HEBREUS 10 – PARTE III

A EFICÁCIA DO SANGUE

Leia Hebreus 10:11-18

HEBREUS 10 - ESTUDO 3O escritor de Hebreus enfatiza através da repetição que o judaísmo ou a religião não tem eficácia. Uma das provas que a religião não funciona é que os sacerdotes precisam trabalhar vez após vez. A falta de eficácia faz com que os sacerdotes sacrifiquem continuamente. Veja o verso 1 e o 11. Aparecem as expressões: “ano após ano” e; “dia após dia”. A religião vicia, vira uma tradição, é sem vida e sem eficácia. A religião é o homem tentando, dia após dia, ser purificado diante de Deus. A religião visa buscar aliviar a consciência manchada pelo pecado. Mas, porque não consegue, continuam tentando dia após dia, ano após ano, sem sucesso. Admiramos os religiosos pela persistência; porém, entristecemos pelo erro e cegueira em que vivem. Falta-lhes o conhecimento do sangue da cruz.

A religião não pode remover os pecados. Hebreus 10:4 – “porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova pecados”. Só o sangue de Jesus é poderoso para nos salvar dos pecados. Nada mais, apenas o sangue de Cristo. I João 1:7 – “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Tão somente o sangue de Jesus. Nada mais pode nos limpar, perdoar e salvar do pecado. Tudo que o pecador precisa para ser perdoado está no sangue de Jesus. Negligenciar o sangue da cruz é negligenciar a única salvação dos pecados. A igreja que não prega e ensina a respeito do sangue da cruz, jamais será salva do pecado. Não encontramos em todo o Universo qualquer substitutivo para o sangue de Jesus. Efésios 1:7 – “no qual (em Cristo) temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados”.

Religião é o homem tentando se purificar sem o sangue da cruz. Boas obras, bom comportamento, esmolas, jejuns, cultos. Nada disso pode nos purificar dos nossos pecados; apenas o sangue de Cristo. A paz com Deus é o fruto da eficácia do sangue da cruz. Colossenses 1:20 – “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”.

O sangue da cruz é tão eficiente que, além de nos salvar e perdoar os pecados, também nos traz paz e reconciliação com Deus. Este precioso sangue nos justifica diante de Deus. Romanos 5:9 – “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”. Este sangue é a imensa graça de Deus para conosco. Seu amado Filho precisou morrer para Deus poder derramar a graça salvadora sobre nós. A morte de Cristo na cruz do Calvário é a chave da nossa salvação. Aquele que despreza a cruz despreza a salvação de Deus. Sem o sangue da cruz não tem salvação para ninguém. A cruz é a tremenda graça de Deus. Romanos 3:24 – “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”.

Nenhuma religião funciona! Nem o budismo, nem o islamismo, nem o catolicismo e nem mesmo a evangélica. Apenas o sangue da cruz funciona. É isso que o escritor de Hebreus não cansa de repetir.

Hebreus 10:11 – “Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados”. Que expressão categórica: “que nunca jamais podem remover pecados”. Que convicção!

Como pastor fico a imaginar, se eu fosse um sacerdote de uma religião qualquer; tipo católica, budista ou islã. Teria que vestir constantemente aquelas vestes típicas, neste calor do Brasil e fingir-se bem quando nem mesmo o próprio pecado foi perdoado. Dia após dia, ano após ano, sempre repetindo os mesmos rituais e sacrifícios, sem contudo, nada obter em relação à purificação dos pecados. Hoje, conhecendo o sangue da cruz, certamente eu não suportaria ser um sacerdote da religião. Digo como um pastor regenerado: como é gostoso ter a libertação e a purificação dos pecados através da cruz e do sangue de Jesus. Posso ministrar as verdades de Deus com consciência pura e plena paz. Não preciso mentir, enganar ou ser hipócrita.

Como é maravilhoso pregar a cruz de Cristo onde nossos pecados foram pagos e o nosso velho homem foi crucificado com Ele. É tão bom experimentar e viver debaixo do sangue que me justifica e me purifica de todo o pecado. Como é bom não precisar ser um religioso carregando um pesado fardo da culpa do pecado. Como sacerdote, não preciso mais ficar trabalhando para tentar purificar os pecados dos membros da igreja. Cristo já fez tudo na cruz; por isso Ele disse: Está consumado! Seu sacrifício foi de uma vez para sempre eficaz.

Hebreus 10:12 – “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,”.

Hebreus 10:14 – “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.

Aprendemos com o Livro de Hebreus sobre a importância da cruz de Cristo. Sua eficácia e sua validade eterna. A obra de Cristo na cruz foi completa. Não precisamos de mais nada além do sangue da cruz para sermos perdoados e purificados em nossa consciência.

Nos versos 12 e 13 vemos o triunfo de Cristo. Ele assentou-se à destra de Deus; lugar de maior honra e autoridade. Ele não tem mais batalhas como aquela do Getsêmani, não tem mais tentações como aquela sofrida no deserto no início de seu ministério terreno. Não terá outra cruz e nem outro túmulo emprestado. Tudo terminou naquela cruz. Agora, Ele aguarda em triunfo. Hebreus 10:13 – “aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés”.

Toda salvação foi realizada na cruz e não há mais nada a acrescentar. Bem diferente dos sacerdotes do velho testamento onde não poderiam parar de trabalhar. O sangue da cruz trouxe a remissão dos pecados; por isso, não é preciso mais oferta pelo pecado. Hebreus 10:18 – “Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado”. Aleluia! Bendita cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo seu sangue posso gritar: estou livre do pecado!

O pecador que recebeu a revelação de sua inclusão na morte e ressurreição com Cristo é uma pessoa verdadeiramente feliz e segura. Não teme a ira e a condenação do inferno. Aguarda com alegria a salvação eterna. O precioso sangue não só nos salvou como também nos comprou para Deus.

I Pedro 1:18-19 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. Porque houve uma cruz, houve o derramamento do precioso sangue que nos redime do pecado. Hebreus 9:22 fine – “sem derramamento de sangue, não há remissão”. Porque houve uma cruz, houve o sangue de Cristo e porque há o sangue, podemos ser conduzidos à Deus. I Pedro 3:18 – “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificados no espírito”. O crucificado é aquele que está sendo conduzido para Deus. O próprio Senhor Jesus nos conduz ao Pai. Hebreus 2:10 – “Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles”.

Porque houve uma cruz, houve um sangue e porque houve um sangue, não só somos conduzidos à Deus, como também, entraremos em Sua presença. Hebreus 10:19-21 – “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.

Isto posto, não resta dúvidas que a obra da cruz foi e continua sendo totalmente eficaz. Só nos resta, em adoração, render-nos à Deus em completa submissão e gratidão por tudo que Cristo fez por nós na cruz. O sangue de Cristo é maravilhoso, precioso, eficaz e insubstituível. Podemos proclamar em alto e bom som que:

 

O SANGUE DE CRISTO É EFICAZ!

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Janeiro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s