A LOUCURA DE DEUS E OS LOUCOS

I Coríntios1:18 – “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”.

images (1)A palavra da cruz impacta, choca e faz o homem achar que é um absurdo o Filho de Deus vir, sofrer e morrer em uma cruz. Afinal, Deus não teria outro meio para salvar a humanidade? Porque a morte horrenda de cruz? A verdade é que se não houver uma revelação vinda do Espírito, o homem natural concluirá que a cruz é uma loucura. Pela misericórdia e graça de Deus, o Espírito nos revelou. I Coríntios 2:10 – “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito…”. Não resta dúvida que a nossa salvação vem do Alto. Ele é o agente, o provedor e o realizador da nossa salvação. O Deus Soberano, em Sua sabedoria, planejou nossa salvação através da crucificação de Seu Filho. Não há nenhum outro meio além da cruz para que sejamos salvos. A cruz é o poder de Deus para a nossa salvação. Apesar de parecer uma loucura este plano de salvação, “aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da salvação” (I Coríntios 1:21). A salvação é pela em um plano salvador um tanto quanto inusitado, esquisito e louco. A questão não é discutir o plano de salvação e, sim, se cremos ou não. Sem dúvida alguma, a salvação é pura graça de Deus; mas também entra a nossa fé na palavra da cruz. Efésios 2:8 – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Jesus Cristo já trouxe a graça salvadora a este mundo (João 1:17); resta crer no plano da salvação pela cruz. Precisamos parar de tentar nos salvar ou tentar nos melhorar. As igrejas e as religiões batem nesta tecla o tempo todo e não saem do lugar. Pelo nosso jeito, esforço e sabedoria não chegaremos a lugar nenhum (I Coríntios 2:6). Precisamos crer que Jesus Cristo, o crucificado é o poder e a sabedoria de Deus para nos salvar (I Coríntios 1:24).

Quando recebemos a revelação da nossa inclusão na morte e ressurreição com Cristo, Deus nos faz nascer de novo e então vemos que foi tudo pela fé. Não foi preciso fazer nenhum esforço; apenas crer na palavra da cruz. O que parecia uma loucura, agora é vista como poder e sabedoria de Deus. Agora que cremos e fomos salvos, achamos uma loucura as pessoas não crerem na palavra da cruz. Somente pela cruz houve salvação para nós, houve o novo nascimento e então o cristianismo começou a funcionar de verdade. A obra da cruz é tão real e eficaz que nos parece uma loucura as pessoas duvidarem e permanecerem na religião ou sabedoria humana. Ao viver a nova vida, percebemos porque as pessoas acham que os cristãos são loucos. Os cristãos andam na contramão do mundo; seus princípios são contrários aos que tinham anteriormente. Parece que a cruz colocou tudo de cabeça para baixo. Por isso as pessoas que ainda não tem a revelação do Espírito acham tudo uma loucura. I Coríntios 2:14 – “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. No 1:18 vemos: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”.

Pois bem, vejamos quem está louco. Afinal, quem são os loucos? Nos capítulos 1, 2, 3 de I Coríntios aparece 8 vezes a palavra “louco” ou “loucura”. Essa loucura toda é devida a palavra da cruz. Em se tratando da cruz ou somos loucos ou achamos tudo uma loucura. Em se tratando de loucura ou somos loucos porque cremos na palavra da cruz ou achamos a palavra da cruz uma loucura. Do ponto de vista do mundo somos os loucos porque cremos na loucura de Deus; mas do ponto de vista de Deus, loucos são os que não creem na palavra da cruz. I Coríntios 3:19-20 – “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos”. Estamos em um fogo cruzado. O mundo acha louco o que crê e Deus acha louco o que não crê. Eu fico com Deus.

A loucura de Deus é loucura para os loucos que não creem. Os loucos não creem na loucura de Deus. Os loucos chamam de loucos os que pregam a palavra da cruz. Em Atos 26, o governador da província de Cesaréia chamado Festo, ouvindo a palavra da cruz sendo pregada pelo apóstolo, chamou-o de louco. Atos 26:24 – “Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!”. Uma pessoa que não tem a revelação da cruz acha que a pregação da cruz é uma loucura. Eles não entendem que Jesus Cristo, o crucificado é a loucura de Deus que tem poder para salvar o pecador. De fato, crer no Cristo crucificado é a maior e a melhor loucura que podemos cometer. O louco que comete a loucura de crer na mensagem da cruz é o louco mais feliz sobre a face da terra. Não há loucura maior do que o crer no Cristo crucificado. Para os loucos deste mundo, a loucura de Deus não passa de uma loucura; mas para os que creem, é a sabedoria e o poder de Deus para nos salvar. A loucura de Deus é mais sábia do que os homens. I Coríntios 1:25 – “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.

A mensagem da cruz não é compreendida através da sabedoria humana. I Coríntios 1:17 – “Porque…; não com sabedoria de palavra, para que não se anule a cruz de Cristo”. I Coríntios 2:4-5 – “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus”.

A única maneira de compreender essa loucura maravilhosa de Deus é tornando-se um louco que crê na palavra da cruz. Deus salva os loucos que creem na Sua loucura. Jesus Cristo, o crucificado é a loucura de Deus que salva os loucos que creem nessa loucura toda. O louco que creu nessa loucura de Deus verá que toda essa loucura é tão somente a sabedoria e o poder de Deus para nos salvar. A sabedoria do homem é loucura para Deus e a loucura de Deus é loucura para os loucos que se perdem.

Jesus Cristo, o crucificado é o poder e a sabedoria de Deus. I Coríntios1:24 – “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”.

Que Deus, em Sua infinita graça, pelo Seu Espírito nos revele a palavra da cruz a fim de que conheçamos o que por Ele nos foi dado gratuitamente. I Coríntios 2:12 – “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”.

Como é bom fazer parte de uma igreja de loucos, loucos por Ti, ó Jesus! “NÓS SOMOS LOUCOS POR CAUSA DE CRISTO” (I Coríntios 4:10 a).

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami   –   Comunidade Bíblica Regenerada

Maringá, Fevereiro de 2014.

Anúncios

Um pensamento sobre “A LOUCURA DE DEUS E OS LOUCOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s