A PALAVRA DA CRUZ

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (I Coríntios 1:18)

palavradacruzO Senhor tem impressionado meu coração com essa fundamental questão da cruz e no início eu gostaria de citar o que algumas pessoas têm dito a respeito deste assunto. Jessie Penn Lewis em seu livro “A Centralidade da Cruz”, diz: “Nós necessitamos de um “ponto fixo”, na história do mundo – voltando às épocas anteriores a ela e indo adiante, para as épocas posteriores – é a Cruz do Calvário. Ela é o pivô central do tratamento de Deus com o universo em todos os aspectos. A razão de entrarmos em todo tipo de planos que se tornam em becos sem saída, onde perdemos o equilíbrio e a perspectiva correta da verdade, é que nós, os cristãos, nos afastamos desse ponto fixo da cruz.”.
O irmão T. Austin Sparks em seu livro: “A Centralidade e Universalidade da Cruz”, diz: “A Bíblia – quando nos posicionamos para vê-la como um todo – nos dá a visão do universo. Em primeiro lugar há o ponto de vista da eternidade e do propósito eterno de Deus. Dessa perspectiva, o universo é Cristocêntrico. Em segundo lugar há o ponto de vista (do universo) da incursão do pecado, com todos os seus efeitos – desse ponto de vista, o universo é centralizado na redenção. O anterior representa a tremenda importância de Jesus Cristo – o Filho de Deus e Filho do homem. O posterior mostra o significado terrível e glorioso de Jesus Cristo crucificado, em outras palavras, a Cruz. Estamos agora nos ocupando com esse segundo, como se fosse uma roda dentro de uma roda maior. A maior tem se tornado totalmente dependente da menor. Assim, a cruz se adorna com todo o significado do propósito universal de Deus, de eternidade em eternidade”.
Colocado de maneira simples, a cruz é o meio que Deus usa para alcançar Seu alvo. O eterno propósito de Deus é Seu Filho e Ele quer que Seu Filho tenha o primeiro lugar em todas as coisas e que todas as coisas sejam nele resumidas. Este é o alvo de Deus. O único meio para se alcançar esse alvo é Jesus Cristo crucificado, quer dizer, a Cruz. Mas a cruz não é o fim. O fim é o Filho de Deus, Cristo Jesus. Mas a cruz é o único meio – não apenas um dos meios, mas o único meio de se alcançar o alvo de Deus. Por causa disso, a cruz é fundamental e central na Bíblia e essencial e vital para nossas vidas.
A cruz não é somente um fato, é também uma palavra. Nós todos conhecemos o fato histórico da cruz, que há dois mil anos, nosso Senhor Jesus foi crucificado e morto nela. Este é o fato. Mas a cruz é mais do que um fato – a cruz é uma palavra. Há uma mensagem que vem dela. O significado da palavra logos é: pensamento interior ou pensamento interior expressado, discurso, forma de expressão, verdade, mensagem. Há uma mensagem que vem da cruz de Cristo e é esta mensagem que devemos ouvir.
Se as pessoas aproximarem-se da palavra da cruz para teorizar, raciocinar ou filosofar sobre ela, logo descobrirão que a cruz é loucura e então elas a rejeitarão e ao fazer isto, perecerão. Mas se nós nos aproximamos da palavra da cruz com fé e obediência, iremos descobrir que ela é verdadeiramente o poder de Deus e que por ela nós somos salvos. Por isso, devemos nos aproximar da cruz com humildade, fé e obediência. Não para fazermos um exercício mental com ela, mas, sim, um exercício espiritual ao entrarmos nesta questão da cruz.

Por: Stephen Kaung

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 15 de Junho de 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s