APOSTASIA – Parte 07

Hebreus 4:12-13 – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”.

apostasia7Deus tem falado conosco sobre apostasia e isso tem mexido conosco. Estamos mais alertas e vigilantes; o temor do Senhor tem estado em nosso meio e a intercessão aumentou. Sabemos que a Palavra do Senhor é séria e jamais volta vazia. Ela nunca cai por terra; nunca falha. Ao ouvir a voz do Senhor pela Sua Palavra, tememos e trememos; pois Sua voz é poderosa. Logo nos faz lembrar o Salmo 29:3-9. Após ouvir a respeito do iminente perigo da apostasia, não tem como ficar acomodado, indiferente e sem temor. Na savana africana, quando um predador está à espreita, as gazelas ficam extremamente alerta. Olhos e ouvidos bem atentos. Parece que nestes dias o Espírito Santo está nos levando à vigilância e sobriedade. Continuemos cheios de temor pelo Senhor e atentemos mais do que nunca à Sua Palavra. “TEMAMOS”, como diz o escritor de Hebreus (4:1).

No estudo 5, vimos que qualquer um pode apostatar da fé. Esta é a advertência de Hebreus 3:12 e 4:1. Estar congregando não nos isenta da apostasia. Precisamos continuar até ao fim considerando atentamente à JESUS CRISTO. De igual modo, precisamos perseverar na leitura, meditação e prática da Palavra de Deus até ao fim. Alguns, ao ouvir estas mensagens sobre apostasia, ficam meio inseguros e dúvidas começam a vir em sua alma. Será que sou um apóstata? Será que estou começando a me apostatar? Muitas vezes não tenho vontade de ler a Palavra do Senhor, de ouvir Sua voz, de congregar, orar e adorar. Muitas vezes estou tão cansado e ocupado que não tenho vontade e nem tempo de ir à igreja. Será isto o começo da minha apostasia? A Bíblia é muita clara quando diz que muitos estavam à caminho de Canaã e não puderam entrar. Irei ao céu? Serei salvo? Afinal, continuo um crente carnal e muitas vezes eu pratico pecados que parecem imperdoáveis.

Amado irmão, Deus é luz e nele não há treva nenhuma (I João 1:5). Sua Palavra é lâmpada para os pés e luz para o nosso caminho (Salmo 119:105). Não precisamos caminhar em dúvida e temores a respeito da nossa salvação eterna. Precisamos aprender a nos expor à Sua viva e eficaz Palavra (Hebreus 4:12). O livro que temos em mãos não é um livro qualquer. Ele é vivo, é eficaz e é capaz de fazer o impossível aos nossos olhos. A Palavra do Senhor é atuante e mexe conosco; ela é ativa e nos faz reagir a fim de nos manter no caminho eterno. Ela cutuca, fere, corta e mata mais efetivamente do que qualquer espada já existente. Atinge onde mais nada consegue atingir e separa até mesmo o inseparável. Ela é como uma sonda que perscruta até o nosso mais profundo interior. Chega aos nossos pensamentos e revela até mesmo as nossas intenções. O rei Davi atestou isso em sua vida. Salmo 139:1-4 – “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda”.

Para que não nos apostatemos, é preciso estar constantemente expondo à Palavra de Deus. Estejamos conscientes que nada foge ao seu olhar. Tudo está patente e descoberto ante seus olhos (Hebreus 4:13). Através de Sua Palavra vemos o que Deus vê em nós. Quem somos, o que fazemos, o que se passa em nosso coração. Algumas vezes um crente ou outro reclama da mensagem que ouviu no culto. Quem contou para o pastor? Alguns acabam brigando com a esposa achando que foi ela quem o dedurou. Já ouvi irmão dizendo: porque o pastor olhava só para mim? Tudo que foi falado foi falado só para mim. A mensagem foi para mim e eu fiquei muito nervoso com as suas palavras. Eu me senti confrontado. Como a Palavra de Deus é maravilhosa! Ela nos expõe; confronta-nos e nos tira do caminho do pecado.

Muitos pensam estar no caminho para o céu; porém não estão porque nunca se expuseram à luz da Palavra. Aqueles que quase não lêem e não ouvem a Palavra não ficam expostos e uma cegueira os acomete de modo que não conseguem caminhar pelo caminho eterno. Aqueles que foram expostos, com muito temor oram e pedem a Deus como fez Davi no Salmo 139:23-24 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Expor-se constantemente à Palavra e ser por ela tratado, orientado e fortalecido a prosseguir é um modo de vida que afasta o fantasma da apostasia. Lembremos sempre que não há como vir à fé sem a Palavra. Romanos 10:17 – “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. Não há como perseverar na fé sem a Palavra. Ela é o combustível; o alimento que nos mantém em caminhada constante até ao céu. Sem a Palavra não há crescimento para a salvação; não há crescimento na graça e conhecimento do Senhor Jesus. O Deus Triúno age por meio da Palavra. O Senhor nunca quebrou uma palavra sequer das Escrituras, o Espírito Santo sempre se moveu de acordo com as Escrituras e o Pai jamais a negligencia. É mediante a Sua Palavra que Deus faz o que faz em suas criaturas.

