HEBREUS 10 – PARTE IV

A NOVA ALIANÇA

Leia Hebreus 8:8-13; 10:16-18

Deus fez uma nova aliança conosco através do sangue da cruz. O precioso sHEBREUS 10 - ESTUDO 4angue é essencial para que Deus possa nos salvar; tal como aquele sangue aspergido nas ombreiras das portas das casas dos israelitas no Egito. Todo sumo sacerdote precisava levar consigo, sangue, para poder entrar no Santo dos Santos. Deus, ainda hoje, requer o sangue de Cristo. Sem o sangue da cruz não temos como entrar na presença de Deus. Hebreus 9:7 – “mas, no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo,”. Deus sempre exigiu o sangue, pois Ele é santo e só o sangue pode remir o pecador. “Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados” (Hebreus 9:22 fine). Não tem outro meio para o pecador entrar na presença santa do Deus Todo Poderoso. O próprio Senhor levou o seu sangue para entrar no Santo dos Santos. Hebreus 9:12 – “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”.

O sangue é essencial para a salvação e purificação do pecado. A purificação do pecado é fundamental para que possamos entrar na presença de Deus. Muitos vão aos cultos cheios de pecados, sem a experiência do sangue da cruz; certamente, não podem entrar no Santo dos Santos para estar diante de Deus. Precisamos saber que o sangue da cruz é fundamental para que o pecador reconcilie com Deus e tenha comunhão com Ele.

O escritor de Hebreus vem apresentando o sangue da cruz como a única chave para a entrada na presença de Deus; com o coração puro e a consciência boa. Por isso, convida-nos a entrar na presença de Deus pelo sangue de Jesus. Hebreus 10:19 – “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,”. Sem o sangue de Jesus derramado na cruz, o homem estaria para sempre longe de Deus. O sangue nos aproximou de Deus. Efésios 2:13 – “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo”. Quando a igreja prega a cruz de Cristo, prega a mensagem que realmente possibilita o pecador voltar para Deus. O sangue da cruz trouxe reconciliação com Deus. Romanos 5:9-10 – “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;”. II Coríntios 5:18-19 – “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”.

A cruz nos desarraiga deste mundo perverso e nos faz morrer para o mundo. Assim, nos tornamos amigos de Deus e inimigos do mundo. A cruz nos possibilita sermos amigos de Deus. Sem a cruz os crentes continuam mundanos e inimigos de Deus.

No Livro de Hebreus, o apóstolo enfatiza o tempo todo que a nossa salvação foi realizada, por completo, no Calvário. Nada mais é necessário! Tudo foi feito por Deus através da morte do Seu Filho.

Pelo sangue de Jesus, Deus fez uma nova aliança conosco. I Coríntios 11:25 – “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”. Nova Aliança! Desde que a velha aliança falhou pela falha do homem; Deus, em Sua graça, já havia dada a nova aliança ao homem. Quanto amor, quanta providência, quanta graça de Deus para conosco. Ele já vinha anunciando desde Jeremias 31:31-34 (leia estes versos). Nesta nova aliança observamos que Deus é quem faz. Ele é o Autor da nossa salvação. Não tem sacrifício do homem, não tem participação do homem. Deus faz tudo! Nenhum sacrifício por parte do homem pode ajudar nesta aliança.

Ainda hoje, os católicos, ao celebrarem a missa, creem que estão fazendo sacrifício para expiarem a culpa do pecado. Cada missa é um sacrifício: Eles dizem: “A missa não é mera lembrança do Calvário, mas sim, a representação da morte de Cristo, a continuação de seu sacrifício e, em si mesma, o próprio sacrifício”. Segundo o ensino de Hebreus, isso é pura heresia e blasfêmia. Infelizmente, muitos crentes ignorantes ainda pensam e agem por si mesmos, achando que pode acrescentar algo à obra da cruz. Sacrificam-se para serem melhores diante de Deus e saírem bem na foto da igreja. Tudo que o Senhor instituiu foi o batismo e a ceia. A ceia é uma lembrança cheia de amor e gratidão pelo que Cristo fez na cruz. Não exige que se faça nada, apenas que se lembre em adoração o que já foi feito na cruz.

Ao receber o ensino de Hebreus, precisamos entender, de uma vez para sempre, que não resta mais nenhum sacrifício para se fazer a fim de que sejamos aceitos por Deus. O sangue da cruz basta! Creia na obra da cruz, creia que ali Jesus te atraiu e te incluiu e te banhou com o Seu precioso sangue. Isto basta para que você e eu sejamos aceitos por Deus. A obra da cruz é totalmente suficiente! Ela faz toda a diferença! Descanse nela! Nenhuma obra, esforço ou sacrifício do homem vai melhorar seu relacionamento com Deus; apenas o sacrifício de Jesus. Tudo que Deus requer de nós é que passemos pelo sangue da cruz.

A vida passa rapidamente como a neblina quando o sol aparece. O “Sol nascente das alturas” (Lucas 1:78), Jesus Cristo, virá em breve. Como é maravilhoso saber que, pelo sangue da cruz, fomos reconciliados e justificados. O Juiz de toda a Terra, agora, é nosso amigo e limpou nossa ficha. Tudo que ouviremos Dele será: “Vinde, benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34). A obra da cruz nos dá este respaldo, esta certeza, este triunfo. A nova aliança existe, é nossa. Por causa dela estamos seguros. Aleluia, bendito é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

DESFRUTEMOS DA NOVA ALIANÇA!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Janeiro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s