HEBREUS 10 – ESTUDO VI

biblia1aHebreus 10:19:25

O Livro de Hebreus é bem didático. Está sempre reforçando as verdades fundamentais. Estas verdades são como cordas a nos firmar em Cristo Jesus para que jamais nos afastemos do Deus vivo. Cristo, nossa Verdade, é como âncora para a nossa alma. Hebreus 6:19 – “a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu”. As verdades de Hebreus podem nos ajudar a permanecer firmes em Cristo em meio a este mundo perverso e atribulado. Elas se resumem na pessoa e obra de Cristo e nos mantém à salvo. Não esqueçamos jamais de duas coisas imutáveis, firmes, segura como a âncora:

Primeira: o que Cristo é; a excelência da Sua Pessoa. Ele é o Resplendor da Glória, o Perfeito Sumo Sacerdote, o Filho de Deus, Santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus. Conhecer JESUS CRISTO é segurança, é salvação. Precisamos conhece-Lo e proclamá-Lo como fez o apóstolo em I João: 5:20 – “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. Que conhecimento! Que convicção! Que segurança! Os primeiros oito capítulos nos convidam a conhecer o Senhor Jesus.

Conhecer Jesus Cristo nos livra de um perverso coração de incredulidade que pode nos afastar do Deus vivo. Hebreus 3:12 – “Tende cuidado irmãos, jamais, aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”. Sem dúvida, o conhecimento de Cristo é segurança contra a apostasia. O apóstolo gastou pelo menos oito capítulos do Livro de Hebreus apenas para nos levar ao conhecimento de Cristo. Ele usou o conhecimento de Cristo como antídoto contra a apostasia.

Segunda: a segunda grande verdade deste Livro é o que o apóstolo vive repetindo: O SACRIFÍCIO DE CRISTO; O SANGUE DE CRISTO, A OBRA DE CRISTO. Conhecer a verdade da obra expiatória de Cristo é total segurança para nós. Quando a igreja não conhece esta verdade fica patinando e tentando completar o sacrifício da cruz com algo mais. Hoje mesmo o presidente da ordem dos pastores postou uma mensagem: “ame suficientemente a igreja para entregar-se por ela e estar disposto a sofrer. Há ainda um preço a ser pago pela igreja”. Isto é denegrir a obra da cruz. O próprio Senhor disse antes de sua morte: “Está consumado!”. Você e eu não precisamos mais nos sacrificar ou pagar qualquer preço. Cristo já pagou integralmente na cruz. No Livro de Hebreus não encontramos nenhuma passagem que nos recomenda pagar algo mais. O apostolo repete exaustivamente: “de uma vez para sempre”, “uma única oferta”. Conhecer as verdades de Hebreus nos liberta de heresias e falsas doutrinas que nos deixam cegos e longe de Deus. O religioso gosta de pensar que pode fazer algo para salvar a si mesmo do pecado. Puro engano! Apenas a obra da expiação na cruz pode, nada mais!

Como as verdades de Hebreus são preciosas! Elas nos livram de erros e enganos e nos guardam da apostasia. Agora dá para entender porque o apóstolo está nos exortando em Hebreus 2:1 – “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. E a bronca do verso 3: “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?”. A Pessoa e a Obra de Cristo é nossa segurança e grande salvação.

No estudo passado vimos sobre a preciosidade da NOVA ALIANÇA que Deus fez conosco pelo SANGUE DE CRISTO. Nesta aliança temos pleno perdão dos nossos pecados; temos a purificação da nossa consciência e temos paz com Deus. Nossa segurança está no sacrifício da cruz e na intercessão do nosso grande Sumo Sacerdote que penetrou os céus. Por tudo que Ele é e por tudo que Ele fez, estamos totalmente seguros. Agora temos ousadia para entrar na presença de Deus. Tamanha foi a eficácia da obra da cruz. Podemos começar a conhecer Deus na face de Cristo e continuar desfrutando desta graça por toda a eternidade. Uma das delícias deste Livro é o fato de que temos acesso ao Trono da graça. Podemos, pelo sangue de Cristo, entrar na presença do Todo Poderoso para conhece-Lo mais e mais.

Hebreus 10:19-23 – “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.

Uma coisa maravilhosa que Deus quer falar através do apóstolo é que, agora não é mais como no Velho Testamento. Ali o povo não podia entrar na presença de Deus, ficava do lado de fora à espera, cheio de apreensão. Só o sumo sacerdote podia entrar uma vez ao ano. Não é mais assim; agora podemos entrar na presença de Deus pelo sangue de Cristo. Não mais distância, não mais medo, não mais apreensão e não apenas o sumo sacerdote. Agora é para todos que foram incluídos na morte e ressurreição com Cristo.

Mais uma coisa, o povo, quando ia ao tabernáculo oferecer sacrifício pelos pecados, sempre levava um animal para ser sacrificado. Eles precisavam levar e fazer um sacrifício. Mas agora, depois da cruz, não há necessidade alguma de qualquer sacrifício da nossa parte. Simplesmente pelo sangue de Cristo podemos nos aproximar de Deus. O sacrifício da cruz nos abriu um novo e vivo caminho até Deus.

Se o caminho está aberto, então vamos irmãos! Vamos rapidamente, empolgadamente. Quando os portões são abertos para que o povo entre e assista gratuitamente ao jogo ou ao show, todos correm com um grande sorriso a fim de desfrutar. Ninguém fica parado do lado de fora. Há uma correria, lembra até uma boiada quando a porteira é aberta. A porta do trono de Deus está aberta pelo sangue de Cristo, vamos adentrar.

O sangue de Cristo descatracou, destrancou, escancarou o acesso à Deus. Não há nenhum obstáculo até Deus. Qualquer um pode estar na presença de Deus pelo sangue de Cristo. Entremos na presença de Deus com louvores, com adoração, com petições, com expressões de gratidão e amor. Salmo 95:1-7 – “Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. Porque o Senhor é o nosso Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão”.

Irmãos, não é hora de ficar parado, pensativo, desconfiado ou em dúvidas. Jesus é fiel. Hebreus 3:2 – “o qual é fiel àquele que o constituiu, …”. Não precisamos temer, não precisamos ficar desconfiado de nada. Jesus é fiel! Não é mais como no Velho Testamento, não é mais uma sombra. Agora é realidade, agora é a Nova Aliança.

Vamos entrar na presença de Deus, vamos animar uns aos outros, vamos estimular os mais acomodados, vamos ao trono da graça. Hebreus 10:24 – “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”.

Depois destas duas grandes verdades que nos trazem segurança e esperança viva, vamos continuar congregando para juntos entrarmos na presença de Deus pelo sangue de Cristo. A revelação destas verdades mexe, nos posiciona e nos impulsiona. Adoremos continuamente, não deixemos de nos congregar. Não tenha costume de faltar aos cultos. Não despreze esta tremenda graça. Não perca tempo. Aproveitemos ao máximo para congregar e adorar a Deus. Hebreus 10:25 – “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Deixar de congregar é para os apóstatas. Congregar é para os escolhidos, regenerados, filhos de Deus. É para os salvos pela graça.

Mediante o que Hebreus nos ensina, devemos continuar na fé cristã sem titubear. Que as verdades de Hebreus sejam como um choque para nos acordar e nos tirar da zona de conforto e comodismo.

Compareçamos ao Trono de Deus todos os dias e o dia todo.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, Fevereiro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s