SETE RAZÕES – Parte I – HEBREUS 09:01-14

biblia-Sete razões porque o cristianismo é melhor do que o judaísmo. Nestes capítulos, o apóstolo, como um bom advogado, coloca de modo claro e explícito, sete razões que comprovam que o cristianismo é melhor do que o judaísmo.

A primeira razão é o fato do cristianismo possuir o melhor Sumo Sacerdote. Ninguém se compara à Ele. Enquanto os sumos sacerdotes do judaísmo era homens pecadores que precisavam sacrificar por si mesmos, Jesus Cristo é Santo.

Hebreus 7:26-27 – “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu”.

Nosso Sumo Sacerdote é Perfeito, é Eterno, é Superior em tudo. Poucos pensam na importância de ter Jesus Cristo à direita do Todo Poderoso, como o grande Sumo Sacerdote que intercede por nós. A religião conta com os sacerdotes humanos; mas o cristianismo conta com Aquele que tem toda a autoridade (Mateus 28:18). Jesus Cristo é o Senhor de tudo e de todos (Atos 2:36 e 10:36). O cristão está seguro porque tem Jesus Cristo como o seu grande Sumo Sacerdote. Isto faz toda a diferença em nosso viver. Certamente o cristão não estaria de pé se não fora pelo Senhor. Aqueles que ainda não tem Jesus Cristo e se apoia em homens ou denominações estão fadados ao fracasso total. Feliz daquele que tem Jesus Cristo como o seu intercessor. De uma feita, Satanás reclamou querendo peneirar Pedro. Porém, o Senhor rogou por ele e, por esta razão, Pedro não foi pulverizado. A intercessão do Senhor é poderosa; faz toda a diferença.

Romanos 8:34 – “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”. Não há ninguém que possa trazer tamanha segurança como o nosso grande Sumo Sacerdote. Por esta razão, o apóstolo podia testemunhar dizendo que, Nele, somos mais que vencedores (Romanos 8:37).

Cristianismo é melhor do que o judaísmo e qualquer outra religião. A religião é o esforço do homem para tentar alcançar aquilo que não se pode alcançar sem a obra da cruz. Cristianismo é Jesus Cristo, o crucificado que já fez tudo por nós na cruz. Nossa segurança, esperança e vitória é a própria Pessoa do Senhor Jesus Cristo, nosso Grande Sumo Sacerdote. Por isso, precisamos atentar para Ele. Hebreus 3:1 – “Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”. O cristão não atenta para as formas e aparências terrenas, para as sombras e figuras; atenta apenas para o Senhor Jesus.

A primeira grande e suficiente razão de que o cristianismo é melhor do que o judaísmo é o fato de que Jesus Cristo é o melhor Sumo Sacerdote que existe.

Lembra de quando o Brasil perdeu de 7 a 1 da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil? Que lavada! Que show de bola! Foi uma vitória esmagadora dos alemães sobre os brasileiros. Ali, naquele campo, os jogadores da Alemanha fizeram um país inteiro se calar. Eles tiveram uma vitória incontestável, esmagadora, convincente e histórica. Pois bem, isto é só um pequeno exemplo do que o cristianismo faz com o judaísmo. Depois do primeiro gol, gol de placa, golaço, o escritor de Hebreus parte para o segundo gol, simplesmente show de bola.

A segunda razão é que o cristianismo possui o maior e mais perfeito Tabernáculo. Para começar, o Tabernáculo do cristianismo não foi construído com mãos de homens, como foi o do judaísmo. Também, o Tabernáculo do cristianismo não fica aqui na Terra, fica no céu.

Hebreus 9:11 – “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação”. O Tabernáculo do cristianismo é o maior e mais perfeito Tabernáculo já construído porque é o próprio Deus.

Hebreus 9:24 – “Porque Cristo não entrou em um santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus”.

Em uma viagem recente ao Japão, visitamos diversos templos budistas. Um deles fica em Kioto, o Kinkakuji, isto é, o templo de ouro. Belos templos; porém, inexiste vida, pois o fundador está morto. O santuário onde nosso Sumo Sacerdote tem ruas de ouro e, certamente, é superior e mais perfeito do que qualquer um dos templos feitos por homens.

Naquela época quando foi escrito o Livro de Hebreus, os sacerdotes ministravam no templo que ficava em Jerusalém. Templo este que, cerca de 60 anos depois seria destruído pelos romanos. Templos humanos acabam, mas o templo do Senhor é eterno. Enquanto os sacerdotes sacrificavam diariamente em favor dos pecadores; Cristo, ofereceu uma só vez e para sempre aniquilo o pecado.

Cristianismo é melhor porque tem O Santuário, não apenas mais um santuário. É O Santuário, O Perfeito, O Santo, O Eterno. É o próprio Deus. Apocalipse 21:22 – “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro”. Habitaremos com Deus e no próprio Deus eternamente. Hebreus é Deus nos chamando para Ele. O cristão almeja o céu porque o céu é o próprio Deus. Tudo que o cristão deseja é o próprio Deus, mais nada.

Até aqui já temos duas grandes e poderosas razões que comprovam que o cristianismo é melhor do que o judaísmo. A primeira é porque temos Jesus Cristo como o nosso Grande Sumo Sacerdote. “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”. A segunda grande razão está no fato de que o Tabernáculo do cristão é superior e perfeito. O tabernáculo do judaísmo foi apenas uma sombra, uma figura, um pequeno exemplo do que é o do cristianismo. O Tabernáculo do cristão é Real, Verdadeiro e Eterno.

Apenas com estas duas razões podemos concluir que não vale a pena apostatar da fé em Jesus Cristo. Este mundo não pode nos oferecer nada melhor. É pura loucura e insanidade deixar o cristianismo para voltar à religião de homens.

Precisamos, como os irmãos do passado, aspirar, desejar intensamente o Tabernáculo celestial. Hebreus 11:16 – “Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade”.

Irmãos, pensemos e busquemos até o fim o no céu, isto é, o próprio Senhor Jesus Cristo. Ele é melhor, é superior, é perfeito e eterno. Vamos nessa, apesar de estar 2 x 0 até agora, certamente acabará em goleada!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –    Cristo vive em nós

Maringá, 04 de Novembro de 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s