UNIDOS PELA CRUZ

Efésios 2:14-16 – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade”.

cruzzzO judaísmo não permitia a adoração de judeus e gentios juntos no templo. Eles se reuniam separadamente, recintos separados pelas paredes. De fato, a religião separa; porém, a cruz une. O pecado nos separa de Deus e uns dos outros; porém, o sangue da cruz reconcilia e traz unidade. Isaías 59:2 – “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Olha só como o pecado é sério! Graças a Deus, pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pois o sangue derramado nela é poderoso para nos reconciliar com Deus. Colossenses 1:20-22 “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis”. A CRUZ É RECONCILIADORA!

A cruz é a base da união entre os homens e, entre o homem e Deus. Temos visto guerras, assaltos, assassinatos, divórcios, discórdias, brigas, abandonos e outros pecados mais. Tudo é devido à falta da cruz de Cristo. Sem cruz não há união. Deus promove a união na cruz. Foi pela cruz que Ele uniu os gentios e os judeus. É na cruz que Deus une os cônjuges separados e em brigas. É pela cruz que Deus une pais e filhos, irmãos e amigos. Para que ocorra esta união, primeiro Deus precisa criar, em Cristo, uma nova criatura. A inclusão na morte e ressurreição de Cristo nos faz uma nova criatura. Pela cruz o nosso velho homem chato, crítico, grosso, traiçoeiro, egocêntrico, morre! Então, Deus nos faz participantes da Sua natureza ao ressuscitarmos juntamente com Cristo. Passamos a ser Dele, a viver para Ele e por intermédio Dele. Jesus torna-se nossa vida, nosso centro, nossa razão de viver. JESUS CRISTO atraiu todos à Ele naquela cruz (João 12:32). Eis o segredo da nossa união com Deus e uns com os outros. Sem o Cristo crucificado não há possibilidade de reconciliação e paz. JESUS CRISTO É A NOSSA PAZ. Efésios 2:14 diz que Jesus fez de ambos um só. O Senhor pode fazer de um casal verdadeiramente uma só carne. Unidos no corpo, na alma e no espírito. Sem a obra da cruz, o casal está fadado a envelhecer indiferente, frio e sem alegria. Casados apenas na aparência, suportando um ao outro até a morte. Muitas vezes até preferindo e desejando a morte do cônjuge. Triste vida; assim é todo aquele que não conheceu a cruz de Cristo.

Pela cruz, o Senhor derruba a parede de separação que a inimizade criou. Infelizmente, a maioria dos casamentos foram à falência pela falta de cruz. Construíram uma parede que os separou, tornaram-se inimigos e, alguns, até chegaram a cometer homicídio ou suicídio. Triste fim tem aqueles que não conhecem a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Todo casamento precisa começar com a cruz, cada um sendo feito uma nova criatura. O casamento precisa continuar na cruz, diariamente, até a morte física. A cruz deve acompanhar a vida do casal a cada instante. Morrer continuamente para si e viver para Deus e para o cônjuge. Assim deve ser todo casamento. Sem cruz não há casamento feliz e vitorioso. Pela cruz, Deus faz o marido e a mulher serem uma nova criatura em Cristo Jesus. Em Efésios 2:15 vemos o Senhor criando em Si mesmo um novo homem. Esta é a obra que o Senhor faz pela cruz. Ele cria, Nele mesmo, uma nova criatura. A nova criação só é feita em Cristo Jesus, por Cristo Jesus e para Cristo Jesus. Colossenses 1:16 fine – “Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Efésios 2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus…”. Somente Jesus Cristo, o crucificado, pode criar uma nova vida. Ele faz morrer o pecador na cruz juntamente com Ele, o faz ressuscitar e assim cria uma nova pessoa, com uma nova natureza. Este é o milagre do novo nascimento. Não é o pastor, não é a igreja, não é a denominação. É tão somente JESUS CRISTO. Sem Ele nada pode ser criado. João 1:3 – “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. A nova criatura é unida à Cristo e, em Cristo, é unido com outras novas criaturas. Estes crentes nascidos de novo são a igreja de Cristo. Eles são ajustados e consolidados como a igreja do Senhor (Efésios 4:16). Jesus Cristo cria em Si mesmo um novo marido, este deixa de ser um traíra. Cria uma nova esposa, esta deixa de ser uma cobra.  Ele faz tudo novo; por isso, agora o casamento pode funcionar. Ele traz paz a um casamento que estava falido. A cruz de Cristo tem o poder de unir duas pessoas desunidas. Em Cristo podemos ser unidos para sempre. Efésios 2:16 – “e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, POR INTERMÉDIO DA CRUZ, destruindo por ela (pela cruz) a inimizade”. Todo casal e toda família precisa da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo; do contrário, está fadado à falência conjugal e familiar. Sendo assim, é essencial que se pregue a cruz de Cristo para que as famílias e casais da igreja sejam restaurados e vivam em união com Cristo e uns com os outros. Cremos em um casamento cuja base é a cruz de Cristo. A igreja é lugar de cura, ensino, restauração, libertação e união; por isso, a cruz não pode estar ausente.

Pouco antes de ir para a cruz, o Senhor Jesus orou ao Pai rogando pela nossa unidade. O desejo do Senhor é que, pela cruz, sejamos unidos ao Pai e uns com os outros para sempre. João 17:21 – a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. A cruz tem essa finalidade: nos unir à Cristo! Se todos estiverem unidos à Cristo; então, todos estarão unidos uns com os outros. Cristo é o nosso laço de união. Imagine sobre a mesa uma porção de bolinhas de gude. Por elas mesmas jamais se unirão. Se porém, amarrarmos cada uma delas a um único fio, simbolizando Cristo; ao suspendermos este fio central, as bolinhas se unirão. Na cruz, cada um foi unido com Cristo e, em Cristo, serão unidos para sempre uns com os outros.

De fato, a cruz acaba com a desunião, destrói a inimizade e efetua a paz e a união. Se fomos unidos com Jesus na cruz, então somos unidos com Ele pela vida eterna. Romanos 6:5 – “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição”. Sim, foi na cruz que Deus planejou nos unir para sempre com Cristo e uns com os outros. Ele disse: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (João 12:32).

A CRUZ É O LUGAR DE UNIÃO.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Novembro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s