PADECER PELA GRAÇA

PADECER PELA GRAÇAFilipenses 1:29 – “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele”.

Que palavras estupendas! Um tanto quanto incompreensíveis para aqueles que não conhecem o poderoso e amoroso Deus. Muitos homens como o apóstolo, experimentaram um cristianismo mais profundo, mais enigmático, mais satisfatório. Aqueles que simplesmente querem viver como meros crentes, não imaginam a riqueza do evangelho de Cristo. Deus quer nos levar a uma maior profundidade no conhecimento do Seu Filho. Cristo padeceu por nós; sim, isto sabemos e somos gratos. Porém, padecer por Cristo? Parece que isto foge um pouco do programa da igreja; por esta ninguém esperava. Esta é uma graça de Deus que muitos sequer imaginam que existe. Poucos querem esta graça. Mas é graça e se é graça, é muito bom. A igreja precisa experimentar e crescer na graça mais e mais (II Pedro 3:18). O apóstolo Paulo tinha como objetivo participar dos sofrimentos de Cristo. Filipenses 3:10 – “para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte”. Temos ouvido poucos sermões sobre o tema do sofrimento por Cristo. A igreja primitiva e muitos mártires experimentaram esta graça; padeceram pelo nome de Cristo. Perderam tudo, foram perseguidos, massacrados e mortos brutalmente. Isto tudo foi a graça de Deus para eles. Se fosse possível perguntar à eles se ficaram tristes, certamente ficaríamos espantados e perplexos com as respostas deles. Todos diriam com extrema alegria e gratidão que aquilo tudo foi uma tremenda graça de Deus.

E você? Deus está dando só um pouquinho de Sua graça e já está reclamando? Não está entendendo que é preciso crescer mais ainda na graça de Deus? Alguns até reclamam e dizem que depois que veio para esta igreja, as coisas pioraram. Isto é graça irmão!

Você está passando pelo vale estreito e seco? Dificuldades e tribulações? Tristezas, lutas, decepções e perseguições? Então, louve a Deus por esta graça. Saiba que estas coisas são as manifestações do amor e cuidado de Deus. As tribulações são os hábeis e doces dedos de Deus para te transformar à imagem de Jesus Cristo; as dificuldades são as mãos carinhosas do Amado para moldar o caráter de Cristo e o sofrimento são as manifestações de Sua fidelidade. Feliz o homem que está sendo provado por Deus. Deus o tem sob controle. A grande maioria está longe de Deus vivendo na prática de pecados. Estar nas garras da graça significa estar nas mãos do Deus que ama tanto e nos quer junto Dele.

Ah! Como Deus se alegra quando pode tomar em suas mãos um filho provado pelo fogo, purificado como a prata e o ouro. As dores e as lutas, as dificuldades e tristezas são provas do cuidado e amor de Deus. Todos quantos estão sendo provados devem esperar e se alegrar nesta graça maravilhosa.

Nada acontece por acaso! Deus é Soberano e comanda tudo e todos. Até mesmo satanás precisou da permissão divina para tocar em Jó. Nem um fio de cabelo cai sem que Ele saiba. Veja um resumo do sermão do monte em Lucas 6:20-23. São palavras do próprio Senhor. Ele diz que é “muito feliz”, é isto que significa “bem-aventurado”, quando passamos pela graça da tribulação e perseguição.

Agora olha as palavras medonhas de Lucas 6:24-26. Dá a impressão que os crentes querem estar mais deste lado do que daquele de cima. O Senhor jamais erraria em Suas palavras. Poucos tem experimentado as “bem-aventuranças” da vida cristã. O apóstolo Tiago foi morto ao fio da espada, os apóstolo Pedro e Paulo foram presos e mortos, Watchman Nee foi preso, Madame Guyon foi presa, perdeu família, prestígio e beleza. Todos estes, à vista do homem, foram pessoas que sofreram e perderam. Mas, eles, certamente diriam que tiveram apenas ganho; ganho de terem conhecido Jesus nas tribulações. A bem-aventurança não seria conhecer Jesus? Estar com Jesus? Viver para Jesus?

