CONFORMES À IMAGEM DE JESUS

Romanos 8:29 – “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito de muitos irmãos”.

espelhoQuando nascemos de novo pela inclusão na morte e ressurreição de Jesus Cristo, começa-se uma nova vida. Somos, de fato, transportados para o reino do Senhor Jesus onde Ele é o próprio Rei (Colossenses 1:13). Passamos a viver Nele, com Ele e para Ele. Isto é viver em novidade de vida. Romanos 6:4 – “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Não é mais a nossa vida da alma ou dos desejos; agora é a vida de Cristo que se manifesta em nós (Gálatas 2:20). A nova vida é fascinante, não podemos prever e nem querer direcionar nossa vida como desejamos. Ela é repleta de surpresas; cheia de renúncia e o fluir da vida de Cristo. Não sabemos para onde vamos, simplesmente somos guiados pelo Espírito. Somos como o vento. João 3:8 – “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Nesta nova vida não mais andamos de acordo com a velha vida mundana. Somos transformados pela renovação da nossa mente e assim experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). Começamos a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo (II Pedro 3:18). Deixamos de andar segundo as paixões da carne e andamos no Espírito para o agrado do Pai (I Pedro 1:14; 2:11; Gálatas 5:16 e 24). Quando passamos pelo estreito e provação da nossa fé, simplesmente nos exultamos e confiamos que o Senhor está fazendo a Sua obra em nós (I Pedro 1:6-9; 4:12-13; Tiago 1:2-4). Deus usará circunstâncias desalentadoras para tratar conosco e nestas horas devemos exultar de alegria, pois sabemos que estamos sendo feitos conformes à Sua imagem. O cristão, uma pessoa regenerada, vivendo nesta nova vida, tem paz e não fica desanimado. Passa por aflições mas continua caminhando pela fé no Senhor Jesus. II Coríntios 4:8-10 – “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém, não desanimados; perseguidos, porém não desamparados, abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo”. A vida de cruz é o tratar de Deus para nos fazer mais parecidos com o Senhor Jesus. Saber que Deus vai nos fazer parecidos com Jesus através da ação da cruz diária, traz ânimo e esperança viva ao nosso coração. A tribulação é o instrumento de Deus para nos lapidar e formar à imagem de Seu Filho. Como noiva de Cristo precisamos estar prontas e perfeitas naquele grande dia (João 3:29 e II Pedro 3:14).  Sendo assim, mesmo em meio às lutas e dificuldades, jamais nos desanimemos. II Coríntios 4:16-18 – “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. Deus realmente quer nos fazer parecidos com Jesus e Ele vai continuar sua obra em nós. Filipenses 1:6 – “Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completa-la até ao Dia de Cristo Jesus”. Deus Pai sabe tratar conosco em amor. Seu objetivo de nos fazer parecidos com Jesus é real e não vai parar de trabalhar em nós. Ele sabe podar aquilo que nos atrapalha de sermos parecidos com Cristo. Ele é chamado de Agricultor e nós de ramos. João 15:1-2 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”. Graças a Deus que Ele tem por objetivo nos fazer semelhantes à Jesus e trabalha nisso. Como é bom saber que existe a possibilidade de sermos transformados à semelhança de Cristo; do contrário estaríamos fadados a sermos feios eternamente aos olhos de Deus. No trabalhar pela cruz temos esperança de um porvir maravilhoso. O céu será maravilhoso porque não só teremos o Senhor como também muitos irmãos parecidos com Jesus. O novo nascimento nos colocou em um plano onde a cada dia a cruz nos molda e nos faz parecidos com Jesus. A cada dia que passa, o cristão precisa estar mais parecido com Jesus. Como Deus é maravilhoso. Dentre todas as criaturas, o homem foi a obra prima. Recebeu de Deus toda a atenção e carinho e como se não bastasse, recebeu a honra de ser criado à Sua imagem e semelhança. Gênesis 1:26-27 – “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou”. O homem foi criado de modo especial porque Deus lhe deu o direito do livre arbítrio, isto é, ele não seria um ser restrito ou robótico. O homem poderia fazer escolhas. Infelizmente fez a escolha errada ao duvidar da Palavra de Deus e caiu no pecado. O pecado entrou por Adão e deformou completamente o ser humano. Caim assassina seu próprio irmão Abel por ciúmes. Vemos então em toda a história da humanidade essa mancha horrível causada pelo pecado. O pecado não só afastou o homem de Deus como também manchou a imagem que levava. O pecado manchou, mas a cruz “desmanchou” e deu início a obra de transformação à imagem de Cristo.  Por esta razão foi preciso Jesus vir e morrer na cruz. Através da obra da cruz Deus pretende trazer o homem novamente à Sua imagem. Na cruz, o sangue de Jesus foi suficiente para nos lavar. Agora estamos sendo feito conformes a Sua imagem. II Coríntios 3:18 – “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Portanto, tenhamos bom ânimo, pois Deus certamente nos fará parecidos com Seu amado Filho. Creio realmente que Deus está santificando pela palavra a Sua igreja. Certamente seremos a igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Efésios 5:26-27). O nascido de novo, membro do Corpo vivo de Cristo está determinado por Deus a ser semelhante a Jesus Cristo. Que alegria! Que honra! Isso dá um ânimo tremendo! Vamos permanecer em Cristo e viver vida de cruz para que Cristo viva em nós e seja formado em nós. O novo nascimento trouxe ânimo, vida nova, vida de esperança. Em breve seremos glorificados em Cristo. O projeto de Deus para nos salvar através da cruz é simplesmente magnífica. As coisas não vão ficar pela metade. O prédio onde moro acabou de ser pintado. Está com uma nova cara, com certeza muito mais bonito do que antes. Mas ainda vemos algumas paredes com manchas, reparos à mostra e outros defeitos mais. O pintor fez o que pôde e o melhor dele está longe de ser perfeito. Graças a Deus, a obra que sendo realizada em nós por meio de Cristo será perfeita. Ficaremos lindos, maravilhosos e porque não dizer: MAIS PARECIDOS COM JESUS? Exultemos pela maravilhosa obra de Deus nos fazendo parecidos com Seu Filho. A obra não acabou ainda. Permaneçamos em Cristo a fim de que Deus complete Sua obra para o louvor e glória Dele mesmo. Efésios 1:12 – “a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;”.

CADA DIA MAIS SEMELHANTES À JESUS.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Fevereiro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s