LAMENTAÇÕES

acasoO Livro de Lamentações de Jeremias é tão atual e vivo. A mensagem de Deus é para hoje. Décadas atrás, chegou ao Brasil, um evangelho adulterado onde Deus torna-se servo dos homens. Paz e amor! Deus é bom, é Pai, é bonachão. Deus não castiga, é sempre de boa. Um evangelho antropocêntrico que sempre visa o bem do homem e não a glória de Deus. Esse falso evangelho é atraente, prazeroso e pop. As igrejas se encheram, falsos profetas ficaram ricos e o povo está vivendo em constantes lamentações hoje.

Lamentações de Jeremias não retrata esse Deus tão alienado, distante, velho e que deixa seus filhos fazerem o que quer. Lamentações de Jeremias revela Deus como o reto Juiz; Aquele que faz justiça de modo firme. O Deus que cumpre Sua Palavra e faz o que Lhe aprouver fazer. Lamentações de Jeremias 3:38 – “Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?”.

Ele suportou por décadas o pecado do povo, dos reis, dos sacerdotes. Enviou então os profetas para adverti-los. Suas Palavras eram claras quanto ao juízo vindouro; porém, o povo desprezou-as. Não deram ouvidos às Suas advertências quanto ao castigo que poderia sobrevir como consequência do pecado. O povo continuou com o coração duro, tornou-se um povo de fronte obstinado e de dura cerviz. Os reis continuaram nos caminhos de Jeroboão, que fez Israel pecar com as imundas idolatrias. Rei após rei pecaram descaradamente contra o Santo de Israel. Cometeram abominações; ofereciam adoração à Rainha dos céus. Apenas uma observação aqui para que tudo fique claro. Não existe rainha do céu ou no céu. Existe apenas O Rei Jesus. Os católicos fazem menção de Maria; porém, Deus e as Escrituras jamais a nomeou rainha do céu.

Jeremias 7:18 – “Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira”. Quem é essa “Rainha dos Céus”? Este título refere-se à Ishtar, uma deusa assíria e babilônica, também chamada de Astarote. Eles criam que ela era a esposa de Baal, um falso deus dos canaanitas, também conhecido como Moloque. As mulheres judias desejavam ter filhos como sinal de bênção divina. Então, recorriam à Astarote, pois era conhecida como a deusa da fertilidade entre os povos pagãos da época. Tudo era idolatria descarada, afronta ao Deus vivo e verdadeiro. No capítulo 44 de Jeremias, Deus dá a sentença porque o povo havia servido à Rainha dos Céus. Deixaram de ouvir a voz do Senhor e prosseguiram no pecado e nas abominações. O povo até oferecia seus filhos à Moloque, grande abominação diante de Deus.

Jeremias 44:23 – “Pois queimastes incenso e pecastes contra o Senhor, não obedecestes à voz do Senhor e na sua lei e nos seus testemunhos não andastes; por isso, vos sobreveio este mal, como hoje se vê”.

Deus usa os assírios para disciplinar o povo de Israel. Os assírios eram violentos, beligerantes, implacáveis. Invadiram Jerusalém e destruíram violentamente a cidade e o povo. Esta foi uma das mais tristes páginas da história de Israel. Foram cercado por meses; a fome consumiu a muitos. Loucura e mais loucura foram praticadas durante estes dias. As mães cozinharam seus próprios filhos para morrerem de fome (Lamentações 4:10). Coisas horrendas aconteceram. Os príncipes que viviam no luxo e tinham iguarias, passaram tanta fome que ninguém mais os distinguia como príncipes. Secaram como a madeira. Estavam somente com a pele e o osso; totalmente desfigurados devido a intensa fome (Lamentações 4:7-9). A fome pode ser um dos juízos de Deus sobre os idólatras.

