado.”. Amados irmãos, cuidemos para que jamais nos apostatemos da fé no Senhor Jesus Cristo. Estamos vivendo tempos de apostasia; por isso é necessário que HOJE, estejamos alertas e vigilantes. É tempo de andar em amor (Efésios 5:2); andar como filhos da luz (Efésios 5:8); andar como sábios e não como néscios (Efésios 5:15); andar na vontade do Senhor (Efésios 5:17); andar cheio do Espírito Santo (Efésios 5:18); andar em comunhão com a igreja (Efésios 5:21; 2:19-22); andar com toda a armadura de Deus, que é o próprio Cristo (Efésios 6:10-20); andar sóbrio e vigilante (I Pedro 5:8). Para evitar a apostasia precisamos lembrar-nos de todas as advertências que Deus nos faz através de Sua Palavra. Temos visto algumas e vamos relembrar para que nos apeguemos com mais firmeza a estas verdades. Jamais nos esqueçamos que haverá o Dia do Senhor e é necessário permanecermos firmes na fé em Cristo até este dia. Nossa fé precisa ser fortalecida a cada dia pela Palavra de Deus e permanecer viva até ao fim. Hebreus 3:6 – “… se guardarmos firme, até ao fim,…”. Hebreus 3:14 – “… se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.”. Apocalipse 2:10 – “… Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Este advérbio de tempo precisa ser observado. ATÉ A VOLTA DE CRISTO! Mateus 24:13 – “Aquele, porém, que perseverar ATÉ o fim, esse será salvo”. Até a pouco tempo, quando ainda não conhecia a Palavra da Cruz, eu achava que eu era o alvo do amor de Deus. Eu me sentia um “astrozinho” aos olhos Dele. Mas, depois do novo nascimento, Deus tirou a centralidade da minha pessoa. Hoje vejo que só há um Astro, a brilhante Estrela da manhã. Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”. Só JESUS CRISTO É! Agora, na minha pequenez, olho para o Senhor Jesus, minha luz e salvação. Ao olhar para o Senhor, vejo seus olhos olhando para a IGREJA, SUA NOIVA. A igreja invisível, Seu corpo vivo é a menina dos Seus olhos. Ele vela pela igreja, cuida dela, alimenta-a e santifica-a (Efésios 5:22-33). Permanecer no Corpo vivo de Cristo, que é Sua igreja, é fundamental para que não haja apostasia. A igreja é essencial em nossa peregrinação para o lar celestial. Somente a igreja irá subir com Cristo; não haverá crentes isolados. Aquele dia não será uma bagunça e nem haverá atropelo. Somente a linda noiva subirá com Cristo. Desprezar a igreja viva do Senhor é ser um apóstata declarado. Enquanto nos reunimos em oração, louvor, adoração e comunhão; estamos sendo guardados do inimigo neste mundo tenebroso. Precisamos estar sempre em comunhão com os irmãos para combatermos a apostasia. Hebreus 3:13 – “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”. A exortação mútua a cada dia se faz na comunhão com a igreja. A igreja é o lugar para animar, incentivar e encorajar os irmãos a prosseguir na carreira cristã até ao fim. Precisamos tomar o hábito de exortar os irmãos mais fracos na fé, encorajá-los, ligar para eles, mandar uma mensagem no celular, mandar um e-mail, visitar. Precisamos cuidar uns dos outros para que NENHUM SE PERCA. Lembremos da exortação de Hebreus 10:25 – “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Por fim, é preciso olhar firmemente para o Senhor Jesus Cristo. O livro de Hebreus, do começo ao fim, aponta para o Senhor Jesus. Ele é o herdeiro de todas as coisas, o Criador do universo. Jesus Cristo é o resplendor da glória e a expressão exata de Deus. Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder e morreu na cruz para nos purificar dos nossos pecados. Só Ele é o Rei da Glória e se assenta à destra do Deus Todo-Poderoso. Os anjos O servem de dia e de noite. Fixemos sempre os nossos olhos Nele, pois Ele, em breve, virá entre as nuvens com poder e glória. Ele é a razão da nossa existência. Vivamos por meio
Dele e para Ele a fim de jamais apostatarmos da fé. Aquele que considerara atentamente o Senhor da nossa salvação, não negligenciará tão grande salvação. Nele temos eterna redenção (Hebreus 9:12). A L E L U I A!

NENHUMA APOSTASIA!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Novembro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s