OUVINDO O CHAMADO

João 3:8 – “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”.

ouvindo_chamadoNo evangelho de João, capítulo 3:7 o Senhor diz para Nicodemos: “É preciso que você nasça de novo”. Esta foi a terceira vez que o Senhor falou sobre a necessidade do novo nascimento para Nicodemos. Fico imaginando o coração de Nicodemos: desejava nascer de novo sim; porém, como? O que devo fazer para nascer de novo? Senhor, entendi a Tua Palavra; porém, o que faço agora?

Deus tem ministrado a Palavra da Cruz nestes anos todos, muitos desejam sinceramente nascer de novo; porém, não sabem como fazer. Será que tenho que esperar este milagre cair do céu? Mas Deus está demorando para fazer o meu marido nascer de novo. Eu também quero nascer de novo. Às vezes, acho que sou nascido de novo, às vezes, acho que continuo aquela “cobra venenosa”. Tem dia que pareço uma cascavel chacoalhando o guizo, avisando que estou pronta para dar um bote. Não aguento mais essa vida de crente disfarçado. Eu quero nascer de novo, mas o que devo fazer? Essa dúvida é comum; por isso, precisamos entender melhor as Escrituras e receber a revelação do Espírito Santo. Deus não quer que continuemos com dúvidas, pois Ele é a Verdade e a Luz. Nele não há treva nenhuma. Sua vontade e ordem são claras e expressas nas Escrituras. Talvez não tenhamos entendido bem Suas Palavras. De fato, as Palavras do Senhor, às vezes parecem dúbias, antagônicas e nos confundem. A falta de comunhão e temor de Deus avariam nossa compreensão da Perfeita Palavra de Deus. A falta de ouvidos foi a razão das parábolas. Enquanto as proferia, o Senhor dizia: “Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça” (Mateus 13:9). Que a misericórdia e a graça de Deus nos ajudem a compreender Sua Palavra. Como podemos obedecer ao mandamento de Nascer de Novo? O Senhor não deu opções para Nicodemos; Ele foi enfático, incisivo, em Sua conversa. Ou Nicodemos obedecia ou obedecia. Não lhe restou opção alguma. Em se tratando de Novo Nascimento, ou Nascimento no Espírito, não temos escolhas. Simplesmente precisamos Nascer de Novo para entrar no reino de Deus. Mas como? Eis a questão! Repetindo: Como podemos Nascer de Novo?

Abra a Bíblia em João 11:43 – “E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!”. Este capítulo relata a morte de Lázaro e a sua ressuscitação. O cenário era tão comovente que Jesus chegou a chorar. Então, pediu para que O levassem até o túmulo. Ali chegado, ordenou que tirassem a pedra que fechava o túmulo. De imediato, disseram que o corpo já estava se decompondo, que cheirava mal, pois já passara quatro dias. Diante deste cenário sombrio, o Senhor grita e dá um comando: Lázaro, vem para fora! Perguntamos então, como pode um morto responder? Lázaro, o morto respondeu à ordem do Senhor Jesus, pois em seguida está escrito: “Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir”. Como pode um morto obedecer? Incrível não? A verdade é que a Palavra do Senhor é poderosa e pode fazer um morto ouvir. Lázaro ouviu a Palavra do Senhor e obedeceu; por isso, recebeu vida. Um morto espiritual pode ouvir a voz do Senhor e ao obedecer e crer, certamente receberá vida. Precisamos entender que a ordem do Senhor Jesus para nascermos de novo pode ser ouvida e tem o poder de dar vida nova. Quando o Senhor nos diz para nascermos de novo, é com fé que devemos ouvir tal ordem. Precisamos ouvir e crer na Palavra vivificadora que sai da boca do Senhor. Ainda hoje, o Senhor continua ordenando para que os mortos nasçam de novo. Os mortos podem ouvir a voz do Senhor e devem crer que Ele está chamando para uma nova vida. O Senhor Jesus está chamando para que recebamos vida e vida em abundância, pois Ele veio para nos dar esta vida (João 10:10). O morto espiritual precisa ouvir e crer no chamado do Senhor Jesus: “importa-vos nascer de novo!”. Ao ouvir, o morto precisa agir como um vivo age. Exatamente como Lázaro fez. A Palavra do Senhor faz aquele que está morto nos delitos e pecados vir para junto Dele. Você crê? As Escrituras são poderosas, ainda que nos pareçam tão paradoxais. Como um morto pode receber vida? Ora, só o morto pode receber vida. O vivo não necessita receber vida. Só Deus pode dar vida: Efésios 2:1 – “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”. Tudo é muito simples para aquele que crê nas Escrituras. Deus dá vida ao morto! Deus faz o morto nascer de novo. Deus nos faz nascer de novo no espírito!

