Confesso que, no passado, este tema não me atraía. Cegamente tentava viver como um “deuzinho”, sempre procurando minha própria glória. Deus era apenas um Auxiliador e Coadjuvante. Eu dizia que era um servo, mas vivia como um senhor. Que vergonha diante de Deus! A Bíblia que eu tanto lia fala tanto da soberania de Deus. Realmente era cego; mas pela misericórdia de Deus, Ele abriu meus olhos para poder conhece-Lo como o Soberano Senhor. Hoje, versos como o de Romanos 9:20-21 me envergonha muito: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizestes assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
Vejo o perigo de não conhecer a soberania de Deus. Uma pessoa cega e ignorante quanto a este tema vai ter sempre a tendência de querer agir por si mesmo. Quando as coisas não acontecem do jeito que ele quer, logo começa a murmurar e a praguejar. Quando tem sucesso, enche-se de orgulho e vaidade. Nem sequer imagina que tudo vem de Deus e é para Deus. O soberbo sempre está a roubar a glória de Deus.
Precisamos saber que a soberania de Deus nos faz reconhece-Lo e glorificá-Lo. Um homem que conhece e vive em temor debaixo da soberania de Deus é feliz. Aquele que não conhece a soberania de Deus é um cego, arrogante, frustrado e infeliz.
A soberania de Deus é uma das principais doutrinas bíblicas. Essa tremenda verdade vai além da teologia; é o alicerce do ensino bíblico. Do começo ao fim das Escrituras, vemos gravado claramente a verdade que Deus reina e reinará para sempre. Salmo 93:1-2 – “Reina o Senhor. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o Senhor e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade”. Salmo 99:1-2 – “Reina o Senhor; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins, abale-se a terra. O Senhor é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos”.
Deus é o Deus Supremo! Isto quer dizer que Ele é o Soberano; pois Deus não seria Deus se não fosse Soberano. Ele reina sobre tudo e sobre todos. Ele é Excelso, está acima de todos, até mesmo dos querubins, como diz as Escrituras. Ele tudo pode e tudo faz conforme lhe apraz. Ninguém O ensina ou O aconselha; ninguém O determina. Romanos 11:34-35 – “Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?”. Sua vontade é soberana e ponto final. Deus faz o que lhe apraz, quando lhe apraz, onde lhe apraz, como lhe apraz e a quem lhe apraz. Salva quem Ele quer, abençoa a quem quer e concede o que quer a quem Ele quer.
Se o “fulano de tal” recebeu do Soberano um lindo carrão, foi Deus, em Sua soberania, quem o concedeu. Ele assim o quis e nós não temos nada a ficar com ciúmes ou criticar quem quer que seja. Provérbios 10:22 – “A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto”. O problema é quando o fulano de tal rouba e procura o enriquecimento ilícito. Estes sofrerão, com certeza. I Pedro 4:15 – “Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem”. O Soberano Deus também é o Reto Juiz. Quando conhecemos o Deus Soberano, descansamos e não reagimos negativamente movido pela inveja. Pelo contrário, sempre desejamos glorificá-Lo em tudo e por tudo.
A soberania de Deus é o livre exercício de sua suprema autoridade na execução e administração de seus eternos propósitos. Ele é Senhor do céu e da terra. Sua suprema autoridade está sobre todos; ainda que muitos nem o saiba. As Escrituras, de capa a capa ensina sobre esta tremenda doutrina.
A soberania de Deus é vista na salvação dos pobres e miseráveis pecadores. Deus dá a sua salvação a quem Ele quer. Olha o que Ele diz à Moisés em Êxodo 33:19b – “terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer”. Em Romanos 9:13 diz: “Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú”. Veja a soberania de Deus aqui. Aborrecer-se de Esaú é natural e justo, pois além de pecador, era impuro e profano (Hebreus12:16). Deus é justo e santo em aborrecer-se de Esaú. Está tudo correto nisto. Seria também correto em relação à Jacó, pois este era um pecador, trapaceiro e mentiroso. Não havia nada de bom em Jacó para que Deus o amasse. Não amar Jacó também seria correto e Deus continuaria sendo justo e santo da mesma maneira. Amar Jacó é puro ato da graça soberana de Deus. Simplesmente Deus, em Sua graça, resolveu amar Jacó e ponto final. Ele fez o mesmo comigo e com você. Ele pode fazer isto e ninguém pode criticá-Lo ou reprová-Lo por isto. Ele pode!
