PERDÃO E PURIFICAÇÃO

Leia Atos 13:38-39

perdão e purificaçãoUm menino brincava no quintal de sua casa quando, de repente sujou sua linda camisa. A mãe já lhe havia dito para cuidar; porém, devido a sua peraltice, acabou por sujar terrivelmente a camisa. Bastante preocupado e nervoso foi até a mãe e mostrou “sua arte”. A mãe ficou muito brava e deu aquela bronca. O menino ficou bastante sentido e com sincero arrependimento pediu perdão à mãe. Esta, vendo-o falar de modo sincero, rapidamente perdoou-o. Ufa! Que bom! Que alívio para o menino. Caso contrário, estaria em castigo e tristeza, sem os privilégios e as graças; sem a liberdade e alegria. O perdão transforma o pecador, pois traz libertação e paz. Permanece em comunhão e recebe proteção. Fica livre de acusação e com a consciência tranquila. Quanta diferença o perdão traz para vida do pecador. Todos precisam do perdão de Deus, pois todos pecaram. Assim como a amorosa mãe, Deus também está pronto para perdoar o que se arrepende e confessa. I João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Que Deus maravilhoso e misericordioso nós temos. Suas misericórdias não tem fim. Lamentações 3:22-23 – “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a sua fidelidade”. Feliz o homem que conhece as Escrituras e sabe que Deus é misericordioso. O rei Davi no Salmo 51:1 revela a imensidão das misericórdias de Deus. Ele diz: “segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões”. Que graça maravilhosa poder saber que Deus é infinitamente misericordioso e rico em perdoar. Isaías 55:7 – “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; convertam-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Uma pessoa perdoada por Deus é feliz! Salmo 32:1-2 – “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”. Por outro lado, uma pessoa que não se arrepende e não confessa seu pecado, vive debaixo da maldição e sofrimento. Salmo 32:3-4 – “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Aquele que não se arrepende e não confessa seu pecado vai se definhando até a morte; é um infeliz. Uma pessoa assim não tem como prosperar: Provérbios 28:13 – “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.

Enquanto não vivermos vida de cruz, o pecado nos domina e a consequência será a prática do pecado. A prática do pecado traz muitas perdas. Perde-se alegria, liberdade, paz, vitória, comunhão, salvação e vida abundante. O pecador vive em constante sofrimento. Sofre perdas espirituais e materiais, sofre acusação e opressão. O medo e a vergonha serão seus companheiros.

Como vimos, Deus é muito misericordioso e está pronto para perdoar aquele que se arrepende e confessa seus pecados. Venha a Ele sem temor, confie Nele. Salmo 32:10 – “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá”. Creia hoje na misericórdia de Deus e venha até Ele em sincero arrependimento. Salmo 103:3-5 – “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”.

Creia na misericórdia de Deus por você. Salmo 103:11-13 – “Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem”.

Venha para a cruz de Cristo. É na cruz, pelo Seu sangue, que recebemos a remissão dos pecados. Efésios 1:7 – “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados”. Creia na obra da cruz, pois sendo crucificado com Cristo recebe-se a libertação do poder do pecado. Romanos 6:6 – “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. A graça emana da cruz! Foi na cruz que obtivemos o perdão dos nossos pecados pelo sangue de Jesus. Foi na cruz que obtivemos libertação do pecado pela co-crucificação com Ele. Foi na cruz que fomos reconciliados com Deus e obtivemos Sua paz. Colossenses 1:20 – “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”. Existe perdão ao pecador na cruz de nosso Senhor.

Lembra da história no início deste estudo? Pois bem, o menino recebeu o perdão da mãe; porém sua camisa continuava suja. Para que o erro fosse completamente reparado, era preciso que a camisa fosse lavada. A mãe amorosa, bondosa, misericordiosa e graciosa, lavou a camisa suja do filhinho. Deixou tudo limpo! Fez a obra completa! Assim também fez o Pai na cruz do Calvário. Primeiro Ele nos perdoou, depois nos purificou com o sangue de seu próprio Filho. I João 1:7 – “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Deus tem prazer em purificar o pecador arrependido que vem à luz da Sua presença com o coração contrito e sincero. Salmo 51:17 – “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.

Porque Deus é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno (Salmo 103:8); venhamos a Ele em sincero arrependimento trazendo nossa confissão a fim de recebermos seu perdão e a purificação de nossos pecados. Sua obra foi completa, o Senhor disse: “Está consumado!”.

Hoje, amorosamente Deus nos aponta para o Cristo crucificado; onde o nosso maior problema: O PECADO e, os nossos muitos problemas: OS PECADOS, são resolvidos. No Cristo da cruz e na cruz de Cristo recebemos perdão e a purificação dos nossos pecados, aleluia!

Vamos nessa! Deus é misericordiosos e isto a cruz do Calvário já provou!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Março de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s