DE ADÃO PARA CRISTO

Leia Romanos 5:12-21

adao_cristoA maioria das pessoas não sabem de onde vieram. Alguns são tão ignorantes que acreditam que vieram dos macacos. As Escrituras nos ensinam que viemos de Adão. Temos o seu DNA. Veja como nos parecemos com ele. Escondemos de Deus quando pecamos, reclamamos da mulher, nosso filho tem vontade de matar seu irmão, mentimos quando a coisa aperta, como fez Caim diante de Deus. Ao olhar para os nossos irmãos mais velhos, vemos que fazemos exatamente o que fizeram sem nunca ter nos ensinado. Um filhote de tigre vai fazer exatamente como seus pais fizeram. Ao caçar, se esgueira, fica à espreita e ataca com toda a ferocidade. Porquê? Por que carrega o DNA dos pais. O DNA que carregamos de Adão é o do PECADO E DA MORTE. Romanos 5:12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Eis o nosso problema: somos pecadores e escravos do pecado por nascimento. Nosso primeiro pai, Adão, pecou e nós também pecamos. Agora estamos debaixo da sentença da morte. Romanos 6:23 – “porque o salário do pecado é a morte,”.

Precisa ficar bem claro que somos uma criatura que nasce no pecado, pois herdamos de nossos pais este mesmo DNA. Isso não é escolha, não é opção; é hereditariedade. Às vezes é difícil entender que viemos de Adão, pois este é muito distante de nós. Vamos ver um pequeno exemplo. A nação da China nasceu a pouco mais de 4.000 anos com Huang-Ti. Este travou uma guerra contra o poderoso Si-lu e venceu. Daí começou a nação chinesa. Se Huang-Ti tivesse sido morto naquela sangrenta batalha, não haveria a nação chinesa, não haveria o chinês, digamos assim, Chiang MIng. Os chineses que derivaram de Huang-Ti não existiriam se este tivesse morrido na batalha. Os homens vieram de Adão, sim, todos vieram de Adão. Sua natureza pecaminosa passou a todos os homens (I Coríntios 15:21,22,45-49). Potencialmente estávamos em Adão quando ele pecou no Éden. Você não escolheu ter a natureza pecaminosa; você simplesmente a recebeu por que veio de Adão. Por exemplo, uma pessoa que tem o sobrenome Almeida. Ela não escolheu esse sobrenome, simplesmente recebeu de seu pai. Seu pai também não escolheu, simplesmente recebeu do avô. A pessoa é Almeida porque o pai é Almeida, não tem outra explicação. Não há nada para fazer. Não tem como mudar, isto é hereditário e ponto final. Mesmo que mude de país, de emprego ou de atitude, vai continuar sendo Almeida do mesmo jeito. Mesmo que se torne presidente da república ou delegado de polícia, vai continuar com o mesmo sobrenome. Se um dia se tornar um mendigo, continuará tendo o mesmo sobrenome. Nada que a pessoa faça ou deixe de fazer, vai mudar o seu sobrenome. Mesmo que a pessoa se torne um crente e vá para a igreja, se batize nas águas e se torne um obreiro dinâmico; nada disso vai mudar sua natureza pecaminosa que herdou de Adão. Todos nascemos na família de Adão e todos desta família são pecadores. Todos merecem a morte e o inferno. Nenhum membro desta família é bom suficiente para herdar o reino de Deus. Todos estão condenados à morte e ao inferno; a menos que haja uma mudança de família. Somente a troca do DNA poderá salvar essa pessoa. Se a pessoa da família de Adão não receber a graça de mudar de família, vai para o inferno. Uma maneira do apóstolo explicar isso está em Romanos 11:13-24. A ilustração da oliveira brava seria a família de Adão. O ramo desta oliveira ruim é cortada e enxertada na Oliveira Boa, que é Cristo. O ramo saiu de um tronco e sua raiz para outro tronco e outra raiz. Agora as coisas vão mudar, pois a raiz é boa, a árvore é boa, é JESUS CRISTO. Era isto que o Senhor Jesus queria dizer à Nicodemos em João 3: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Todos nasceram na família de Adão e precisam passar para a família de Deus. O apóstolo Paulo, já nascido de novo, diz em Efésios 1:5 – “nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Efésios 2:19 – “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”. João 1:12 – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Percebe como Deus deseja que mudemos para a Sua família? Na cruz, Ele já providenciou toda a “papelada” ou “documentação” para que haja a adoção.