Ele é soberano e faz o que quer. No verso de Romano 9:14 diz: “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!”. No verso 15 vemos outra vez: “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão”. O verso 16 diz: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”. Verso 18: “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. Tudo isto está certo simplesmente por que Ele é Soberano.
O Soberano pode todas as coisas. Ele não é obrigado a estender Sua misericórdia ou graça a qualquer pecador. Se Ele decidir não salvar uma pessoa, Ele continua sendo justo e verdadeiro. Ele é inteiramente livre para dar a Sua graça a quem Ele quer. A salvação pertence a Deus. Jonas 2:9b – “Ao Senhor pertence a salvação!”. O perdão também pertence à Ele: Salmo 130:4 – “Contigo, porém, está o perdão, para que te temam”. Tudo está Nele e tudo é Dele.
Abraão entendeu a soberania de Deus. Moisés, Davi, Habacuque e muitos outros servos também. Se não entendermos, podemos entrar em parafuso. O apóstolo Paulo entendeu: Romanos 11:36 – “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. À ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Porque Dele; sim, tudo é Dele, tudo provém Dele. Ele é o Alfa, o Início, o Princípio de todas as coisas. Sem Ele, nada existiria. Ele é a Fonte Divina, tudo é Dele. “E por meio Dele” – Ele é o meio Determinante. Tudo acontece por meio Dele. Colossenses 1:16 diz que tudo foi criado por meio dele e para ele. Sem Ele, nada acontece! Tudo se move por meio Dele, o Soberano. O verso prossegue dizendo que: “para ele são todas as coisas”. Ele é o fim de todas as coisas. Ele é o Ômega, o fim de tudo. Tudo vem Dele, é por meio Dele e é para Ele a fim de que a glória seja somente Dele: “À Ele, pois (ou portanto), a glória eternamente. Amém!”.
Entender a soberania de Deus traz a compreensão de que a glória pertence somente à Deus.
A nossa salvação se origina na sua vontade soberana, prossegue através da sua atividade soberana e conduz à sua glória soberana. Tudo converge na Sua glória.
Vemos isto na soberana graça salvadora registrada em Efésios 1. No verso 4 vemos a soberana graça de Deus na escolha. Ele decidiu, em Sua soberania, nos escolher e isto Ele fez para sermos para o louvor da Sua glória, como registra o verso 6: – “para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado”. Vemos ainda, a graça soberana de Deus na nossa redenção no verso 7. Aprouve a Deus, em Sua soberania, nos salvar dos pecados a fim de sermos para o louvor da Sua glória, como está escrito no verso 12: – “a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo”. A obra soberana de Deus na nossa regeneração onde o Espírito de Deus passa a viver em nós tem como objetivo fazer com que sejamos para o louvor da sua glória como está no verso 14: – “o qual é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”. Enfim, toda a obra soberana do Pai tem como propósito a Sua própria glória e louvor. Isto é maravilhoso!
Quando passamos a entender a soberania de Deus, logo desejamos dar toda a honra e glória à Ele somente. Foi assim que os heróis da fé viveram; sempre debaixo da soberania de Deus, não questionando as dificuldades, tribulações e perseguições. Apenas confiaram e se submeteram ao Deus soberano e à Ele deu toda a honra e glória.
Deus reina! Ele é e sempre será o Deus Soberano!
À Ele, toda a glória!
Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami
Comunidade Bíblica Regenerada – Cristo vive em nós
Maringá, Agosto de 2015.