NÃO TEMAS

FEARO temor e o medo entraram na raça humana logo após o primeiro pecado. Gênesis 3:10 – “Ele respondeu: Ouvi tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”. Desde então, o homem vive com a síndrome do medo, da insegurança, da vergonha. O pecado desestabilizou a raça humana. O Deus de toda graça e muitas misericórdias, cheio de compaixão vem e constantemente diz: Não temas, estou contigo! Como é precioso ouvir Deus falando: não temas.

Aos perdidos, medrosos, caídos e miseráveis pecadores é dado o evangelho da graça. O evangelho é a notícia mais importante que o ser humano pode ouvir. É tudo que precisa ouvir. Não há notícia mais animadora e consoladora do que o Evangelho. Em Lucas 2:10-11 o anjo anuncia o evangelho. “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. A primeira coisa que o anjo disse à Maria foi: Não temais! Somente o evangelho pode arrancar o temor do nosso coração. Evangelho é uma Pessoa que tira o medo, que dá segurança e salvação. Ele é Jesus Cristo!

Alguns teólogos dizem que o Livro de Isaías é o Evangelho do Velho Testamento, pois anuncia claramente Aquele que é o próprio Evangelho. Porque se trata do evangelho, temos também neste livro a mensagem: Não temas. Veja Isaías 41:10,13,14; 43:1,5; 44:2; 54:4. Jesus Cristo diz “não temas” à alma cansada, atribulada e desesperada. Jairo era um pai amoroso, cheio de fé. Sua filha acabara de falecer. Certamente o desespero queria tomar seu coração. O Senhor logo disse: “Não temas, crê somente, e ela será salva” (Lucas 8:50). Ao coração que teme a morte de um ente querido, o Senhor se apresenta como o Autor da Vida ou a própria Vida (João 11:25-26). No capítulo 12 de Lucas o Senhor reprova a avareza e voltando-se para os discípulos que tinham deixado tudo para segui-Lo, disse: Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (v.32). Ele é o nosso sustento, o Pão da vida (João 6:48). Ele se importa conosco; por isso, diz constantemente ao coração aflito: Não temas!

A solução para o problema do medo está na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o único e verdadeiro evangelho. Só a cruz trata do velho homem cheio de temores. Sem passar pela cruz, o homem continua um eterno medroso. Constantemente o medo se manifesta. Deus nos incluiu na morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo para tratar do nosso pecado. O pecado é a causa do medo. O pecado gerou o medo. Na cruz, nosso pecado é tratado e, consequentemente, o medo também é tratado. A velha vida de escravidão ao pecado, cheia de medo e vergonha tem um fim na cruz. Só pela nossa co-crucificação no Cristo crucificado seremos verdadeiramente libertos do pecado, do medo e da morte. O caminho do homem é cheio de desventura, medos, traumas, inseguranças, tropeços, desvios, derrotas e muito mais. Mas, pela cruz, Deus vem aplanar nosso caminho. Na cruz adentramos no Caminho, que é Jesus Cristo. A obra da cruz endireita nossa vida. A vida daquele que passa pela cruz é totalmente mudada, aplanada, endireitada pela vida de Cristo em nós.

O profeta Isaías usava linguagens da época para prenunciar a obra redentora da cruz de Cristo. Leia Isaías 40:4; 42:16; 43:19; 49:11; 54:10. Nosso caminho deixa de ser escabroso e passa a ser plano e reto. Quando conhecemos o verdadeiro evangelho, fatalmente nossa vida é transformada. A cruz parece aquele enorme caminhão retro escavadeira que passa no terreno abandonado e sujo. Em poucos minutos tudo está limpo e pronto para a edificação. A cruz faz toda a diferença na vida de um pecador. O evangelho da cruz é o evangelho que traz alegria perene. O cristão verdadeiro passou pela cruz e a tristeza foi lançada fora. Agora, Cristo, a “Alegria” vive nele. Evangelho, disse o anjo, é a “Boa Nova de grande alegria”. Jesus é a alegria dos homens. O pecado trouxe tristeza e derrota ao homem; porém, Cristo veio trazer a alegria da salvação. Leia Isaías 41:16; 51:11; 55:12; 61:1-3,7. O evangelho é a própria Pessoa de Cristo. É incrível ver o profeta Isaías revelando-O em seus escritos. Ele constantemente foca Cristo, fala do Senhor o tempo todo. Sempre Cristo, Cristo o tempo todo. Ele não se cansa de exaltar o Senhor, ele só fala do Senhor. Veja por exemplo Isaías 40:26,28; 41:4. Cristo é o centro, a razão, o tudo do Livro do profeta.

