ENXERGANDO ATRAVÉS DE JESUS

-cegoO cego de nascença relatado no capítulo 9 de João disse: “uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”. O encontro com o Senhor Jesus transformou este homem e trouxe-lhe uma convicção. Antes de realizar a cura, no verso 5, o Senhor afirma ser a luz do mundo. A luz tem tudo a ver com o enxergar. Sem luz, todos continuam cegos. Este cego recebeu a graça de encontrar-se com Jesus. Neste encontro, ele obedeceu à uma ordem um tanto quanto esquisita: “Vai e lava-te no tanque de Siloé”. Ao crer e obedecer, o milagre aconteceu. Ele passou a ver Jesus. Ainda não O conhecia de fato; porém, mais tarde, o Senhor sai-lhe ao encontro novamente e faz-lhe uma pergunta: Crês tu no Filho do Homem? O cego respondeu: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? Nesta hora, o Senhor diz que ele já o tinha visto antes, mas para que pudesse dirimir as dúvidas, disse: é o que fala contigo. Algumas vezes recebemos cura do Senhor e apesar de termos visto o Senhor, ainda não O conhecemos. Mas quando o Senhor se apresenta, não resta outra coisa senão afirmarmos nossa fé Nele, como fez o cego: Creio, Senhor; e o adorou. Este homem só passou a enxergar após o encontro com o Senhor. O Senhor é Aquele que faz o cego ver. No verso seguinte, o 39, o Senhor declara que veio a este mundo a fim de que os que não veem, vejam. Todos nascemos cegos espiritualmente, todos jazem nas trevas e sombras da morte. Todos necessitam de Jesus, a Luz do mundo.

Alguns, ao verem que o cego de nascença estava vendo, perguntou-lhe: Como te foram abertos os olhos? (9:10) No verso 14 diz que Jesus fez lodo e lhe abriu os olhos. No verso 19 perguntaram ao pai do cego: como, pois, vê agora? No verso 26 perguntaram outra vez: Que te fez ele? Como te abriu os olhos? Todos estavam perplexos, pois jamais haviam visto alguém abrir os olhos a um cego de nascença (verso 32). Muitos têm a mesma dúvida destes homens. Querem saber como podem ser curados da cegueira espiritual. Antes de vermos sobre como se processa essa cura, vamos ver o coração Daquele que cura.

Lucas 18:35-43 relata a cura de um outro cego, o cego Bartimeu de Jericó. O que o Senhor quer mostrar com mais uma cura? Seria para que fiquemos cientes que Ele não só pode nos curar como também deseja realizar este milagre em nós? Vemos seu desejo estampado em algumas passagens. Isaías 42:7 – para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas”. Isaías 42:16 – Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-lo-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei”. Lucas 1:79 – “para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”. Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”. Atos 26:18 – “para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”.

Olha o coração do Salvador, Ele deseja curar nossa cegueira.

Cura-se a cegueira com a verdadeira Luz. João 1:4-5 – “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. João 1:9 – “a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem”. Joao 8:12 – “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. Só vamos ver a realidade espiritual se a verdadeira Luz, que é Jesus, habitar em nós. Só Jesus, nossa Luz, pode nos curar da cegueira espiritual. O segredo da cura está no fato de Jesus passar a viver em nós. Sem o novo nascimento, jamais seremos curados da cegueira. Tudo se processa na cruz do Calvário. Ali o Senhor nos atraiu para Si e nos fez morrer com Ele. Também, com Ele nos fez ressuscitar e só então, Jesus passou a morar em nós. Somente o crucificado com Cristo pode nascer de novo. Sem cruz não há novo nascimento e sem novo nascimento não há Jesus em nós. Sem Jesus vivendo em nós não há como enxergar. O apóstolo declara em Gálatas 2:19-20, que está crucificado com Cristo e que Cristo vive nele agora. Pela morte e ressurreição com Cristo, passamos a ter a verdadeira Luz brilhando em nós. Sua luz nos permite enxergar. O novo nascido começa a enxergar a Pessoa maravilhosa do Senhor Jesus. Logo O confessa e O adora, como fez o cego de nascença.

O apóstolo Paulo também, ao encontrar-se com Jesus, no caminho para Damasco, três dias depois foi curado da cegueira (Atos 9:18). Todo novo nascido é curado da cegueira e passa a ver Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo. Todo aquele que vê o Senhor da Glória, logo passa a anuncia-Lo aos demais cegos de nascença. É preciso nascer de novo para poder ver e anunciar Jesus Cristo, a Luz do mundo. Sem o novo nascimento, somos como os fariseus e escribas cegos de Mateus 23. O Senhor os chama de cegos por cinco vezes neste capítulo. Somente um pregador nascido de novo pode anunciar a verdadeira Luz que veio iluminar a todo homem. Paulo só começou a anunciar Jesus após a cura de sua visão física e espiritual.

Foi na cruz que Deus curou minha cegueira, pois era como os escribas e fariseus acima descritos. Na cruz, Deus me levou à Jesus. Ali, Jesus, a verdadeira Luz me curou e eu passei a vê-Lo. Ele, de fato, é a Luz que me faz ver a realidade espiritual. Por Ele, posso ver a Ele mesmo. E quanto mais O vejo, mais O conheço. Quanto mais O conheço, mais tenho vontade de louvá-Lo e adorá-Lo.

Após o encontro com o Senhor Jesus, o cego de nascença e o cego Bartimeu tiveram a vida totalmente transformada. A luz de Cristo iluminou a vida deles, tirou-os do império das trevas e encheu-os de alegria e louvor. Lucas 18:43 diz que após ser curado, Bartimeu seguia o Senhor glorificando-O. Também, todo o povo dava louvores a Deus. O crente é aquele que foi curado da cegueira, passou a ver Jesus e agora, com os demais curados, louva e glorifica a Deus. Quando Deus nos fez nascer de novo, recebemos a Luz (Jesus) e caminhamos no Caminho (Jesus), pois agora, Na Tua Luz, vemos a Luz (Salmo 36:9).

Pela cruz, a Luz raiou

Isaías 2:5 – “Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor”.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Agosto de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s