FOCANDO A CRUZ

Texto: João 12:20-36
ver jesusA cruz é decisiva para o homem caído e perdido. Tudo começa ali para o infeliz pecador. Sua libertação e salvação se dá na cruz. Foi ali que nosso Herói venceu o inimigo. A cruz é determinante para todo pecador. Enquanto não se tem a experiência da cruz, a verdade é que o pecador permanece subjugado pelas trevas através das mãos de satanás. Pior ainda, permanece longe de Deus e sem esperança neste mundo perverso. Este é o panorama que Efésios 2 nos apresenta. Sem a experiência da cruz, o pecador continua escravo do pecado e ruma para a morte eterna. Qualquer um, seja religioso ou não, se não passar pela cruz, não terá a salvação eterna. O sujeito que não tem o conhecimento da cruz é um miserável, como o apóstolo fala em Romanos 7:24. Somente pela cruz podemos ser libertos e salvos do poder do pecado e, consequentemente, salvos da morte. Romanos 6:23 – “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Jesus Cristo, o crucificado nos atraiu e nos incluiu em Sua morte. Neste ato, Ele nos salvou e libertou do poder do pecado. Sem a cruz de Cristo, a triste e sombria figura do homem permanece a mesma. Aquele que não viveu a experiência da cruz certamente morrerá a segunda morte e será lançado no lago do fogo.

O Senhor trata com os fariseus no capítulo 8 de João sobre esta fundamental verdade que salva. As simples leis e a religião não puderam salvá-los do pecado. Portanto, se não cressem no Senhor, eles permaneceriam no pecado e morreriam. João 8:24 – “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”. Somente o Cristo crucificado nos livra de morrermos em nossos pecados. João 8:36 – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. A cruz é o segredo da salvação. João 8:28 – “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou”. Pela cruz, os judeus e o mundo conheceu Jesus de Nazaré. Na cruz podemos saber que Ele não é apenas o Cristo Jesus Homem; é também o grande EU SOU, o Deus Soberano. O mesmo que falou à Moisés. A cruz abre nossos olhos para vermos e conhecermos a Jesus Cristo, o Deus Todo Poderoso. Pela cruz, testificamos com alegria que Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo para nos salvar. A experiência da cruz nos faz ver que realmente Jesus Cristo é o nosso único e suficiente Salvador. Sem a cruz, ficamos apenas no conhecimento histórico e intelectual da religião cristã.

Como tudo isto se processa? Simplesmente crendo em Sua Palavra e Obra. João 12:32 – “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Na cruz, Ele nos atraiu para Ele mesmo para que pudéssemos morrer com Ele. Não foi a morte física, foi a morte do nosso velho homem; o pobre e infeliz escravo do pecado. Romanos 6:6 – “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;”. Ali na cruz, o Senhor nos livrou de continuarmos sendo um miserável. Porque morremos com Ele, a lei do pecado nada mais pode fazer conosco. Na cruz fomos libertos da opressão da lei. Romanos 7:4 – “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus”. Não mais precisaremos pagar o salário do pecado através da nossa morte eterna. A morte de cruz juntamente com Jesus nos livrou da morte eterna. O pecado opera a morte e, graças a Deus, pela inclusão na morte com Cristo, fomos libertos da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 – “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”. A pessoa crucificada com Cristo é uma pessoa verdadeiramente livre.