Como podemos ser da família de Deus? Pelo NOVO NASCIMENTO! Deus quer fazer este milagre em cada um de nós e Ele o faz através da cruz de Cristo. Jesus Cristo, o crucificado é o único caminho para sermos mudados de Adão para Cristo. A maravilhosa graça de Deus faz esta obra na vida dos “Adões”. Romanos 5:15 – “Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos”. Deus providenciou esta mudança através de Seu Filho. Ele o faz nos incluindo na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na crucificação, o nosso velho homem morre e, na ressurreição, recebemos a vida do Senhor Jesus. Na cruz, Deus faz uma troca. Tira a velha natureza adâmica, o DNA de Adão e coloca a vida de Jesus Cristo. Passamos então a ser da família de Deus, com o DNA de Jesus Cristo. Em nosso antigo DNA havia o pecado e a morte. Agora, há a justiça e a vida eterna. Na cruz de Cristo, Deus faz a mudança necessária para nos tirar de Adão e nos colocar em Cristo. Romanos 5:18 – “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida”.

O segredo desta mudança é a cruz. Quando nascemos neste mundo, nascemos de Adão. Agora, para sair desta vida adâmica, a única solução é terminá-la com a morte na inclusão na morte de Cristo na cruz. Passamos então por um novo nascimento, o nascimento espiritual. Morremos com Cristo para que Nele ressuscitemos para a nova vida. Por isso Deus providenciou a cruz de Cristo. Ali Ele nos faz morrer juntamente com Cristo. Somente pela inclusão na morte de Cristo podemos sair de Adão. A morte de cruz é a nossa inteira emancipação. Romanos 6:6-7 – “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado”. Bendita cruz, pois nos tira de Adão e nos coloca em Cristo Jesus. Cristão é aquele que foi tirado de Adão e enxertado em Cristo. Foi tirado da morte para a vida, do desespero para a esperança, das trevas para a luz. Este é o evangelho do Senhor Jesus.

Você já está cansado de viver em Adão? Ainda não experimentou a nova vida em Cristo Jesus? Então creia nas Escrituras quando diz que fomos atraídos e incluídos na morte de Cristo. João 12:32 – “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Cristo não só morreu em nosso lugar, muito mais ainda; Ele morreu para nos fazer morrer com Ele a fim de nos tirar de Adão. A cruz nos corta de Adão e, na ressurreição, somos enxertados em Cristo. Efésios 2:6 – “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Estar em Cristo é maravilhoso! Somente aqueles que crêem na inclusão na cruz de Cristo podem estar em Cristo para sempre. Gálatas 2:19-20 – “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;”. Cristianismo é Cristo em nós e nós Nele. Aquele que Nele está é uma nova criatura. II Coríntios 5:17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Salvação nada mais é do que sair de Adão e ser incluído em Cristo Jesus. A cruz é essa ponte. Não existe outro meio pelo qual podemos sair de Adão e ir para Cristo. Deus me deu a revelação e a convicção que já saí de Adão e que agora estou em Cristo. A nova vida em Cristo era tudo que a minha alma buscava e necessitava. Viver em Cristo é viver no descanso de Deus. É viver em viva esperança. I Pedro 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”.

De Adão para Cristo, isto sim é mudança radical. Isto valeu a pena! Essa é a única, necessária e imprescindível mudança que todos precisam passar. Quando saímos de Adão para Cristo, cantamos alegremente: “Não mais em Adão, mas em Jesus Cristo!”

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Maio de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s