JUSTIFICAÇÃO

Leia Romanos 3:1 – 5:12

Close-up of a judge handing down a verdictO que é justificação? Uma definição bem simples seria: “como se alguém nunca tivesse pecado diante de Deus”. Acrescente a essa ideia o fato de também “ser aceito por Deus por meio do Amado”. A pessoa justificada é aquela que é vista como justa aos olhos de Deus e aceita incondicionalmente por Deus por meio de Jesus Cristo. Efésios 1:4-6 – “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,”. Quando somos justificados perante Deus, Ele não só nos olha como pessoas justas, mas também, como também pessoas que foram reconciliadas com Ele. Não mais inimigos como dantes. Agora amados e aceitos em Cristo. Romanos 5:10 – “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;”. A cruz de Cristo não só nos justificou como também nos reconciliou com Deus e isto é maravilhoso para nós; por isso o apóstolo se gloria em Deus no verso seguinte. Em II Coríntios 5:18-19 vemos: – “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”.

Outro fato importante é que, pela justificação, somos “salvos da ira de Deus”. Romanos 5:9 – “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira,”. Por esta razão, o apóstolo, exultante, proclama em Romanos 8:1 – “Agora, pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Complementando ainda o conceito de justificação, vemos que por meio dela “temos paz com Deus”. Romanos 5:1 – “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”.

A justificação mudou completamente nossa posição perante Deus. Antes vivíamos longe Dele, em pecado e em total perdição. Efésios 2:12-13 – “naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo”. Na realidade, nossa condição pecaminosa nos afastava do Deus Santo. O profeta Isaías expressa isso no capítulo 59:2 – “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. Como é triste a situação de uma pessoa que não foi justificada pela fé no Senhor Jesus. Está sempre tentando aliviar a consciência através de obras e práticas religiosas. Por mais sincera e esforçada que seja, não alcança a justificação e, consequentemente, não tem paz. Só o sangue da sua cruz pode nos justificar e transformar nosso “status quo” perante Deus. Romanos 3:24 – “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”.

Outro aspecto importante da justificação é que, pelo sangue de Cristo, todos os nossos pecados são perdoados e ESQUECIDOS POR DEUS. Isto é incrível! É maravilhoso! É estupendo! Deus não se lembra dos nossos pecados do passado que foram apagados com o sangue do Senhor Jesus. Quando Ele perdoa, Ele esquece. Isso significa que, ao sermos perdoados, jamais seremos julgados. Quando Deus justifica, justifica mesmo e não volta atrás. Por isso é dito que Ele nos vê como alguém que nunca pecou. Percebe o valor da justificação? Vê a eficiência e maravilha da justificação?

Na cruz, Deus abandonou Seu Filho porque Este se fez pecado por nós. Deus virou as costas para o PECADO na Pessoa do Filho. Mateus 27:46 – “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, Iamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”. Como PECADO, nosso Senhor foi abandonado na cruz a fim de nos justificar. II Coríntios 5:21 – “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”. Na cruz Ele sofreu a ira de Deus devido ao nosso pecado. Romanos 3:25 – “a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;”.

Deus virou as costas para o pecado. Deus jogou o pecado para trás de Si. Isaías 38:17 – “Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados”. Para nos justificar, isto é, perdoar e esquecer, Deus precisou abandonar o Senhor que se fez pecado por nós na cruz do Calvário. De fato, Ele esquece dos pecados daquele que foi justificado pelo sangue de Cristo. Miquéias 7:18-19 – “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Ele é Deus que perdoa e esquece. Como é misericordioso! Ser justificado é saber que Deus não vai cobrar de nós os pecados já perdoados. Ele esquece da transgressão, como diz o profeta Miquéias. Ele tem prazer na misericórdia. Como Ele é maravilhoso! Glorio sobremaneira Nele. Ele é o nosso Deus, Deus tremendo! Aleluia! Ele mesmo diz que não se lembra dos nossos pecados. Isaías 43:25 – “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”.

Somente Deus pode nos justificar. Romanos 8:33 – “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica”. Deus só vai justificar através do sangue da cruz; por isso, aqueles que desprezam a cruz de Cristo jamais serão justificados (Romanos 5:9).

Um amigo me contou esta semana que o bispo foi visitar a sua paróquia. Ao visitar um enfermo, este disse ao bispo: não tenho medo da morte, mas temo o Dia do Juízo. Ao ouvir isso, fiquei triste em ver que há muitos que ainda não conhecem a justificação pelo sangue de Cristo. Por outro lado, fiquei alegre em ver que a justificação tirou todo o medo. No dia do Juízo, o justificado terá paz e segurança diante do reto Juiz. Tenho plena paz em Cristo porque sou justificado pela fé no Filho de Deus.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Abril de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s