O EXCELENTE TESOURO

II Coríntios 4:7-12 – “Temos, porém, este tesouro em vaso de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida”.

bau do tesouro2Logo acima encontramos a palavra “TESOURO”. Não é qualquer bijuteria evangélica que não vale nada. O evangelho de Cristo é rico e precioso. Não é este evangelho espalhado pelas ruas da cidade onde vende-se a salvação por gritos como se fossem mercados. Cristo não é uma mercadoria comprável. Ninguém pode comprá-Lo e ninguém pode tê-Lo como se fosse algo tão barato. Apesar Dele ter sido dado graciosamente, é preciso saber como obtê-Lo realmente. Não é frequentando uma denominação ou sendo membro de uma igreja evangélica. Não é jejuando e orando no monte nas madrugadas. Não é fazendo por si mesmo a obra de Deus e levando consigo um título evangélico. Este TESOURO é Cristo! Ele foi dado na cruz e é pela cruz que nós O obtemos em nossa vida diária. Somente pela morte de si mesmo é que temos a vida de Cristo em nós. Não existe nenhuma outra maneira evangélica para se viver o verdadeiro cristianismo senão pela vida de morte. Sem vida de cruz não tem a vida de Jesus se manifestando. Sem Cristo se manifestando não há vida cristã verdadeira. Cristo nos foi dado gratuitamente mas para tê-Lo custa tudo. Nossa vida da alma, do ego, da carne e do mundo pela vida de Jesus. Precisamos entender que, para viver a vida de Cristo, é preciso primeiro morrer para si mesmo. Cristianismo verdadeiro custa tudo de nossa parte. Somente aqueles que negam a si mesmos, tomam a sua cruz e segue o Senhor pode viver a vida cristã. São estes que dia após dia morrem para si e vivem para Jesus. São estes que ao morrerem para si mesmos, tem a vida de Jesus se manifestando neles.

Outra palavra que aparece em II Coríntios 4:7 é a palavra “EXCELÊNCIA”. Deus é Excelente! Ele é o melhor e o que Ele nos deu, não só é o Tesouro, como também é o melhor. O apóstolo Paulo conheceu um pouco desta excelência, deste maravilhoso Tesouro. Efésios 3:8 – “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo”. Insondáveis riquezas de Cristo. Deus, por meio da cruz nos chama a experimentar e a conhecer cada vez mais esta riqueza que está em Cristo. Há uma vida mais profunda e rica em Cristo e é nesta direção que o morrer diário para si mesmo nos leva. Quando, nas circunstâncias desalentadoras experimentamos a cruz, o Senhor se manifesta e nos enriquece com a Sua vida. A vida de Cristo é a Excelência de Deus para nós. Poucos experimentam essa excelência porque não conhecem a vida de cruz. A grande maioria dos crentes acham que precisam de Cristo para que salve da morte e do inferno. Eles precisam de Cristo apenas como o Salvador, alguns mais cara de pau querem Jesus como o Abençoador também. Precisamos entender que a salvação, a justificação, a regeneração tem como alvo a vida de Cristo em nós. Deus planejou a milhares de anos fazer de nós Sua casa, Seu santuário, Sua habitação. A salvação não é para depois do julgamento. É para agora! Hoje Ele quer habitar em nós, comungar conosco, ser o nosso Deus. Cristianismo é Cristo em nós. O céu, as bênçãos, a cura, a vitória, a prosperidade e tudo o mais são consequências. Não precisamos coloca-las como prioridade em nossa vida quando temos Cristo em nós. Cristo em nós é suficiente para todas as coisas. A salvação eterna é Cristo (I João 5:11-12); a vitória é Cristo (I Coríntios 15:57; II Coríntios 2:14); a paz é Cristo (Efésios 2:14; João 14:27) e assim por diante. Tem Cristo? Então tem tudo! Tudo que ansiamos e necessitamos está em Cristo.

Como ter Cristo em nossa vida? Morrendo a cada dia para si mesmo. Se não aprendermos a morrer para nós mesmos a cada dia, seremos como um crente qualquer que crê mas não tem a vida de Jesus se manifestando. Seremos crentes nominais e nada mais. O máximo que fazemos é esquentar o banco da igreja e tomar o cafezinho da irmã. Enquanto vivemos neste mundo devemos viver a vida de Cristo. I João 4:9 – “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós; em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele”. Deus nos ama tanto que deseja que vivamos por meio de Cristo até chegarmos no lar celestial. Só poderemos viver por meio de Jesus se aprendermos a morrer para nós mesmos. Quando a velha vida da alma, da carne, do ego e do mundo vai para a cruz e morre, a vida de Jesus se manifesta. Somente quando morremos para nós é que poderemos viver para Deus por meio de Jesus. II Coríntios 5:15 – “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Esta é a verdadeira vida cristã. Uma vida que não é nossa, mas de Cristo. Uma vida em que não mais nós; mas Cristo. Não mais o velho homem agindo como bem entende, mas a vida de Cristo através do novo homem. Temos um retrato disto em Efésios 4 à 6. O cristão é aquele que sempre sai de cena pela cruz ao negar a si mesmo. Negar a si mesmo, acabar por completo a auto estima, o amor próprio, o egocentrismo. Quando aprendemos a viver vida de cruz, certamente o bom perfume de Cristo será exalado por onde passarmos. II Coríntios 2:14-15 – “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”.

Uma vida crucificada fará toda a diferença em nossa vida, família e sociedade. Homens e mulheres crucificadas tem o Todo Poderoso agindo através deles e só desta forma o mundo pode ser transformado. O mundo está deteriorando rapidamente porque falta pessoas crucificadas com Cristo. Deus quer nos dar O TESOURO e quer que vivamos a EXCELÊNCIA Dele que é JESUS CRISTO. Por esta razão permite que passemos tempos difíceis. Quando chegam os problemas, as lutas, as dificuldades é porque Deus nos chama para o melhor. Deus está nos chamando para o Filho através das circunstâncias difíceis. Essas circunstâncias são as ferramentas de Deus para nos crucificar com Cristo e para nos fazer morrer para nós mesmos. Imagina você, cansado, de pé em uma fila de banco, aguardando sua vez por cerca de 40 minutos e de repente vem um folgado e pede para passar na sua frente? Imagina um apressadinho te fechando naquele trânsito caótico das seis da tarde? Um espertalhão que te rouba a vaga que você procurava a meia hora? Lembre-se que isto tudo é o amor de Deus por você. Ele está te proporcionando morrer para si a fim de que a mansidão e o amor de Cristo se manifeste através de você. Sem brigas, sem discussões, sem justificativas, sem entrar na defensiva. Isso é morrer para si.

Em um momento de estresse na família, vem um “chatildo” te perturbar. Nesta hora, ao invés de agir na carne, você lembra de Efésios 4:31 – “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia”. Lembra também de Colossenses 3:8 – “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar”. Colossenses 3:12-14 – “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”. Nenhum espaço para gritaria, ira, brigas, rispidez, auto comiseração, justiça própria. Apenas a cruz! Então o Senhor Jesus vai se manifestar e estaremos desfrutando da Sua maravilhosa vida. Poderemos então exclamar: Cristo é o meu TESOURO. Ele é simplesmente EXCELENTE.

 

CRUZ NAS HORAS DIFÍCEIS – ISTO FUNCIONA!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Janeiro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s