HEBREUS 10 – ESTUDO XIX

11480Por que Hebreus 10 ainda? Porque este precioso capítulo fala do precioso sangue de Cristo. Este é o elemento mais precioso e poderoso do Universo. Precisamos conhecer mais a fundo a respeito do sangue de Cristo que justifica e purifica de todo pecado.

Seria tão bom se os cristãos se preocupassem com a santidade ao invés de se entreterem com as coisas deste mundo. Todo cristão deve andar em constante temor diante de Deus, de modo santo em todo o procedimento.

Aquele que vive deste modo, leva muito a sério o sangue de Cristo. O sangue se torna o elemento vital em seu caminhar até à Glória. Sem o sangue de Cristo, nenhum pecador poderá ver a face de Deus. Mais ainda, não será justificado do pecado. Sendo assim, será totalmente vedada a entrada na presença de Deus.

Quando tratamos do sangue de Cristo, tratamos com a essência da vida espiritual e eterna. Tratamos da nossa segurança, esperança, vitória, paz, alegria, vitória e vida eterna. Êxodo 12:13 – “O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito”.

Há tanta riqueza no Evangelho que nos parece inesgotável e insondável. Sendo assim, prosseguimos em Hebreus 10 – estudo 19.

A graça está relacionada ao sangue de Cristo. Como? Ela é para os filhos de Deus. Aquele que nasceu de novo em Cristo, pela inclusão na Sua morte e ressurreição, passa a gozar deste benefício, de modo contínuo e incessante. Isto é, o sangue de Cristo está purificando continuamente o cristão. Todas as vezes que o cristão está louvando e adorando em sincera comunhão com Deus na luz, ainda que ele não saiba, está sendo purificado pelo sangue de Cristo. Isto é graça pura!

Apesar de I João 1:7, em nosso português, estar: “nos purifica”, no original é: “está nos purificando”, trazendo a ideia de continuidade. A Bíblia não traz o ensino de que há uma segunda ou terceira purificação pelo sangue de Cristo. Ela nos afirma que o sangue de Cristo nos purifica de nossos pecados continuamente. Não há multiplicas purificações; há apenas uma purificação contínua.

O sangue de Cristo está continuamente nos purificando de nossos pecados, pois, o Advogado está continuamente intercedendo por nós. Ele continua trabalhando em nosso favor. Obrigado Senhor Jesus.

A cruz tratou com os nossos pecados e nos salvou uma única vez. Contudo, ela é eficaz para sempre. Por que o sangue da cruz é eficaz para sempre? É por que o nosso Advogado está continuamente apresentando Seu precioso sangue diante do Todo Poderoso. A obra da cruz é poderosa e totalmente abrangente e eficaz.

Às vezes, temos dificuldade de mensurar a totalidade da cruz. Não temos noção de como é o coração de Deus e de como Ele tratou com o pecado da humanidade. Todos os sacrifícios que os sumos sacerdotes do judaísmo fizeram no Velho Testamento, só tiveram validade diante de Deus porque o próprio Senhor Jesus já intercedia por eles mediante o Seu próprio sangue da cruz. Em outras palavras, os sacrifícios do Velho Testamento só foram eficazes porque no coração de Deus já havia a cruz de Cristo. Para Deus, Seu Filho, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, já havia sido sacrificado desde a fundação do mundo.

Apocalipse 13:8 – “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

São coisas profundas do nosso amável e adorável Deus Eterno. O sangue da cruz, que está nas mãos do Cristo crucificado e ressurreto, é totalmente abrangente e eficaz para nos purificar continuamente diante do Juiz de Toda a Terra. Isto é segurança, isto é Evangelho!

Deus é o Evangelho seguro e eterno para cada um de nós, aleluia! Se sua caminhada de crente é um constante alto e baixo, isto comprova que ainda não conhece o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Este evangelho acaba com a acusação e opressão do inimigo para sempre.

Este é o Evangelho da paz: Atos 10:36 – “Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos”.

Este é o Evangelho da graça de Deus: Atos 20:24 – “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.

Este é o Evangelho eterno: Apocalipse14:6 – “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,”.

Jamais esqueçamos que o sangue da cruz e a intercessão do nosso grande Sumo Sacerdote, é uma obra contínua para a nossa segurança e salvação. Este é um ensino exaustivo do Livro de Hebreus: “de uma vez para sempre”; “um único sacrifício”. Hebreus 9:26 – “uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”. Verso 28 – “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados”. O Livro de Hebreus é enfático e categórico!

Todos os nossos pecados, do passado, presente e futuro, já estão inclusos na cruz de Cristo. O sangue de Cristo os cobre cabalmente. A eficácia deste sangue dura para sempre pelo fato do nosso Advogado ser o Eterno. Sua obra como Advogado é uma continuidade da obra da cruz. O Intercessor, o Defensor e o Salvador são a mesma Pessoa. Isto tudo porém, não anula a necessidade de arrependimento e confissão de nossa parte.

Por estas razões é que o apóstolo Paulo disse à igreja de Filipos: Filipenses 1:6 – “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até ao Dia de Cristo Jesus”.

Por estas razões é que o Hebreus fala para guardarmos firmes a nossa confissão: Hebreus 10:23 – “Guardemos firmes a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.

Por estas razões é que o apóstolo Pedro louva a Deus e diz que foi regenerado para uma viva esperança: I Pedro 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

O sangue de Cristo nos traz plena certeza de fé e viva esperança.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 18 de Maio de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s