HEBREUS 10 – ESTUDO XVI

BIBLI16O Livro de Hebreus é cheio de convicções e afirmações. De fato, foi escrito para cristãos que estavam titubeando. Este Livro fala com autoridade e clareza a respeito da eficácia da obra da cruz. O escritor tem tanta confiança na obra da cruz que nos convida, com muita naturalidade, a irmos confiantes ao Juiz de toda a Terra.

O Deus Todo Poderoso, Santo e Justo, nos aceita com base no sangue da cruz. O sangue é tudo que Ele requer e isto, Cristo tem em mãos. Não precisamos ficar com receio ou com medo; podemos ter toda a convicção que seremos aceitos, simplesmente com base naquilo que Jesus fez por nós na cruz.

Desde o início, o escritor coloca com clareza sobre a excelência da Pessoa de Cristo. Mostra que Ele é superior a anjos, às figuras preeminentes do Velho Testamento, aos sumo sacerdotes do judaísmo. Depois compara Sua obra com a dos sumo sacerdotes e prova que a obra da cruz é incomparavelmente melhor e totalmente eficaz. Todas estas colocações são para que tenhamos a mesma convicção que ele teve em relação ao Cristo crucificado.

Hebreus é uma mensagem viva, dinâmica, atual e esclarecedora. Ela nos leva a vivermos em paz e confiança quanto ao futuro glorioso. Leva-nos a crer na Pessoa e Obra do querido Salvador.

Todo pecador precisa ouvir a mensagem de Hebreus e saber que tudo foi feito naquela cruz para o nosso resgate e segurança eterna. Este Livro nos faz entender a razão dos cristãos do primeiro século viverem de modo tão intenso e cheio de fé, mesmo em meio às lutas e perseguições. Ameaças de prisões por parte das autoridades, não os faziam recuar por timidez ou medo. Havia algo que os mantinham de pé, firmes e cheios de esperança. Havia convicção, esperança viva e até mesmo um antegozo da glória porvir.

A obra redentora da cruz transforma simples pecadores mortais em homens cheios de fé e convicção absoluta quanto à salvação eterna. Nada neste mundo poderá amedrontar um homem que recebeu a revelação de sua inclusão na morte e ressurreição com Cristo. As forças das trevas não conseguem impedir o avanço daquele que experimentou a cruz de Cristo.

As atrações deste mundo não conseguem mais cativar e seduzir aquele que está crucificado com Cristo. Nada e ninguém pode segurar o homem que nega a si mesmo e toma a sua cruz. Este, com certeza, seguirá o Mestre e Senhor por onde quer que Ele vá.

O pecado não mais o prende. Não mais reina em sua vida. Não mais o impede de correr a carreira cristã. Ele sabe desembaraçar do peso e do pecado que tenazmente o assedia e corre a carreira com perseverança.

A convicção na obra da cruz não o deixa empacado na carreira cristã. Não o deixa desanimado e sem ação. Sempre vai ao Advogado que está junto do Todo Poderoso Deus. Ele conhece o Cristo crucificado e sabe que Ele é o Poderoso Salvador. Confia e sabe que pode contar com Jesus Cristo, o nosso Intercessor.

Quando peca, não fica sofrendo debaixo da opressão de satanás. Ele não aceita mais as acusações do diabo, mesmo quando cometeu um pecado. No passado, como um pecador, experimentou o perdão e a justificação dos seus pecados mediante o sangue da cruz. Agora sabe que o sangue da cruz está a seu favor. Ele sabe que a cruz de Cristo o resgatou do império das trevas.

Agora, como filho de Deus, ao pecar, sabe que tem o Justo Advogado a seu favor. Tem convicção que o Grande Sumo Sacerdote, que penetrou os céus, intercede por ele. Ficou claro que o Salvador consumou a obra da cruz e que o Advogado aplica esta obra em seu favor.

Estamos alicerçados sobre duas bases sólidas. Primeira: quando ainda éramos pecadores; temos a base do sacrifício da cruz. A cruz é poderosa para salvar qualquer pecador. Segunda: como filhos, temos a base segura de que, nosso Advogado, tem em mãos o documento do sangue da cruz que nos libera da condenação.