Ele revela também um pouco do coração Daquele que é o Evangelho. Veja Isaías 42:2-4. Ele descreve, com suas próprias palavras dizendo que Cristo não é opressor, não é acusador, não é destruidor. Ele não pisa sobre o pecador caído. Ele não age como um carrasco ou juiz sem compaixão. Os fariseus logo queriam jogar pedra nos pecadores; Cristo, porém, nunca fazia isto. Quando lhe trouxeram uma mulher pega em flagrante adultério, os líderes queriam que Ele também aprovasse o apedrejamento (João 8). Mas Ele nem sequer esboçou qualquer olhar de desaprovação à mulher. Ele sempre agiu com compaixão, amor e misericórdia. Ele não pisa, não destrata, não é implacável e nem insensível para com os pecadores. Ele não desanima a pobre e miserável criatura que está em desespero. Ele não é igual alguns pastores que não hesitam em expulsar membros que caíram no pecado. Ele não olha com desprezo os pecadores, não julga e nem condena quem quer que seja. Ele é cheio de compaixão, misericórdia e perdão. Leia Salmo 103:10-13. O profeta Oséias, no capítulo 11:8 traz o raio-x do coração Dele: uma à uma a compaixão se acende dentro do seu coração.

O profeta Isaías coloca inúmeras vezes a expressão: “Eu sou o Senhor”. Leia Isaías 43:3,5,11,12,15. Jesus Cristo é o Senhor! Ele é a autoridade máxima. Ele é o Deus Soberano; não há outro além Dele. Isto dá segurança, isto tem credibilidade. É o Senhor Soberano, o Deus Altíssimo que está falando a nós: NÃO TEMAS!

É o Senhor Todo Poderoso que nos perdoa e salva. Ele é Aquele que aplana nosso caminho e nos faz andar pela vereda da paz. Ele apaga nossas transgressões; sim, Ele nos perdoa e nos justifica. Ele é o Juiz de toda a Terra. O sangue de Jesus apaga a sentença que era contra nós (Colossenses 2:14). Perante Ele, o crucificado é justificado. Ele é o Deus que perdoa e é exatamente Ele que está dizendo: Não temas. Vamos à Ele para receber Seu perdão. Leia Isaías 43:25; 44:22. Ele perdoa, Ele justifica: Isaías 45:22,25.

Só um lembrete: foi exatamente nosso pecado que trouxe toda a desgraça e infelicidade, maldição e morte. Isaías 50:1. Mas no Cristo crucificado há solução e esperança viva.

Vamos para o capítulo 54 de Isaías. Lembre-se que o Seu sacrifício na cruz mudou todo o panorama da nossa vida. Neste capítulo, o profeta faz um retrato de como éramos antes da nossa salvação: vivíamos debaixo da vergonha, humilhação, opróbrio da viuvez. Estávamos desamparados, abatidos, aflitos, atormentados, desconsolados e éramos repudiados. Que triste retrato! Longe de Deus, sem conhecer a cruz de Cristo, todo ser humano leva este retrato de vida. Até mesmo crianças e jovens hoje são tristes, atribulados, abandonados e desprezados. Sofrem vergonha e humilhação dentro e fora de casa. Muitos estão totalmente desamparados, aflitos, atormentados, desconsolados e abatidos. Mas o Evangelho pode mudar este panorama todo. Ele mudou a minha vida, sei que o evangelho funciona, a cruz funcionou para mim! O Senhor Jesus está dizendo mais uma vez hoje: NÃO TEMAS! Isaías 54:3,5,6,9,10,14. Ele diz também o PORQUE de não precisarmos temer mais. Não deixe de ler estes versos.

Ele faz tudo isto porque, não obstante nossos pecados, é muito misericordioso. Ele está pronto para nos perdoar, Ele é rico em perdoar (Isaías 55:7). Ele é misericordioso: Isaías 54:7,8,10. Não importa qual foi o seu pecado; venha à Ele para ser perdoado. Não viva mais debaixo da vergonha e do medo. Ele está dizendo: NÃO TEMAS! Isaías 54:4. Ele é o Senhor Soberano, a Autoridade Máxima, Ele pode, Ele faz, confie Nele e não viva mais debaixo de temores. Neste mesmo capítulo de Isaías, vemos um outro retrato; agora, de uma pessoa perdoada, aliançada com o Todo Poderoso, uma aliança de paz perpétua que não será jamais removida. Não mais inimigo de Deus, agora aliado e amigo. Lado a lado, em paz e segurança. Uma pessoa estabelecida em justiça diante dos olhos de Deus (Isaías 54:14). Uma pessoa sem temor e sem espanto, uma pessoa segura. Os inimigos não prevalecerão contra ela (v.17). É outra figura, é outro semblante, é outra vida. Houve uma transformação radical, mudança total. É isso que a cruz de Cristo faz ao pecador atormentado.

Venha para Jesus e receba a aliança perpétua da misericórdia de Deus. Ele, o Soberano Senhor te convida: Isaías 55:1,3. Nele, com Ele, por Ele, você poderá sair com alegria e paz (Isaías 55:12). Fui… agora tenho gozo completo, alegria perpétua. Nele, não há o que temer. Porque Ele disse, porque Ele fez e porque Ele é, não há mais o que temer.

NELE, “NÃO TEMAS” É PURA REALIDADE!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Agosto de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s