APOSTASIA – Parte 06

Hebreus 4:2 – “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”

apostasia6O escritor da carta aos Hebreus fala da apostasia dos israelitas e, no capítulo 4 cita pelo menos dois motivos. Os apóstatas em geral pensam que houve alguma injustiça contra eles. Sempre têm justificativas; porém, jamais procuram saber a razão do afastamento da fé no Senhor Jesus. Alguns colocam a culpa no pastor, outros na igreja, outros nos irmãos da igreja, outros no trabalho; nunca, porém, em si mesmos. De uma coisa eles não poderão reclamar: eles ouviram as boas-novas da salvação. Hebreus 4:2 – “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas como se deu com eles;”. Na segunda metade do verso 6 diz: “, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas”. O apóstata não pode dizer que não conhecia o evangelho da salvação. Ele, de fato, ouviu a Palavra que salva. O problema real estava no seu próprio coração e não nas outras pessoas. Como é sério ouvir a Palavra! Muitos crentes ouvintes da Palavra acham que é só ouvir e pronto. Na carta de Tiago 1:22 encontramos uma séria advertência: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vos mesmos”. Não basta ser um ouvinte “esquenta banco” ou “cabeça de vento”. Tiago 1:25 – “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”. Precisamos ter ouvidos para ouvir o que o Espírito tem a dizer. Nas cartas às igrejas da Ásia Menor em Apocalipse, Deus diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Neste tempo de apostasia, uma coisa essencial à igreja é: OUVIR A VOZ DO ESPIRITO SANTO. É preciso ouvir com atenção e disposição para acolher a Palavra no coração a fim de praticá-la. Deus vê o coração, a disposição e a fé das pessoas. Desejar ardentemente a Palavra do Senhor é totalmente imprescindível para que não haja apostasia. Em Lucas 10 vemos que Marta não tinha coração para ouvir o Senhor Jesus; mas, Maria tinha. Ela foi capaz de deixar tudo, assentar-se aos pés do Senhor só para ouvi-Lo. Assim deve ser o coração do cristão diante da Palavra do Senhor. De uma feita perguntaram ao Senhor porque Ele falava em parábolas. Pouco antes de falar em parábolas, os escribas e fariseus vieram pedir um sinal. Enfim, eles não criam no Senhor, não tinham fé Nele e na Sua Palavra. Ele falava em parábolas para que estes incrédulos não viessem a entender o que lhes era dito. Mateus 13:14-16 – “De sorte que neles se cumprem a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.”. Percebe que o Senhor Jesus não brincava com a Sua Palavra? Ele, de fato, conhece o coração daquele que crê e deseja a Sua Palavra. Precisamos voltar à Palavra de Deus de todo o coração. Amá-la e crer nela inteiramente (I Timóteo 1:15). Em Hebreus 4:2 temos a primeira razão da apostasia dos israelitas no deserto:- “; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram”. Aqui está um ponto fundamental na vida cristã: CRER NAS ESCRITURAS SAGRADAS! Ao ler a Bíblia diariamente, devemos ler com fé. Ao ouvir uma pregação, precisamos crer na Palavra de Deus. Adão e Eva pecaram em não crer na Palavra de Deus. A ordem de Gênesis 2:16-17 foi clara! No capítulo seguinte, encontramos os dois desobedecendo a Palavra de Deus. Isto ocorreu porque não levaram a sério a Palavra de Deus. Não podemos brincar com a Palavra. Não podemos ser negligentes em relação a ela. No final do sermão do monte em Mateus 7:24-27 vemos que aquele que pratica a Palavra do Senhor Jesus é uma pessoa prudente e a que não pratica, é insensata. No verso 27 vemos que o homem insensato teve sua casa desabada e o verso conclui dizendo: “sendo grande a sua ruína”. Negligenciar a Palavra do Senhor traz ruína em nossa vida. Vemos pessoas arruinadas em todos os lugares. Provavelmente houve negligência em relação à Palavra do Senhor na vida deles. Isto é muito sério não? Não crer e não praticar a Palavra do Senhor traz ruína e apostasia. Em contrapartida, todo aquele que leva a sério a Palavra é uma pessoa bem sucedida (Salmo 1:1-3). Aquele que tem a Palavra de Deus é, sem dúvida alguma, uma pessoa muito feliz. Apocalipse 1:3 – “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. A diferença entre o cristão e o apóstata é que o apóstata não leva a sério a Palavra de Deus; enquanto que o cristão persevera porque continua crendo, recebendo e obedecendo à Palavra. Sem dúvida alguma, aquele que recebe a Palavra com humildade, submissão e temor estará sempre seguro. Vimos, portanto, que a primeira causa da apostasia dos israelitas, foi a falta de fé na Palavra de Deus.

A segunda causa da apostasia foi a rebeldia que os levou à desobediência. Desobedecer a Palavra de Deus leva à apostasia! Aqueles que ouvem a Palavra devem estar com o coração totalmente submisso ao Senhor Jesus. O Senhor conhece o coração obediente. Em Lucas 6:46 vemos uma tremenda reprovação: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”. Precisamos aprender a viver debaixo do senhorio do Senhor Jesus a cada momento. JESUS CRISTO É O SENHOR! Isto não pode ser uma mera afirmação bíblica em nossa vida. Ter o Senhor Jesus Cristo como o SENHOR da nossa vida é imprescindível para que jamais nos apostatemos da fé. Ele precisa se tornar o único SENHOR da nossa vida; o nosso REI e SOBERANO. Uma vida de inteira submissão ao Senhor Jesus implica em total segurança contra a apostasia. Esta experiência íntima, pessoal e profunda precisa acontecer em nossa vida. É preciso entregar à Ele todos os direitos e estar pronto para obedecê-Lo em tudo. Ter Jesus Cristo como SENHOR, que segurança! Precisamos exercitar nosso coração na obediência ao Senhor Jesus. O apóstata é um desobediente! Hebreus 4:6 – “Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,”. Que tristeza! Receberam o evangelho; porém, não foram salvos devido à desobediência à Deus. Desobedecer a Palavra é desobedecer ao próprio Deus. Quanta seriedade, quanto temor! Ao ouvir a Palavra do Senhor precisamos de imediato, obedecer. Atentemos para este ponto para não sermos negligentes e desobedientes. Deixemos claro e vivo em nosso coração sobre a importância de obedecer a Palavra de Deus. Aquele que obedece a Deus não se apostatará.

Hebreus 4:11 – “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.”.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada-   Cristo vive em nós

Maringá, Novembro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s