Nosso Advogado vai simplesmente apresentar o sangue da cruz diante do Pai e então, seremos imediatamente perdoados e aceitos. Não tem erro! A cruz redentora é eficaz! Porque houve o sacrifício da cruz, há segurança para nós diante do Pai. Com o derramamento do sangue de Cristo houve, de fato, remissão dos pecados (Hebreus 9:22).

Portanto, todo cristão que vier a pecar, não precisa ficar prostrado. Basta crer no sangue da cruz e no Advogado. O resto, Ele faz! Ele nos fará arrepender, confessar e ir à Ele. Isso é graça! Certamente seremos livres da culpa do pecado e gozaremos de pleno perdão e paz.

Lembremos que os pecados são perdoados por meio da redenção da cruz. Os pecados dos cristãos são perdoados por meio da defesa que é baseada na redenção da cruz. A obra da cruz apresenta o sangue de Jesus, o qual, é suficiente para a nossa absolvição.

Tudo que Deus requer para nos salvar e perdoar dos nossos pecados é o sangue de Cristo. Nosso Advogado tem em mãos este documento, isto é, o sangue da cruz. Por isso, estamos seguros, em base sólida, para sempre.

Quando veio a este mundo, o Senhor Jesus tornou-se Salvador na cruz do Calvário para todo o pecador. Quando penetrou os céus, Ele se tornou nosso Advogado junto ao Pai para nos salvar dos nossos pecados que cometemos como cristãos.

O Senhor é tão maravilhoso, Ele fez tudo por nós segundo Sua maravilhosa graça. Isto significa que Ele se tornou nosso Salvador, mesmo antes de nos arrependermos e convertermos à Ele. Ainda quando éramos pecadores e inimigos de Deus, Ele já havia se tornado nosso Salvador. Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Igualmente hoje, Ele já é o nosso Advogado, mesmo antes de nos arrependermos e confessarmos os pecados. Mesmo antes de recorrermos à Ele, Ele já é nosso Advogado. Que graça tremenda! Se, porventura, viermos a pecar na semana que vem, Ele continuará sendo nosso Advogado junto ao Pai. Ele não muda, Ele é fiel, Sua obra é eterna; por isso, temos segurança eterna. Cristianismo não  é trambique, não é gambiarra. Cristianismo é seguro, é verdadeiro, é eterno. A cruz nos traz convicção de aceitação em nosso viver. Não tem falhas, não nos deixa na mão, não nos decepciona.

É tão bom ver em I João 2:1 que o apóstolo João diz que se pecarmos, “TEMOS”, Advogado junto ao Pai. Ele não diz: “TEREMOS”. O verbo está no tempo presente: já temos Advogado, Ele já está lá. Ele não exige trâmites legais da nossa parte. Ele está pronto, à inteira disposição para apresentar o documento da cruz que nos libera o perdão e a aceitação por parte do Todo Poderoso. Tudo que o nosso Advogado faz é mostrar a Sua obra da cruz. Isto fará que o Grande Juiz nos libere.

Lembre-se sempre: quando vier a pecar, o Senhor Jesus já é seu Advogado. Vá à Ele correndo, com toda a convicção!

Podemos, como cristãos, arrepender e confessar os pecados porque Ele já é nosso Advogado. Sem o Cristo crucificado, não há base legal para que Deus nos perdoe e nos aceite. A cruz é essencial! Porque o nosso Advogado intercede por nós com base no sangue da cruz então, somos conduzidos pelo Espírito Santo ao arrependimento e confissão dos nossos pecados.

O Advogado não trabalha só quando nos arrependemos. Ele já trabalha enquanto ainda estamos cometendo pecados. É incrível, não? Isto sim é Advogado! Porque Ele trabalha, somos levados ao arrependimento e confissão.

A cruz é tão abrangente, tão eficaz! Todos os nossos pecados, tanto do passado quanto do presente ou do futuro, já estão pagos pela obra da cruz. Todos os débitos passado e futuro já foram pagos, aleluia! Todos os nossos pecados já foram lavados pelo precioso sangue de Jesus. Não é à toa que o apóstolo Pedro fala que este sangue é “PRECIOSO” (I Pedro 1:19).

I João 1:7b – “…, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

“DE TODO PECADO”

Obrigado Senhor Jesus, pelo Teu precioso sangue derramado em nosso favor.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 27 de Abril de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s