Muitos irmãos sinceros desejam continuar firmes em Cristo até ao fim; porém, não sabem como fazê-lo. Para tirar as dúvidas, receber a direção e orientação correta, basta voltar para as Escrituras. Hebreus 4:14-16 – “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. Ao irmão duvidoso quanto à sua salvação; ora tem fé, ora está incrédulo e desanimado. Ao irmão que muitas vezes perde a compostura e fica na carne e até mesmo aqueles que caíram no pecado e estão entristecidos. Prestem atenção ao texto acima citado. Atente para JESUS CRISTO. Ele foi tentado em tudo à nossa semelhança. Ele sabe de suas lutas contra o pecado, de suas tentações, de suas fantasias sexuais, das suas lascívias, das suas mentiras, das suas palavras torpes. Enfim, Ele conhece todos os podres de sua vida. Ele conhece sua fraqueza, suas quedas, seus fracassos como um crente. São pessoas como você e eu, cheios de defeitos e fracassos que ELE, O NOSSO SUMO SACERDOTE penetrou os céus para INTERCEDER POR NÓS. Ele esteve como homem, conhece nossas lutas e dificuldades e, precisamente neste texto, Ele vem como o GRANDE SUMO SACERDOTE. O sacerdote é aquele que intercede pelos pecadores diante de Deus. O Senhor Jesus não está como JUIZ neste trecho, nem como PROFETA. Ele é o nosso GRANDE SUMO SACERDOTE. Ufa! Que bom! Graças a Deus! Temos alguém que nos compreende e intercede por nós, aleluia! Isso é maravilhoso! Eu já vivi em pecado escondido e agora sei que foi Ele quem intercedeu por mim. Se fosse pela minha ex-liderança eu já estava no fogo do inferno. Mas temos um GRANDE SUMO SACERDOTE, obrigado SENHOR. Para não cultivar dúvidas em nosso coração, precisamos tirar os olhos de nós mesmos e olhar para Ele, nosso grande Sumo Sacerdote. Ao irmão duvidoso, que tem vivido na carne, que muitas vezes peca e volta a pecar o mesmo pecado: OLHE E VENHA para AQUELE QUE TE CONHECE E TE AMA INCONDICIONALMENTE. Hebreus 4:15 – “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”. O coração Dele é cheio de compaixão e misericórdia. Ele é capaz de se compadecer; isto é, sofrer junto. Ele é AMIGO, Ele chora junto, Ele nos ajuda sempre pela Sua graça. Jesus Cristo nos socorre: Hebreus 2:18 – “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”. Seus braços estão estendidos, seus olhos estão atentos, seu coração é terno e amoroso. Ele é a nossa salvação contra a apostasia. Não há outro que mais queira nos guardar da apostasia. Por isso Ele nos convida e nos chama. Ele chama o irmãozinho fracote, que vive tropeçando, brigando e mentindo. Ele chama o avarento e o impuro, o arrogante e o trambiqueiro. Ele chama o crente safado. Carinhosamente Ele nos convida: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. Sempre na presença deste grande Sumo Sacerdote! Sempre nos achegando à Ele. Ele disse: VINDE A MIM (Mateus 11:28). “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). É junto Dele que vamos encontrar “misericórdia” para cada trapalhada que fazemos. É Nele que recebemos toda a “graça” para não ficarmos no emaranhado de problemas que nos faz desanimar. É junto Dele que encontramos toda a ajuda para sairmos do turbilhão e confusão nos quais muitas vezes nos encontramos. Nunca cesse de ir ao Seu trono da graça onde também existe misericórdia ao pecador arrependido. Talvez estas palavras soem meio que: será? Posso mesmo? Mas eu sou tão pecador… Pois é, não é pelo que você é, mas pelo que Ele é que podemos nos aproximar sem vergonha. Temos que entender que não depende de nós; dependemos Dele e Ele já disse: PODE VIR SEM CERIMÔNIA! Se Ele disse, então vamos sem medo. Vamos confiar em Sua Palavra e vamos do jeito que estamos. Com certeza o nosso GRANDE SUMO SACERDOTE vai nos socorrer e nos livrar da terrível apostasia que assola o mundo todo. Em Cristo há perdão, acolhimento, compaixão e ajuda. Contemple-O de todas as formas, mas não se esqueça de ir até ele. Faça isso sempre, nunca se canse de ir à Jesus. Não esconda nada Dele, primeiro porque você não pode, segundo porque Ele está sempre pronto a te perdoar e te ajudar. Ele conhece os seus maus pensamentos até durante o culto, mas mesmo assim Ele te convida a ir à Ele, com toda a sua sujeira e imundícia. Entenda de uma vez para sempre que há duas coisas que vão te ajudar contra a apostasia: É se expor à Bíblia e vir à Jesus Cristo em oração. Precisamos perseverar nestas duas coisas se queremos penetrar o céu como Ele. Sempre na Palavra e sempre em Cristo.

CONSERVEMOS FIRMES A NOSSA CONFISSÃO! (Hebreus 4:14).

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Dezembro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s