O Senhor advertia os fariseus e falava da sua morte de cruz. Sem cruz, eles certamente morreriam em seus próprios pecados. A cruz não foi colocada por Jesus como uma opção. Nada além da cruz foi falado para os fariseus nesta ocasião. A cruz é o único meio de salvação. Todos precisam crer na Palavra da Cruz. É maravilhoso receber a revelação desta mensagem salvadora. Ela nos traz alívio e certeza da salvação eterna. Quando cremos, o poder da ressurreição opera em nós. Efésios 2:6 – “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,”. Deus sabe o que faz! Primeiro Ele nos incluiu na morte de Cristo para nos libertar da lei do pecado e da morte. Depois nos fez ressuscitar com Cristo para uma nova vida, livre do poder do pecado. Deu-nos um novo coração onde agora, Cristo habita. Efésios 3:17 – “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor”. Assim, Nele, somos feitos uma nova criatura. Efésios 2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. A nova vida em Cristo atestará que realmente houve uma grande e maravilhosa libertação. A nova criatura começa a perceber em seu dia a dia que o pecado não pode mais exercer domínio sobre ele como dantes. Romanos 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”. Ele vê que realmente morreu para o pecado. Romanos 6:11 – “Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”. A cruz provocou uma tremenda mudança de vida. Cristo inunda nosso coração de paz, alegria e certeza da salvação eterna. A morte já não nos assusta mais porque a verdadeira Vida, que é Jesus Cristo, habita em nós. Ele próprio é a nossa Vida Eterna. Ele em nós e nós Nele é a certeza da glória dos céus. Nada mais neste mundo tenebroso pode nos assustar ou abalar nossa fé e esperança. A nova criatura é uma pessoa feliz e grata, mesmo em meio às tribulações desta vida. De fato, tudo mudou pela operação da cruz. Agora é um novo coração, uma nova vida, uma fé inabalável no Senhor Jesus. O novo nascido pode dizer com alegria e gratidão como o cego de nascença do capítulo 9 de João: “uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”. A obra da cruz nos faz ver que, em Cristo, nascemos de novo e agora podemos entrar no reino dos céus. João 3:3 – “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Yes! Valeu Senhor! Crer na obra da cruz me fez nascer de novo. Agora este verso é uma verdade e me dá toda a segurança de que eu entrarei no céu, aleluia! O medo e a incerteza se foram; agora a fé, a confiança e a esperança inundam nosso novo coração.

Voltando ao texto de hoje: João 12:20-36. No verso 23, o Senhor vê chegar a hora da crucificação. Ali Ele percebe que será glorificado e também glorificará o Pai. A obra da cruz trouxe glória ao Pai e ao Filho. A cruz é o único meio para sermos glorificados com Ele. Todos os glorificados foram primeiramente crucificados com Cristo. Certamente, na glória celestial, veremos tão somente, os crucificados e ressuscitados com Cristo Jesus. A cruz é tão preciosa no plano redentor que o Senhor nos ensina com a ilustração do grão de trigo. João 12:24 – “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. Precisamos focar a cruz de nosso Senhor. Dela vem luz e vida. Nada a temer, tudo a crer. A cruz é tudo de bom para nós. Focar e amar a cruz é seguir o conselho do Senhor no verso 25: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna”. Como é bom harmonizar com as Palavras do Senhor Jesus. Elas são espírito e vida. João 6:63 – “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que vos tenho dito são espírito e são vida”. Como é maravilhoso servi-Lo e segui-Lo. Há uma promessa para nós. João 12:26 – “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará”. Como o Senhor é maravilhoso! Ele sabia que esta vida abundante que a nova criatura pode desfrutar dependia da cruz. Mesmo diante de tamanha angústia, Ele não nos deixou só. Ele não nos abandonou! Ele focou a cruz por amor a nós. Ele sabia que a cruz era um ato de justiça de Deus para salvar os injustos pecadores como nós. A lei exigia a morte do inocente Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus estava angustiado até a morte; mas mesmo assim, não tirou os olhos da cruz, pois sabia que todos nós dependíamos Dele naquela cruz. Ele não nos deixou e nem nos desamparou. Hebreus 13:5b – “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

Naquele momento crítico que antecedia sua morte, Ele firmemente focou a cruz e disse: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (João 12:27). Ele focou a cruz por nós. Foquemos também a cruz como Ele o fez. Disto depende nossa cura, libertação e salvação. João 3:14-15 – “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”. Os israelitas foram curados e salvos da mordedura das serpentes abrasadoras do deserto quando estavam à morte, simplesmente porque creram na Palavra um tanto quanto absurda de Deus: “todo aquele que mirar ou focar será salvo”. Focar e crer no Cristo crucificado é questão de cura e salvação eterna. A mesma palavra está sendo colocada hoje: “Todo aquele que focar o Cristo crucificado será salvo do veneno mortífero do pecado”. Foque com fé o Cristo Jesus Homem que foi levantado no monte do Calvário.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada

Maringá, Agosto de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s