Deus dá a seguinte ordem àqueles crentes que ainda não nasceram de novo: Efésios 5:14 – “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”. Para Deus, o crente que não nasceu de novo, precisa despertar do sono e levantar dentre os mortos. Para Deus é tão simples. Nós é que complicamos ao não crer que o Sua chamado é Poderoso. Salmo 33:9 – “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Salmo 29:4 – “A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade”. Salmo 29:9 – “A voz do Senhor faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!”. A mesma voz que faz dar cria às corças é a que faz um pecador nascer de novo. Ele chama os pecadores ao novo nascimento. Estes precisam crer que Sua voz não falha, ela é poderosa para nos fazer nascer de novo. Lázaro saiu do túmulo, caminhou, recebeu vida porque ouviu a voz do Salvador. O chamado de Deus cria vida. Para nascer de novo, simplesmente precisamos responder ao poderoso chamado que é capaz de criar nova vida. Romanos 4:17 – “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem”.

Se uma pessoa estiver dormindo enquanto sua casa pega fogo e o vizinho gritar para ele sair, ele é capaz de ouvir a voz do vizinho e sair correndo para se salvar. Ele ouviu e obedeceu. Ainda que um crente esteja morto no espírito, é possível ouvir a voz do Espírito Santo chamando-o ao novo nascimento no Espírito. Ao ouvir, precisamos responder ao chamado para a vida nova.

Às vezes pode parecer paradoxal para você, isto é, que só Deus pode fazer e que nós ficamos de braços cruzados. É verdade que só Deus pode fazer o milagre do novo nascimento; porém, não é verdade que não fazemos nada. Fazemos sim! Ouvimos, cremos e obedecemos. Enquanto ficarmos só ouvindo a Palavra da Cruz e ficarmos sem agir em responder, jamais haverá o novo nascimento. Quando cremos verdadeiramente, os paradoxos da Bíblia se encaixam e se tornam uma verdade maravilhosa. Vejamos alguns paradoxos.

Deuteronômio 10:16 – “Circuncidai, pois o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz”. Dá a entender que nós é que devemos circuncidar o nosso coração. Nós precisamos agir, somos sujeitos ativos.

Deuteronômio 30:6 – “O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas”. Aqui, a impressão é que Deus é quem circuncida o nosso coração. Somos sujeitos passivos. Olhando estes dois versos, parece que são paradoxais. Vejamos outros exemplos:

Ezequiel 18:31 – “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, porque morreríeis, ó casa de Israel?”.

Ezequiel 36:26 – “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”.

João 3:7 – “importa-vos nascer de novo”

I Pedro 1:3 – “Deus… nos regenerou” (isto é, nos fez nascer de novo).

O Novo Nascimento acontece porque Deus é o Deus de toda a graça. Ele inicia todo o processo da salvação ao FALAR AO MORTO, assim como fez com Lázaro. A Palavra do Senhor Jesus foi especificamente para Lázaro, a nenhum outro mais. Deus fala especificamente ao crente morto no espírito, por isso, este morto, ao ouvir a voz poderosa de Deus pode responder com fé. A graça de Deus envolve também o dom da fé. Deus é o Iniciador e o Capacitador da nossa salvação. Filipenses 2:13 – “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. Deus fala, faz o morto ouvir, concede fé para o morto reagir e obedecer. Então concretiza-se o novo nascimento. Ele é o Autor e o Consumador da fé (Hebreus 12:2). Deus já começou a boa obra em nós; agora, devemos crer e obedecer em desenvolver com temor e tremor a nossa salvação. A salvação é um dom de Deus e ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade nossa. Não há salvação para o crente preguiçoso e acomodado. A evidência de que realmente nascemos de novo é que um dia ouvimos e respondemos ao chamado de Deus para sermos uma nova criatura. Ouvimos, cremos e respondemos pela fé no chamado de Deus: Importa-vos nascer de novo! O Senhor Jesus continua dizendo para salvar os remanescentes: Importa-vos nascer de novo! Se você ouvir e obedecer a este chamado, a Palavra poderosa de Deus agirá e salvará sua vida. Você já nasceu de novo? Nasceu espiritualmente dentre os mortos espirituais? Esta é a obra de Deus através de Sua poderosa Palavra que cria vida. Isto acontecerá se nós a ouvirmos e respondermos com fé. Você precisa ouvir e responder à Poderosa Palavra de Deus que dá vida nova. Ouça e creia!

SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Outubro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s