PECADOS ESCONDIDOS

pecado-escondidoNo evangelho antropocêntrico, os pregadores tem medo de ofender a igreja com pregações sobre pecado. Mas, no evangelho Cristocêntrico, vemos que a revelação dos pecados é obra do Espírito Santo. É Deus santificando a igreja. Efésios 5:25-27 – “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”. Quando o Senhor Jesus revelou a pecaminosidade da mulher samaritana, de Zaqueu, de Pedro e muitos outros mais, foi para a salvação deles. Porque Deus nos ama, Ele trata seriamente com o nosso pecado.

Esconder pecados é muito sério diante de Deus. É correr risco de morte eterna. Tentar esconder pecados é tentar se safar diante do Deus que tudo vê. Algo totalmente impossível. De uma feita, brincava de esconde-esconde, com uma sobrinha de cerca de três anos de idade. No Japão tem uma mesa bem baixa, usada para esquentar o pé enquanto se toma um chá quente nas noites frias. Pois bem, ela foi se esconder e enfiou a cabeça debaixo da mesinha; porém o restante do corpo ficou para fora. Lá fui procurá-la e, quando vi a cena, caí em gargalhadas. Apesar da brincadeira toda, ela acreditava que realmente estava escondida. Mas, para mim, aquilo tudo era tão cômico. É incrível, mas realmente tentamos esconder pecados diante de Deus. E acreditamos que estamos conseguindo esconder mesmo. Achamos que ninguém sabe, nem mesmo Deus. O pecador é um cego, um iludido.

Vamos entender que pecado não é brincadeira diante de Deus. Ele não está interessado em brincar com você de “esconde-esconde pecados”. Para Ele, não tem graça nenhuma! Aliás, para os engraçadinhos que não cresceram, Ele revela seus pecados escondidos. Cedo ou tarde, o pecado virá à luz. I Timóteo 5:24 – “Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros só mais tarde se manifestam”.

Na realidade, nos pecados escondidos são bem evidentes. Muitos disfarçam de crentes e vão à igreja; mas, a vida sem frutos e sem crescimento, delata-os. Essas pessoas não prosperam em nada, vivem tropeçando; vivem encalhadas, vivem em apuros. Provérbios 28:13 – “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. São pessoas frustradas, derrotadas e desanimadas. Procuram demonstrar uma autoridade que não possui; enquanto sua família é destroçada pelo inimigo. A esposa e os filhos não o respeitam, não tem admiração e nem comunhão. Apesar dos esforços, não dão frutos para a glória de Deus. Quando estão livres de olhares, são mundanos, impuros e perversos. Quanto à vida espiritual, estão mofados, cheios de bolor. Estão imundos, sem brilho, sem ânimo e sem vitória. Não crescem na vida espiritual. Ouvem a Palavra semanalmente; porém, continuam no mesmo lugar. Não crescem, não avançam, não prosperam. Por isso a exortação de Hebreus 12:1 – “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos e todo peso e pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta,”. Os pecados em sua vida não o deixa correr para Cristo. Por causa da vida sobrecarregada de pecados, ainda que aprendam na igreja, não chegam ao conhecimento da verdade. II Timóteo 3:7 – “que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade”. Eles não prosperam, não vão adiante; pelo contrário, vão de mal a pior (II Timóteo 3:9 e 13).

Precisamos saber que os pecados escondidos serão revelados. Mateus 10:26 – “Portanto, não os temais, pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido”. Esta é a Palavra de Deus e devemos temê-la. I Coríntios 4:5 – “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus”. Deus vai trazer as coisas ocultas das trevas para a luz. Nada vai ficar escondido. Números 32:23 – “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar”.

Nosso Deus é maravilhoso. Ele tudo sabe, tudo vê e tudo pode. O rei Davi, depois de tentar enganar as pessoas e esconder pecados, foi delatado pelo profeta Natã, enviado de Deus. Aprendeu que não se pode esconder de Deus. No Salmo 139 ele expressa isso: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos”. Davi realmente aprendeu que não se pode esconder pecados diante de Deus. Agora ele tinha um coração cheio de temor e até pedia para Deus sondá-lo. Salmo 139:23-24 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno”. Feliz o homem que descobre que Deus tudo vê e começa a andar no temor do Senhor, em Sua luz.

Provavelmente o escritor do Salmo 33 também tenha sido o rei Davi e, ele, com conhecimento de causa, fala da onisciência de Deus nos versos 13,14,18 e 19. “O Senhor olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra. Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida”. Veja mais em Salmo 11:4 e 14:2. Salomão, filho do rei Davi, também aprendeu que Deus tudo vê. Provérbios 5:21 – “Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas”. Veja também Provérbios 15:3. O mesmo Salomão escreve no final do livro de Eclesiastes: “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12:14).

Vivemos dias onde a pornografia e demais pecados de impureza sexual estão muito aflorados. Qualquer um tem acesso através do computador, celular e televisão a cabo. Muitos homens tem pecados escondidos nesta área. A perversão e depravação vem acompanhando-os a muito tempo. Mesmo frequentando igreja e tendo cargos, continuam escravos da impureza sexual. Precisamos entender que, ser crente e ter cargo na igreja, não nos protege de pecados sexuais. Conheci vários pastores e líderes de louvor que estavam na frente, de microfone na mão e, ao mesmo tempo, viviam com pecados escondidos. Não é com oração, jejum ou esforço próprio que se livra destes pecados. Mas é com profundo e sincero arrependimento, confissão e abandono do pecado. Apenas a cruz de nosso Senhor pode nos livrar de uma vida de prática de pecados. Gálatas 5:24 – “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”. Essa natureza terrena precisa morrer em nós. Colossenses 3:5 – “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria”.

Deus nos exorta muito sobre o pecado da impureza sexual. O apóstolo Pedro em sua segunda carta fala muito destes falsos cristãos que vivem na luxúria e pecados da carne. Leia II Pedro 2:10,13,14,18,19; 3:3. Judas 7,8,16,18.

Deus nos exorta seriamente a abandonarmos os pecados da carne. I Pedro 1:14; 2:11; 4:2. Esta é a vontade do Senhor. I Tessalonicenses 4:3 – “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição”.

Precisamos nos arrepender e confessar os pecados escondidos para não sermos julgados pelo Senhor. I Pedro 4:5 – “os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos”. II Coríntios 5:10 – “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.

Não viva mais com pecados escondidos. Eles são como o câncer que corrói por dentro e mata. Arrependa-se e confesse cada pecado ao Senhor. Venha para a luz e viva de modo santo e irrepreensível perante o Senhor.

II Pedro 3:14 – “Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis”.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Abril de 2014.

Anúncios

Um pensamento sobre “PECADOS ESCONDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s