SETE RAZÕES – Parte II – HEBREUS 09:01-14

biblia_ler2É incrível como Hebreus é didático, claro e convincente. Apenas as duas primeiras razões já seriam suficientes para convencer qualquer um que estava para apostatar da fé em Cristo Jesus. Hebreus também é espetacularmente Cristocêntrico. Cristo é exaltado do começo ao fim. Não encontramos nada além de Cristo como prova de confiança e eficácia. Cristo é sempre a solução, sempre a melhor escolha. Tudo desemboca em Cristo; Ele é o centro, a razão, o começo e o fim de tudo. Hebreus traz apenas uma resposta: JESUS CRISTO! Para toda e qualquer dúvida, Cristo é a única CERTEZA! Tudo que o apóstolo tem para a igreja se chama CRISTO. Cristo preenche todos os requisitos; Cristo satisfaz todas as exigências. CRISTO É PERFEITO para o que a igreja necessita. Todas as necessidades da igreja são supridas em Cristo.

Alguns versos da Bíblia retratam o coração do apóstolo ao escrever aos hebreus do primeiro século. Por exemplo: Filipenses 4:19 – “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades”. Seria perfeitamente cabível citar Colossenses 1:13-20. Se o apóstolo pudesse gritar, talvez o que ecoaria de sua boca seria: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). Diria mais: “Estar com Cristo é incomparavelmente melhor” (Filipenses 1:23 fine). Fico imaginando o rosto do apóstolo quando, inspirado pelo Espírito Santo escreveu Hebreus 1:3 – “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”. Que satisfação falar de Cristo. Certamente seu rosto transparecia uma alegria indizível.

Apesar de já ter dado argumentos convincentes, a impressão é que o escritor quer, com todo o entusiasmo, continuar a demonstrar a superioridade e a excelência de Cristo. Cristo é tão rico, tão abundante, tão insondável, tão inesgotável. Já tem nove capítulos cheios de entusiasmo, convicção e alegria sobre Cristo. E continua; portanto, nós também embarcamos com ele.

Vimos no último estudo que a primeira razão do cristianismo ser melhor do que o judaísmo é que possuímos o melhor SUMO SACERDOTE. Ele sim é o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da nossa confissão (Hebreus 3:1). Ele é Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 5:6). O sacerdócio levítico teve fim, os sacerdotes do judaísmo morrem; porém, Cristo continua para sempre (Hebreus 7:23-24). Ele é perfeito para sempre (Hebreus 7:28 fine). JESUS CRISTO É O MAIS EXECELENTE SUMO SACERDOTE.

A segunda razão do cristianismo ser melhor do que o judaísmo é o fato que possuímos o maior e o mais perfeito tabernáculo (Hebreus 9:11). Este tabernáculo é maior e mais perfeito porque não foi construído pelos homens como os tabernáculos judaicos. Deus é o próprio Tabernáculo (Apocalipse 21:22).

A terceira razão porque o cristianismo é melhor está no fato que o sacrifício oferecido é o melhor sacrifício. Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, é o melhor sacrifício que já houve. Nenhum daqueles animais oferecidos no judaísmo se compara à Cristo. Seu sangue é precioso. I Pedro 1:18-19 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. JESUS CRISTO FOI O SACRIFÍCIO PERFEITO! O apóstolo diz em Hebreus 9:12-14 – “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”.

Ainda bem que foi o sangue de Cristo; pois o sangue de touros e de bodes não pode remover pecados. Hebreus 10:4 – “porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova pecados”.

Jesus Cristo, o Cordeiro sem defeito e sem mácula, o Cordeiro Perfeito, ofereceu Seu precioso sangue para remir os pecadores. Ele, como o Grande Sumo Sacerdote, entrou no Tabernáculo levando Seu próprio sangue até o propiciatório. Lá aspergiu o seu sangue e fez a expiação por nós. Seu sacrifício foi tão perfeito que obteve eterna redenção. Que Sacrifício maravilhoso, perfeito! Pelo Seu sangue houve a remissão dos pecados de cada um de nós (Hebreus 9:22).

Por esta razão, o apóstolo escreve em Efésios 1:7 – “no qual (em Cristo) temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”. O sangue da cruz é algo tão valioso, de extrema importância. Isto estava tão fortemente gravado em seu coração que, ao escrever também à igreja de Colossos, o apóstolo repete esse ponto central do evangelho de Cristo. Colossenses 1:14 – “no qual (em Cristo) temos a redenção, a remissão dos pecados”.

O cristianismo é melhor porque o sacrifício foi perfeito; cancelou nossas dívidas por inteiro. Colossenses 2:14 – “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”. O sacrifício foi completo e perfeito; pois, pagou tudo. O próprio Senhor disse na cruz: ESTÁ CONSUMADO! ESTÁ PAGO! (tetelestai). Nenhum sacrifício do judaísmo pode se comparar ao sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.

I Pedro 3:18 – “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito”.

A quarta razão que o cristianismo é melhor é porque o método de Cristo é melhor. Enquanto os sacerdotes viviam oferecendo sacrifícios pelos pecados do povo; dia após dia, ano após ano, Jesus se ofereceu uma só vez. Ele entrou uma só vez no Tabernáculo e lá permanece até hoje. Hebreus 9:24-25 – “Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio”. No verso seguinte diz que “ele se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”.

A quinta razão que o cristianismo é melhor do que o judaísmo está no fato de que a bênção é melhor. O que os sacerdotes do velho testamento recebiam era apenas a purificação cerimonial, que faziam ano após ano. Toda aquela representação judaica não podia nem mesmo aliviar a consciência do pecador. Era um ritual tradicional que tentava aliviar a dor do pecado; mas era totalmente ineficaz. Mas, quando Cristo se ofereceu na cruz por nós, trouxe benefícios eternos. Essa bênção é denominada aqui em Hebreus de “eterna redenção” (Hebreus 9:12 fine). Que bênção maravilhosa Cristo trouxe através de seu sacrifício na cruz. Vamos desfrutar da salvação eterna; não seremos condenados. Estaremos no céu com o Pai para sempre. A obra da cruz traz a bênção de nos fazer cidadãos celestiais. A cruz resultou em redenção eterna para nós. Quando, no judaísmo, isto aconteceu? Nunca! Sem dúvida, o cristianismo é melhor do que o judaísmo ou qualquer outra religião do mundo. A cruz possibilitou nossa entrada no céu e nossa volta ao Pai. Como o pai do filho pródigo o recebeu com alegria, beijos e abraços, assim também, o Pai celestial nos receberá, aleluia!

Obrigado Senhor, pela bênção que resulta da Tua cruz.

Queremos permanecer em Cristo até o fim, pois Ele é o melhor.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 11 de novembro de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s