Deus deu vazão à Sua ira contra Israel, pois este havia pecado por séculos contra Deus. Prevaricaram contra Deus. Muitos foram mortos e massacrados. Jeremias, o profeta presenciou toda esta calamidade. Lamentações de Jeremias 3:1 – “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus”. Lamentações de Jeremias é um Livro de advertência a nós hoje. Muitos crentes vivem como o povo de Israel antes dessa severa disciplina. Se não se arrependerem e se converterem ao Senhor, certamente virá a calamidade como aconteceu com Israel. Veja um pouco desta calamidade. Lamentações de Jeremias 2:11 – “Com lágrimas se consumiram os meus olhos, turbada está a minha alma, e o meu coração se derramou de angústia por causa da calamidade da filha do meu povo; pois desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade”. A calamidade vem acompanhada de lamentações.

Algumas lições sobre essa triste história de Israel. Primeiro, Deus vê os pecados e alerta quanto ao juízo vindouro. Precisamos levar a sério a Palavra de Deus quanto à idolatria. Creio que nunca, em toda a história do homem, esteja havendo tanta idolatria como em nossos dias. A idolatria é um gravíssimo pecado contra Deus. Precisamos nos arrepender do pecado da idolatria e nos voltar arrependidos à Deus. Jesus Cristo precisa ser o nosso centro, nosso único Amor. Adoremos somente ao Senhor Deus.

Em segundo lugar, vemos que Deus não é aquele bonachão que o falso evangelho ensinou. Ele é Justo Juiz, o Juiz de toda a Terra. Ele também se ira. Devemos teme-Lo de verdade. O Livro de Lamentações revela claramente a ira de Deus. Lamentações 2:1 – “Como o Senhor cobriu de nuvens, na sua ira, filha de Sião! Precipitou do céu à terra a glória de Israel e não se lembrou do estrado de seus pés, no dia da sua ira”. Leia 2:3,4,6,21,22; 3:1,43; 4:11. Não podemos esquecer que Deus se ira; portanto, não O provoquemos com a prática do pecado. Lembremos que somente pela cruz somos libertos do poder do pecado e da prática do pecado. A cruz é fundamental para que não vivamos debaixo da ira de Deus.

O pecado traz calamidade, fome, destruição, tristeza, cativeiro e muitas lamentações. O pecado é a causa da destruição de uma pessoa, uma família e até de uma nação, como no caso de Israel. A impressão que se dá é que o Brasil está indo pelo mesmo caminho de destruição devido à prática de pecados e a falta de temor a Deus. Lamentações de Jeremias 1:5 – “Os seus adversários triunfam, os seus inimigos prosperam; porque o Senhor a afligiu, por causa da multidão das suas prevaricações; os seus filhinhos tiveram de ir para o exílio, na frente do adversário”. Lamentações 4:13 diz que foi por causa dos pecados dos profetas e da maldade dos sacerdotes que houve toda aquela matança em Jerusalém. No capítulo 5:7 fala que os pais pecaram e já haviam morrido; porém, os filhos é que levaram as iniquidades dos pais. Pois Deus visita a iniquidade dos pais até a terceira e quarta geração. Lamentações de Jeremias 5:16-17 – “Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos! Por isso, caiu doente o nosso coração; por isso, se escurecem os nossos olhos”.

Muitas pessoas chegam à terceira idade cheias de amarguras, dores, tristezas, misérias e maldições e nem sequer imaginam que Deus se ira e traz juízo. Os pecados da mocidade trarão o juízo de Deus, sem dúvida. A vida pecaminosa é prenúncio de lamentações futuras, calamidades e destruição. Muitos crentes estão brincando com o pecado e, certamente irão se arrepender até o último fio de cabelo. Israel é um exemplo para a igreja hoje. Deus não é cego e nem está desligado. Ele jamais fica em “stand by”. Não brinque com o pecado.

