CRISTO JESUS HOMEM II

HomemFilipenses 2:7-8 – “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.

Cristo Jesus Homem é o Homem da cruz!

O “kenosis” é o auto esvaziamento do Deus Filho para se tornar no Servo Filho do Homem. Este Homem Servo tinha uma missão: “servir e dar a sua vida (morrer na cruz) em resgate a muitos”. Mateus 20:28 – “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

No japonês, sempre que nos referimos à Jesus Cristo, falamos: “Yessu Kirissuto Sama”. Traduzindo seria: Jesus Cristo Deus. A palavra “Sama” significa “Deus” e sempre acompanha a Trindade no idioma japonês. Mas hoje, estamos falando do Cristo Jesus Homem. O Deus que se fez Homem. Ao conhecer este aspecto da Pessoa do Deus Filho, ficamos maravilhados com Ele.

Recebemos gratuitamente e graciosamente a salvação; porém, para isto, foi pago um resgate. Jamais houve e jamais haverá tão grande resgate em toda a história da humanidade. O preço deste resgate? O precioso sangue de Cristo Jesus Homem, o Homem Servo. I Pedro 1:18-19 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”.

A cruz, nossa salvação, custou além do que imaginamos. Muitas vezes a alegria do presente é tão grande que esquecemos do seu preço. Aliás, não dá para mensurar o que Cristo Jesus Homem fez para nos resgatar. Sabemos, no entanto, que Ele precisou se esvaziar de toda a Sua glória e poder como Deus. Ele se humilhou sobremaneira ao tornar-se um servo. Precisou aprender a obediência no que tange ao sofrimento da cruz. Foi maltratado, castigado, caluniado, julgado injustamente e condenado inocentemente. Sofreu traição, abandono e a dor da separação com o Pai devido ao nosso pecado. Lembrando que todo o sofrimento já havia começado no Getsêmani. Ele disse: “A minha alma está angustiada até a morte”.

Cristo Jesus Homem tinha uma missão: A CRUZ! Ele cumpriu a missão por inteiro, provando assim, sua fidelidade, obediência e amor pelo Pai. Ele foi o Homem Servo! Não foi uma simples e fácil missão. Vemos que o Filho de Deus se esvaziou e se humilhou para que pudesse obedecer. Simplesmente obedecer? Não! Obedecer até à morte e morte de cruz. Todo este cenário me faz ver que a cruz é tão preciosa e valorosa. O plano da redenção do homem foi algo extremamente precioso; jamais podemos desprezar a cruz! O Deus Glorioso se tornou no Homem Servo para nos resgatar na cruz. Isto é tremendo, magnífico, maravilhoso!

O auto esvaziamento do Deus Filho tinha como alvo a cruz. O propósito do Filho Encarnado era obedecer ao Pai até a morte e morte de cruz. Cristo Jesus Homem sabia que o propósito do Pai é ter muitos filhos semelhantes à Ele. Romanos 8:29 – “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. O propósito da cruz é nos fazer morrer juntamente com o Cristo Jesus Homem a fim de sermos feitos filhos de Deus conformados à imagem do Deus Filho.

A nossa salvação dependia totalmente da obediência até à morte de cruz de Cristo Jesus Homem. Assim como o auto esvaziamento foi um pré-requisito para que Cristo Jesus Homem obedecesse até à morte de cruz, assim também, o negar a si mesmo, é um pré-requisito para que tomemos a cruz e sigamos o Senhor Jesus Cristo. Como Servo Homem, Ele precisou aprender a obediência até à morte de cruz. Ele foi fiel até à morte! Ele é nosso modelo, Ele deixou Seus passos para seguirmos. I Pedro 2:21 – “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em nosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,”. Sendo assim, levemos a cada dia o morrer de Jesus em nosso corpo para que Sua vida se manifeste em nós (II Coríntios 4:10).

Nestes dias temos focado o Cristo Jesus Homem, o Filho do Homem. Foi exatamente Ele quem obedeceu o Pai até à morte de cruz. Somente o Deus Homem tinha a capacidade de morrer na cruz. O Deus Filho jamais morre, Ele é o Eterno. Foi preciso se tornar Homem para morrer nossa morte, para vencer a morte e nos conceder vida eterna. A Pessoa de Cristo Jesus Homem e Sua obra na cruz nos regenera para uma viva esperança. I Pedro 1:3-4 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”. Porque o Deus Filho se tornou o Filho do Homem, hoje temos esperança e vida em abundante.

Sou imensamente grato porque Cristo Jesus Homem tornou-se nossa propiciação. I João 2:2 – “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”. I João 4:10 – “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. Foi assim que Cristo Jesus Homem nos livrou da ira vindoura e da condenação ao inferno. Já havia uma sentença sobre nós, pecadores: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Mas Ele se tornou no Servo Encarnado e morreu na cruz para nos resgatar da morte e do inferno.

Isto tudo é motivo de muita alegria, louvor e gratidão! O que seria de nós sem o Cristo Jesus Homem? Ele é o nosso Herói, o Salvador querido. Ele nos amou e nos salvou. Ele e só Ele é o Amado da nossa alma.

Interessante que, foi pela fraqueza e morte que Ele se tornou o nosso Poderoso Salvador. II Coríntios 13:4 – “Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus”. Não precisamos temer o caminho da cruz, pois, por ela, o Filho do Homem venceu e reina para sempre. Ele se esvaziou, se humilhou e obedeceu até à morte de cruz. Ele, o Homem Servo voltou à posição de Deus Filho, o Rei da Glória.

Cristo Jesus Homem é o Jesus Cristo Deus! Podemos louvar, glorificar, exaltar e amar de todo o nosso coração o nosso Glorioso Deus. Ele é o nosso maravilhoso Deus Eterno, aleluia!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Julho de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s