HEBREUS 10 – ESTUDO XV

BIBLI15Hebreus 10:32-39

O capítulo dez de Hebreus é muito especial. Vemos o coração de Deus palpitando por nós de modo tão amoroso, tão intenso, tão gracioso. Ele anseia por nós.

O Livro de Hebreus, após nos apresentar o Filho nos primeiros oito capítulos, em seguida, fala-nos com muita intensidade sobre a Obra Redentora da Cruz.

Hebreus mudou nossa disposição, nossa maneira de orar e adorar. Dá a impressão que Ele limpou o caminho, deixou-nos livre para adorarmos sem temor, com alegria e espontaneidade. Zacarias, pai de João Batista profetizou isto em Lucas 1:74-75 – “o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias”.

Parece que ficou mais fácil e livre o acesso à Deus, ficou mais alegre ir à Deus. Trouxe-nos plena certeza de fé para aproximar do Todo Poderoso. O medo, as fantasias e os obstáculos para se chegar à Deus foram como que ilusões que desapareceram. Tudo se tornou simples e fácil. Não precisamos mais recear e nem tentar usar de subterfúgio; podemos aposentar a máscara da religião para sempre.

Sem dúvidas, podemos afirmar e confirmar que Cristo, na cruz, abriu um novo e vinho caminho até Deus. O mais legal é que podemos ver e sentir o coração amoroso de Deus nos atraindo, nos chamando, nos convidando para irmos à Ele. A parede foi derribada, a distância foi vencida, os obstáculos foram retirados.

Deus é fiel! Ele nos chama à comunhão com Seu Filho. I Coríntios 1:9 – “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor”.

Jesus Cristo é o nosso Noivo, conheçamos e prossigamos em conhece-Lo. Afastemos por completo a tenebrosa nuvem da apostasia. Agora é continuar a carreira olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus.

Este é o coração de Hebreus 10, um coração confiante na Pessoa e Obra de Cristo. Um coração voltado para o único Senhor e Salvador. É a certeza de que não há volta, não há retrocesso para a perdição.

Vamos ver uma paráfrase destes últimos versos do capítulo dez.

Hebreus 10:32 – “Pense no passado, nos primeiros dias de sua vida cristã, imediatamente após ter raiado em você, como uma grande luz em sua mente, a verdade do evangelho. Esses dias não foram nada fáceis – na verdade, foram bastante difíceis, dias de conflitos, problemas e sofrimentos”.

Hebreus 10:33 – “Todas as pessoas olhavam para você. Alguns agrediram você fisicamente, enquanto outros o feriram com palavras. Não era só isso. Mesmo quando a hostilidade não lhe era dirigida pessoalmente, você se identificava com outros que estavam sendo desprezados e os apoiava”.

Hebreus 10:34 – “Naquela altura, alguns estavam presos por sua fé – inclusive eu. Vocês demonstraram simpatia com tais prisioneiros e não se envergonhavam de se identificar conosco, o que levou alguns a terem suas propriedades tomadas pelos perseguidores, mas vocês aceitaram isso com alegria. E como foi que conseguiram suportar tudo isso? Vocês estavam convencidos, em seu interior, de que não importava quanto tivessem perdido de bens na terra, pois possuíam no céu algo melhor e mais durável que não poderia lhe ser tomado. A visão da Cidade Celestial os impelia a ir em frente!”.

Hebreus 10:35 – “E isso é verdade: a vida cristã não é apenas para este mundo. Ela nos conduz ao destino final, que é o céu. Sendo assim, não desprezem a fé resoluta que possuem, a qual conduz a um mui glorioso resultado e galardão”.

Hebreus 10:36 – “Não deixem que as tentações presentes os desviem. Vocês não precisam de algo visível e tangível, que tolamente acreditam obter pelo retorno às ordenanças inúteis do Antigo Testamento. Não, não! O que vocês precisam agora é permanecer, isto é, perseverar e ser paciente. Vocês precisam da capacidade de continuar em frente, para fazer a vontade de Deus; assim, poderão finalmente entrar na recompensa prometida. Noutras palavras, o desejo dominante de sua vida não deve ser voltar para o caminho mais fácil. Deve ser fazer a vontade de Deus. Fazendo isso, você terá seu galardão”.

Hebreus 10:37 – “Lembre-se que não será necessário esperar muito tempo. Em breve virá aquele que está para vir. Não demorará nem um segundo a mais do que planejou. Apesar de todas as dificuldades pelas quais vocês estão passando, sigam em frente! Aguentem firmes um pouco mais. Não entreguem os pontos agora. Não desistam da corrida – continuem firmes e chegarão seguro ao lar!”.

Hebreus 10:38-39 – “Resumindo o que tenho a dizer: os que são justos aos olhos de Deus são homens e mulheres de . Aqueles que vivem pela e morrem na , certamente entrarão na salvação que Cristo lhes assegurou. Contudo, para os que recuam, os que se afastam do favor de Deus, não há para onde ir, exceto à destruição sem fim.

Não nos encontramos nessa categoria. Estamos entre aqueles que creem e continuam crendo. Prosseguimos cada vez mais na vida de e, ao final, entraremos como almas salvas na eternidade”.

Que palavras animadoras e cheias de esperança. O escritor proclama a que tenhamos fé até o fim. Ele fala de coisas futuras, invisíveis, intangíveis, imensuráveis. Tudo isso por meio da fé.

O capítulo dez de Hebreus tem a fé como invólucro. Precisamos crer!

Nada pode impedir de entrarmos no céu, exceto se perdermos a fé e deixarmos de perseverar. Mais do que nunca precisamos estar na Palavra de Deus, a qual, produz fé necessária para continuarmos nossa peregrinação até o céu. Precisamos também estar focado no Salvador, Jesus Cristo e, Nele permanecer até o fim.

Mantenhamos comunhão com Jesus e aguardemos Sua vinda dia após dia.

Antes de entrarmos no capítulo 11, o capítulo da fé, guardemos firme em nosso coração o que Hebreus 10:38 diz: “todavia, o meu justo viverá pela ”.

SOMOS ENTRETANTO DA (v.39).

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 13 de Abril de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s