Vamos ver apenas algumas palavras que expressam o que o pecado pode trazer. Lamentações 1 diz que Jerusalém jaz solitária, ficou sujeita a trabalhos forçados, chora e chora de noite. Judá foi levado ao exílio, está afligido e em grande servidão, não acha descanso. São apanhados na sua angústia. As virgens estão tristes e amarguradas. O povo sofre escárnio e está cheio de aflição, anda gemendo à procura de pão. Tornou-se tão desprezível, cheio de dores e aflições. Está assolada e enferma, sem forças, em muita dor. Está em meio a gemidos e lhe desfalece a alma. As filhas de Judá estão em pranto e lamentação (2:5). Está sendo consumido e lágrimas não cessam por causa de toda a calamidade que lhes sobreveio. Sofrem afrontas, vivem em temor e ruína. A fome é gravíssima. Lamentações 4:4 – “A língua da criança que mama fica apegada, pela sede, ao céu da boca; os meninos pedem pão, e ninguém há que lho dê”. É chocante ver o verso 10 – “As mãos das mulheres outrora compassivas cozeram seus próprios filhos; estes lhes serviram de alimento na destruição da filha do meu povo”. Fome: 2:19; 4:4,9,10; 5:6,9,10.

O pecado trouxe toda esta desgraça, calamidade e lamentações. Lamentações de Jeremias 5:15 – “Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança”.

Aqueles que se afastam do Senhor e escolhem o pecado e o mundo, não imaginam que o futuro será desesperador, a calamidade os alcançará e a vida será cheia de lamentações. Ouça a voz do Senhor, tema-O. Converta-se à Ele de todo o coração e clame por Sua misericórdia. Viva o Cristo crucificado para que deixe o pecado e passe a viver para o inteiro agrado de Deus na Pessoa de Jesus Cristo.

O Livro de Lamentações também revela o sofrimento dos jovens que levaram a iniquidade de seus pais. Foram feitos escravos, sofreram fome. As virgens e as mulheres foram forçadas, violentadas sexualmente. Os jovens se encurvam debaixo de tanto peso do trabalho. Já não são alegres, não cantam mais (Lamentações 1:5,15,16,18,20; 2:10,19-21; 3:51; 5:3,13,14). Muitas filhas são feitas escravas sexuais em nossos dias e os pais não estão sabendo que isso é juízo sobre o pecado do passado. Muitas meninas namoram cedo e já se tornam escravas sexuais de homens perversos. A maldição continua e esta mensagem é um grito para que a igreja se arrependa e volte para Deus. Deus traz juízo sobre os pecados da mocidade. II Coríntios 12:21 – “Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram”. Não podemos dar nossos jovens ao Diabo. Eles não podem continuar debaixo da sentença de maldição e morte.

Jovem, um dia você será pai. Você está pecado contra Deus hoje? Está trazendo maldição sobre seus filhos? Muitos pais hoje sofrem ao ver seus filhos na prostituição, no pecado. Mas quando eram jovens, jamais haviam imaginado essa desgraça em sua própria família. Você, solteiro, tema a Deus e continue puro e virgem até o casamento para não trazer maldição sobre seus filhos. É muito triste ver os jovens se perdendo hoje; muitos colhendo e sofrendo a maldição proveniente do pecado de seus pais. Jovem: Lembre-se de Lamentações de Jeremias 3:27 – “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade”. Aguenta aí! Fica firme no seu propósito de ser santo diante do Senhor. Ainda que todos zombem de você, fique firme em Cristo Jesus. Mais tarde, quando já casado e com filhos abençoados, você verá que valeu a pena guardar-se puro para o casamento.

Uma das mais consoladoras expressões bíblicas está escrita neste Livro. Em meio à tragédia, calamidade e lamentações neste Livro, encontramos em 3:22-23 – “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”.

Há esperança para todos; isto porque Deus é bom, fiel e misericordioso. Ele é compassivo; sim, cheio de compaixão. Lamentações de Jeremias 3:31-32 – “O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias”.

Ele pode mudar a sorte dos pecadores, amaldiçoados e desolados. Ele é a nossa esperança e salvação. Jeremias 3:24-26 – “A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio”.

SOMENTE POR ELE E NELE NÃO PASSAREMOS POR LAMENTAÇÕES. NA CRUZ, ELE JÁ PAGOU PELOS NOSSOS PECADOS. A CRUZ É NOSSA ESPERANÇA E CERTEZA.

 

A CRUZ LEVOU NOSSAS LAMENTAÇÕES!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 22 de novembro de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s