O MISTERIOSO NOVO NASCIMENTO

João 3:8 – “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”.

nascimentoMuitos não compreendem o novo nascimento; outrossim, jamais ouviram falar dele. Diante de algo tão crucial, segundo as próprias palavras do Senhor Jesus: “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (v.7); é mister que, como Nicodemos, façamos a pergunta: “Como pode suceder isto?” (João 3:9). O novo nascimento é crucial, é essencial, é necessário. Porém, é misterioso para muitos. Todos que ouvem a esse respeito ficam intrigados, pois em sua compreensão, não conseguem discernir de imediato. Trata-se de algo que vem do Alto. Deseja-se muito; porém, não se tem a compreensão de como se sucede. Ao ouvir o Senhor Jesus falar sobre a necessidade do novo nascimento, Nicodemos mostrou-se muito curioso e interessado.

O novo nascimento realmente é algo incompreensível à mente natural. I Coríntios 2:14 – “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucuras; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. Uma das figuras que o Senhor usou para falar do novo nascimento foi o “vento”. Esta palavra no grego é: “PNEUMA”; a mesma usada para o Espírito. Em João 3:8, o Senhor Jesus diz que o vento sopra onde quer. O Espírito é Soberano. Age como quer, onde quer e em quem quer. Este assunto do novo nascimento é um tanto quanto misterioso porque foge da compreensão humana; pois é um ato soberano da vontade de Deus. Não é algo racional ou lógico. Não acontece segundo a vontade do homem. João 1:13 – “os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. O novo nascimento é um milagre que só Deus realiza. É algo misterioso! Nenhum sábio jamais conseguiu discernir, nenhum poderoso deste século pôde compreender o novo nascimento por si só. O apóstolo fala sobre a sabedoria de Deus e a sabedoria do homem na primeira carta aos Coríntios, capítulos 1 e 2. I Coríntio 2:6-8 – “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória”.

As palavras do Senhor Jesus: “O vento sopra onde quer”, traz a ideia da soberania divina. Todos quantos são nascidos de novo, nasceram porque Deus os faz nascer e ponto final. O novo nascimento é um ato unilateral e divino. Somente Deus nos faz nascer de novo e o faz através de Cristo Jesus. Nunca ninguém nasceu de novo fora de Cristo. Efésios 2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Sem Cristo não há nova criatura. II Coríntios 5:17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Somente em Cristo somos feitos nova criatura.

Assim como uma lagarta, ao ser transformada numa linda borboleta, percebe-se uma transformação radical; assim também, um pecador perdido só pode ser radicalmente transformado através de sua inclusão na morte e ressurreição de Cristo Jesus. Somente o Cristo crucificado pode nos regenerar. A cruz de Cristo é o poder de Deus para nos salvar. I Coríntios 1:18 e 24 – “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. Felizmente, pela graça de Deus, o misterioso novo nascimento foi totalmente desvendado na Pessoa do Cristo crucificado. O mistério do novo nascimento foi revelado através da cruz de Cristo. Colossenses 1:26-27 – “o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;”. Novo nascimento é Cristo em nós; por isso, em Cristo, o mistério acabou-se.

Lembro-me de quando comecei a ouvir sobre o novo nascimento. Fiquei feliz; porém, intrigado como Nicodemos. Logo, o Espírito Santo começou a ministrar sobre a cruz de Cristo. No início era algo um tanto quanto intragável, desagradável e desinteressante. Mas a graça maravilhosa de Deus me perseguiu e me alcançou com a mensagem da cruz. Veio sobre a minha vida uma avalanche de mensagens da cruz e o Espírito Santo começou a encher o meu coração com esta poderosa palavra de salvação. Até que recebi a revelação da minha morte e ressurreição com Cristo Jesus, meu Senhor.

A cruz de Cristo é a chave para o novo nascimento. Sem cruz, não há novo nascimento para ninguém. Sem novo nascimento, não há salvação. Por esta razão o apóstolo Paulo decidiu pregar somente o Cristo crucificado e mais nada. I Coríntios 2:2 – “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado”. A cruz de Cristo acaba com todo o mistério sobre o novo nascimento.

A mudança é radical! Um novo coração, uma nova vida, um novo propósito, uma nova visão de Cristo. As coisas antigas passaram; eis que tudo se fez novo, diz as Escrituras em II Coríntios 5:17. Antes era um coração de pedra, agora é de carne. Ezequiel 11:19-20 – “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”. Novo nascimento é mudança de verdade! Antes era uma vida religiosa pobre, vazia e hipócrita. Agora é dinâmica, cheia da manifestação da vida de Cristo, cheia de alegria e verdade. Antes era uma vida voltada para si mesmo, para os próprios interesses e desejos; agora, uma vida voltada para Cristo e para a glória do Pai. Antes olhava e deseja este mundo vil; agora aspira a Pátria superior. Antes o coração era duro, implacável e arrogante. Agora é manso, humilde e cheio de misericórdia. Antes era uma pessoa triste, melancólica, depressiva e amargurada. Agora é alegre, cheia de amor e esperança. Antes vivia olhando para si; agora olha firmemente para Cristo.

Novo nascimento é algo estupendo, fantástico e maravilhoso. É o revestir do novo homem segundo Deus, em justiça e retidão procedente da verdade como diz Efésios 4:24. Uma peculiaridade do novo nascido é que é uma pessoa que está sempre alegre em Cristo. Agora dá para entender Filipenses 4:4 – “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. De fato, o anjo que veio anunciar o nascimento do Salvador tinha razão: “…; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo”.

Conta-se de um pastor que estava angustiado porque sua noiva não era nascida de novo. Era uma mulher piedosa, que frequentava a igreja desde pequena; porém, não havia nascido de novo. O pastor clamava a Deus para que sua amada pudesse conhecer a alegria de ser uma nova criatura. Pouco antes do casamento Deus, em Sua graça, fez o milagre do novo nascimento nesta mulher sincera e piedosa. Alegria transbordante, incessante e verdadeira invadiu sua vida. Nos primeiros dias, esta mulher acordava de madrugada e beliscava seu braço para ver se aquela alegria toda ainda estava no seu coração. Muitos anos se passaram e ela continuava testemunhando com alegria a alegre e transbordante alegria que o novo nascimento trouxera ao seu coração. Sua alegria nunca acabou, simplesmente porque Cristo era sua alegria. A vida de Cristo era tão real e tão presente em seu dia-a-dia que todos diziam que ela era uma mulher com uma alegria contagiante.

Apesar do misterioso “vento”, pois não sabemos de onde vem e nem para onde vai; o VENTO, com letra maiúscula, isto é, o ESPÍRITO, pode nos fazer nascer de novo. Então, não será mais o misterioso novo nascimento; será simplesmente: O MARAVILHOSO NOVO NASCIMENTO. Quando isto acontecer, seu coração vai transbordar de alegria. Quem sabe você também acorde de noite só para se beliscar e constatar que a alegria do Espírito é real, é maravilhosa, é perene em Cristo Jesus nosso Senhor.

Você ainda está no misterioso novo nascimento ou já está desfrutando do maravilhoso novo nascimento?

Creia na sua inclusão na morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e seja feita uma nova criatura. Saia do mistério e venha para a realidade de Cristo. Creia no Cristo crucificado e verá que a alegria do novo nascimento é real.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Setembro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s