Se você está sendo provado e atribulado, isto prova a fidelidade de Deus e Sua Palavra. João 16:33 – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Se seu marido, patrão ou vizinho fala contra você, isso é fichinha! Não se abale com isso! A graça da tribulações é muito mais do que isso! Você é daqueles que sai de uma turbulência e cai em outra? O término de uma prova é simplesmente o começo da outra? Então fique sabendo que Deus é fiel. Ele cumpre Sua Palavra e está te conduzindo ao céu. Atos 14:22 – “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”. Se seu filho é a sua tribulação, isto é fichinha! Acho que você precisa ter mais dez filhos piores do que ele. Ainda não percebeu que Deus, além de fiel, ama tanto você? O Senhor Jesus amou o apóstolo Paulo? Claro que sim! E como o amou! Como sei disso? Baseado em Atos 9:16 – “pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome”. Estas, por incrível que pareça, são palavras de alguém que ama muito. De fato, o apóstolo sofreu muito. Por onde ia, era perseguido, apedrejado, ameaçado e tudo o mais que envolve a graça de Deus. Como estas tribulações contribuíram em sua vida? Ele passou a amar e a servir a Jesus com todo o amor e gratidão. Vemos o apóstolo muito feliz com a pessoa do seu Senhor. As tribulações nos impulsionam para Jesus e isto nos traz o conhecimento de Sua maravilhosa Pessoa. Quando O conhecemos, Ele se torna nossa alegria e esperança viva. Cristo é tão maravilhoso que até mesmo as tribulações são motivos de alegria Nele.

As suas provações são ardentes, intensas e impetuosas? Parece que o raio cai só em sua cabeça várias vezes ao dia? Só você dá com o dedão em uma pedra? O armário da cozinha fica batendo em sua cabeça todos os dias? Parece que só você não tem dinheiro para pagar as contas? Só o seu carro bate e estraga? Só os seus filhos ficam doentes e brigam o tempo todo? Só o seu marido vive desempregado? Ótimo! Deus cumpre sua palavra com fidelidade. Ele não se esquece de fazer cumprir sua palavra na vida dos seus amados. Se isto tudo é um pequeno retrato de sua vida atribulado, louve a Deus de todo o coração. Ele está te provando, te transformando, te purificando. Deus está te fazendo um vaso de bênção, de honra, útil em suas mãos. Tudo isto te fará um cristão que glorifica o nome de Deus. Malaquias 3:2-3 – “Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas”.

Precisamos entender que as tribulações são o fogo de Deus para nos provar e purificar. Deus intenta fazer de nós como a prata e o ouro. Você está no meio do fogo cruzado? Tudo está difícil? Está abatido? É o fogo do Senhor que precisa derreter o seu ego e tratar seu caráter. Deus sabe trabalhar com os seus. Se Ele está trabalhando… aguente! Ele é o Ourives Perfeito! Ele quer ver Sua própria imagem em você. O fogo vai esquentar em sua vida até que Ele possa ver Jesus em você. Isto é maravilhoso! Isto é salvação! Isto é ir para o céu!

Cada provação, cada tribulação, cada marretada tem a mão amorosa de Deus para te transformar à imagem de Seu Filho. As tribulações são as bênçãos que você e eu tanto precisamos. Então, anime-se! Alegre-se nas tribulações!

Não existe acasos no projeto de Deus. Nada, absolutamente nada, foge ao controle Dele. Ele é perfeito em tudo. Se você nasceu pobre, se é careca, se está enferma; tudo tem um propósito para você. Deus faz tudo perfeito e planeja tudo, de modo que nenhum dos seus planos pode ser frustrado. Os amigos de Jó não entenderam que era plano de Deus afligir Jó para purifica-lo da arrogância, justiça própria e autossuficiência. Deus precisava trabalhar em Jó, mesmo que parecesse bom aos olhos dos outros. Os amigos não entenderam; mas Jó sim. Jó 42:2 – “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Muitos discípulos ficaram tristes com a crucificação do Senhor. Mas tudo aquilo não foi feito pelos homens. Deus preparou tudo, nos mínimos detalhes. O império romano, Pôncio Pilatos, os judeus, e tudo o mais foi plano de Deus. Atos 2:23 – “sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos”.

Deus é tão sábio e poderoso que faz com que as tribulações cooperem para o seu bem. Ele faz tudo; não se preocupe! Apenas confie Nele, apenas continue amando-O sobre tudo e sobre todos. Romanos 8:28-30 – “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”. Sendo assim, atentemos quando Ele diz: NÃO TEMAS! João 13:1 diz que Jesus os amou até o fim. Ele nos amará até o fim, certamente! Não seremos arrebatados de Suas mãos; jamais pereceremos (João 10:28). Esta é a convicção que tenho para com a igreja Dele.

Amados irmãos, confiemos e descansemos Nele. Alegre-se nas tribulações e bola para frente, olhando firmemente para Jesus, o Senhor. Tenha bom ânimo; você foi escolhido para ser parecido com Jesus. Poderia haver algo melhor? Em breve veremos que, parecer com Jesus Cristo, é ser cidadão celestial.

PADECER PELA GRAÇA É REALMENTE UMA GRAÇA.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Janeiro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s