HEBREUS 10 – ESTUDO XX

conhecimentoAté agora vimos a parte de Deus. Sua obra na cruz, o sangue de Cristo, o nosso Advogado. Ele é Perfeito e Maravilhoso! Tudo fez para nos salvar. Sua obra foi completa. Temos toda a segurança e plena certeza de fé. Deus é fiel.

Porém, tem também a nossa parte. Se continuarmos a pecar deliberadamente, certamente entraremos em juízo. Podemos perder a salvação se continuarmos na prática da salvação, sem arrependimento e confissão.

A mente humana é muito propensa para o mal, para a malícia. Alguém pode pensar: “Ora, se Deus já fez tudo, então posso pecar à vontade”. Deus conhece nossa natureza; por isso, já vai explicando que as coisas não são assim.

Romanos 6:1-2 – “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos no pecado, nós que para ele morremos?”.

Só porque em Romanos 5:20 Deus havia dito que “onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Deus está dizendo que as coisas não são como nós pensamos. Sim, Sua graça foi dada a pecadores como nós; porém, jamais devemos abusar dela. Jamais devemos brincar com o pecado.

Brincar com o pecado é o mesmo que desprezar a cruz. Hebreus 10:26 – “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados”.

Felizmente, como regenerados, fomos verdadeiramente libertos do pecado. Sendo assim, não somos mais escravos do pecado. Romanos 6:18 – “e, uma vez libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça”.

O regenerado não está mais sob o domínio do pecado. Romanos 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”.

Por esta razão, ele não precisa mais viver na prática do pecado. I João 3:9 – “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.

A cruz não só nos libertou da escravidão do pecado, como também, nos proporciona viver sem a prática do pecado.

Mas, como já vimos, é possível o regenerado pecar. I João 2:1 – “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;”.

Não esqueçamos, portanto, que Deus já providenciou tudo para a nossa libertação do pecado. Mas, se vivermos a pecar, devemos recorrer ao Advogado com o coração contrito e arrependido. A vida cristã normal é que não vivamos na prática do pecado.

Vimos no estudo passado que I João 1:7 diz que a nossa purificação é contínua. Mas quando vamos para I João 1:9, encontramos que é preciso confessar os pecados. Devemos entender que a confissão sozinha não funciona.

Imagina que alguém roubou R$10.000,00. Com a consciência pesada, ele vai ao chefe e confessa o roubo. A simples confissão não irá isentá-lo de penalidades.

Agora, imagina um irmão regenerado que praticou uma mentira. Arrependido, vai à Deus para a confissão de seu pecado. Ele está em Cristo, conta com Sua intercessão e sangue. Devido ao sangue da cruz ele será perdoado. A confissão precisa estar baseada no sangue da cruz. Por si só a confissão não pode obter o pleno perdão.

Lembremos que I João 1:9 diz que Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados. Voltemos ao que roubou R$10.000,00. Se ele, enquanto confessa seu pecado, seu pai chega com os R$10.000,00 e devolve para o patrão do filho. O filho poderá ser perdoado? Sim, porque alguém pagou o preço do pecado. Foi isso que Jesus fez na cruz. Sem o sangue de Cristo não tem como Deus nos perdoar. Mas, por causa do sangue, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados.

Quando confessamos nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados devido ao sangue de Cristo. O perdão dos nossos pecados está totalmente baseado no sangue de Cristo. Os pecados dos pecadores são perdoados por meio do sangue de Cristo.

Por isso Jesus é o Salvador dos nossos pecados como Mateus 1:21 diz. Jesus Cristo é o nosso grande Salvador dos nossos pecados. Nenhum outro pode nos salvar dos nossos pecados.

Atos 4:12 – “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

 

SÓ JESUS CRISTO SALVA!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 25 de Maio de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s