HEBREUS 10 – ESTUDO IX

HEBREUS 10 - ESTUDO 4Hebreus 10:26-31 é uma severa advertência aos que pretendem apostatar. O apóstata está tão desligado de Cristo e da igreja que, deixar de congregar torna-se um costume (Hebreus 10:25). Sua vida acomoda-se ao estilo do mundo e, nem percebe que o fim está próximo. Não tem mais fé no Senhor e Sua Palavra, não se importa com a Sua vinda e esqueceu o que é o temor do Senhor. Infelizmente, muitos se encontram nesta situação; por isso, é preciso pregar Hebreus e mostrar que a apostasia é mais séria do que se imagina. Trata-se de perder a vida eterna e ao mesmo tempo, chorar e lamentar no lago do fogo para sempre.

Vemos no evangelho de Mateus várias passagens onde o Senhor adverte os apóstatas quanto ao juízo e condenação. Encontramos expressões medonhas tais como: “o Dia do Juízo” (Mateus 11:22; 12:36); “não vos conheço” (Mateus 7:23; 25:12); “apartai-vos de mim” (Mateus 7:23); “ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 8:12; 22:13; 24:51; 25:30). Os apóstatas, sem dúvida, tremerão no Dia do Senhor. Pavor e desespero serão a tônica da alma naquele dia. Ficarão em total desolação como as virgens néscias ou como os da época de Noé quando o dilúvio chegou.

A igreja precisa atentar para a Palavra do Senhor, pois ela não cai por terra; certamente todas se cumprirão. Mateus 24:35 – “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Precisa haver um profundo arrependimento, confissão, abandono de pecado e do mundo e uma volta sincera e definitiva ao Senhor. Precisamos nos preparar para a Sua vinda, pois está próxima. Veja o que o Senhor diz em Mateus 24:42-44 – “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”. Mateus 25:13 – “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”.

Muitos crentes estão demasiadamente ocupados, cansados e distraídos. Uma das estratégias de caça dos lobos é cansar a presa. Fazem-na correr em desespero até que não aguenta mais. Nessa hora, a matilha avança e devora a caça. Parece que o diabo está provocando correria para que os crentes fiquem cansados e sobrecarregados a fim de não poderem mais caminhar em direção ao céu. A correria e o cansaço tira deles a força e a vontade de ir ao culto e de ler a Palavra todos os dias. A semana e o mês passam rapidamente e nem percebem que se passaram anos em mornidão dentro da igreja. Quando chegam em casa, tudo que querem é relaxar e descansar; assim, o Senhor é negligenciado. Estes tornam-se presas de satanás e por ele são devorados.

Que o Espírito da Graça nos leve à consciência das Palavras do Senhor Jesus e inspire temor e amor pelo Senhor. Sabemos que este é o desejo do Senhor; por isso, nos alerta muitas vezes a não vivermos cheios de preocupação com este mundo vil. Ele diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25). Veja Lucas 21:34-36 – “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a carne. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem”.

É tempo de vigiar! O Senhor está para voltar. Apocalipse 1:7-8 – “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente, Amém! Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Ele não mente! Ele disse que há de vir! O Senhor diz à igreja: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11).

Certamente aquele que permanece em Cristo e segue carregando sua cruz será um bem-aventurado. A igreja não pode viver contaminado pelo mundo, com pecados escondidos, em orgia e bebedeira. A igreja precisa estar cada dia mais santificada e purificada. Esta é a igreja do Senhor, a noiva gloriosa que subirá com o Senhor. Efésios 5:25-27 – “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

O Noivo está chegando! A igreja precisa estar preparada para o encontro nos ares. Ela é alvo do amor e cuidado do Senhor. Foi por ela que Ele se entregou. Ela é a razão da Sua volta. Jesus Cristo virá para buscar Sua igreja. Você e eu, nascidos de novo, somos membros desta igreja gloriosa. Alegremo-nos Nele por que Ele está por vir. Permaneçamos na fé, cheios de esperança, andando em santidade para não sujar e nem perder as vestes da salvação. Apocalipse 16:15 – “(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha”.

Aguardemos o Senhor sem adormecer e sem esmorecer. Em breve Ele virá. Até lá, perseveremos na fé. Aconteça o que acontecer, permaneçamos com os olhos Nele, sempre atentos para a Sua vinda. Hebreus 12:2 – “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”. O Livro de Hebreus nos ensina a não tirar os olhos do Senhor Jesus, a jamais nos apostatar e a perseverar até o fim. Hebreus 10:35-39 – “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”.  

Apocalipse14:12 – “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 28 de Fevereiro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s