SUPORTOU A CRUZ II

Cristo crucificado em contraluz com o sol porHebreus 12:2 – “olhando firmemente para o Autor e o Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.

Marcos 4:17 fala do crente que desiste da carreira cristã por causa da angústia e perseguição. Aqui está mais uma investida do maligno contra os crentes. Já ouvi várias pessoas dizerem que, após começar a ir à igreja, tudo começou a dar para trás. A família começou a perseguir, os colegas de trabalho começaram a desprezar, as finanças ficaram apertadas. Muitas delas acabaram desistindo da vida cristã. O diabo sabe fazer as pessoas voltarem para as trevas e perdição. Nesta semana encontrei uma colega de academia. Ela é forte, dedicada, muito esforçada. Perguntei se já havia desistido. Ela disse que saiu daquela academia porque não recebia o devido tratamento. Disse que só aquelas que pagam um “personal trainer” tem atenção. Enfim, ela saiu porque se sentiu não amada, não cuidada, não paparicada. As pessoas trocam tudo hoje por causa do ego ferido. Trocam de esposa, marido, emprego, igreja, etc. Nem sabem que trocam também de fé. Muitos crentes abandonam a fé porque não se sentem amadas, cuidadas, visitadas, ajudadas, lembradas e etc. O diabo consegue levá-la a ver somente si mesma. Elas acabam desanimando e abandonam a igreja e a fé. Não suportaram o não ser amadas como desejavam. Só porque a irmã não cumprimentou, o pastor não sorriu, o irmão não abraçou… pronto! Já se sente desprezada! É tão egocêntrica que deseja o tempo todo que o mundo todo gire em torno dela. Logo desiste! Aqueles crentes que amam a si mesmo são fáceis de desistir. Nestes tempos de crise financeira no Brasil, muitos estão desistindo de ir à igreja por que se sentem constrangidas a dar o dízimo. São tão egocêntricas que são incapazes de crer na Palavra de Deus. Trocam Jesus Cristo pelo dinheiro. Esta é mais das armas do diabo. Muitos tem desistido da caminhada cristã por causa das dificuldades de relacionamentos e até da preocupação com o seu dinheiro. As lutas e dificuldades derrubam muitos da fé.

Como é bom ver e saber que, por outro lado, muitos não desistiram. Pelo contrário, todo sofrimento e dificuldade foram como que combustível para prosseguirem na fé em Jesus Cristo. Dentre eles se encontra o apóstolo Paulo. Leia um pouco sobre este aspecto da sua vida. I Coríntios 4:11-13; II Coríntios 4:8-9; II Coríntios 11:23-27. Não obstante as perseguições e adversidades, este irmão prosseguiu olhando para o seu Salvador. Ele suportou angústia e perseguição. Prosseguiu em sua carreira cristã (Filipenses 3:13-14). Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé (II Timóteo 4:7). Certamente veremos esse varão de guerra na glória celestial. Ele suportou por amor a Cristo e à igreja do Senhor. Como o apóstolo, precisamos perseverar até o fim, ainda que haja tribulação, martírio e ódio contra nós (Mateus 24:9 e 13).

Nosso exemplo é o Senhor Jesus. Hebreus 12:2 diz que Ele suportou a cruz. Temos pouco conhecimento a respeito do Seu sofrimento, dor e morte de cruz. Achamos que tudo não passou de um sofrimento físico. Nenhum sofrimento e morte se compara à do Senhor Jesus. Ele precisou lutar contra os poderes das trevas. As trevas O cercaram naquela cruz. Ali foi a hora e o poder das trevas contra o Homem Servo (Lucas 22:53). O Senhor Jesus precisou também adentrar na morte para vencê-la por nós. Ele provou a morte espiritual em nosso lugar ao ser abandonado pelo Pai. A separação e abandono na hora crucial foi a morte espiritual tão dolorosa que jamais podemos sequer entender. A dor e a agonia eram tão imensas que Ele chegou a clamar: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46).

Como um cordeiro mudo foi levado ao matadouro. Aflito e ferido foi transpassado e moído como o profeta diz. Por nós, Ele suportou tudo; Ele suportou a cruz.

Seu sofrimento era tão grande que chegou a clamar com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas (Hebreus 5:7). Consegue imaginá-LO?  Veja este quadro em Lucas 22:41-44. Ele, não obstante tamanho sofrimento, suportou a cruz.

Como posso desprezar tudo que Ele suportou na cruz? Como posso negligenciar tão grande salvação? Ele suportou tudo por mim e por você. Então por que esmorecer? Por que desistir? O Senhor desistiria se estivesse em seu lugar? A Bíblia diz que Ele suportou!

Esta igreja precisa ser guiada pelo Espírito da Cruz; sim, precisa perseverar na senda do Calvário. Temos que prosseguir até o fim, haja o que houver, como ensina Hebreus. A igreja primitiva sofreu perseguição, foi afligida, aprisionada, humilhada e muito mais. Muitos foram mortos, sim, muitos mártires. Eles não desistiram, suportaram tudo por amor ao Senhor. Apocalipse 12:11 – “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”. Todo ataque e barbárie de satanás não os amedrontou e não os fez recuar. Eles suportaram tudo, como Jesus o fez na cruz. Como o próprio Senhor, eles venceram o diabo. Aqueles que permanecem firmes na fé em Cristo nas tribulações vencem o inimigo. Aqueles que recuam diante das dificuldades e perseguições são engolidos pelo diabo. Estes cristãos do primeiro século perseveraram na fé e serviram de caminho para que o evangelho chegasse até nós.

Recebemos o evangelho de Cristo e, se desistirmos, outros mais adiante não receberão. Deus deseja que sejamos como o Filho que suportou a cruz, como os irmãos antigos que não abandonaram a fé. Como as próximas gerações crerão se abandonarmos a fé? Não podemos desistir, acomodar e abandonar a fé. Precisamos prosseguir em negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir o Senhor dia após dia.

Esta igreja não é covarde, não é mundana, não é egocêntrica, não é fraca e nem medrosa. Somos uma igreja crucificada com Cristo, ressuscitada com Ele, que vive Nele e para Ele. Vamos suportar como Ele suportou. Cristo vive em nós e, Nele, vamos suportar todas as lutas e adversidades e permanecer firme na fé até o fim.

O Espírito diz a esta igreja para não retroceder. Hebreus 10:39 – “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”.

 

ELE SUPORTOU A CRUZ!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Julho de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s